Francisco Martínez Piedras: solução em altura para expedir 18.000 peças de reposição/dia

Francisco Martínez Piedras: solução em altura para expedir 18.000 peças de reposição/dia

As estantes de corredores estreitos medem 19 m de altura, otimizando a superfície e a altura da instalação.

Francisco Martínez Piedras: solução em altura para expedir 18.000 peças de reposição/dia

Francisco Martínez Piedras centralizou sua logística em dois armazéns localizados ao lado de sua fábrica em Martos (Jaén, Espanha). Ambos foram equipados com estantes de corredores estreitos que atingem 19 m de altura, otimizando assim tanto a superfície quanto a altura da instalação. No total são gerenciadas 7.500 referências e expedidas cerca de 18.000 peças de reposição por dia em 1.200 paletes que são distribuídos aos seus clientes da Europa, China e Estados Unidos.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Armazéns da Francisco Martínez Piedras
    Capacidade de armazenamento: 6.606 paletes
    Dimensões dos paletes: 1.000 x 1.200 mm
    Peso máx. dos paletes: 800 kg
    Altura das estantes: 19 m
    Comprimento dos corredores: 41 m
  • Baixar PDF

Sobre a Francisco Martínez Piedras

Fundada em 1986 na cidade de Martos (Jaén, Espanha), a Francisco Martínez Piedras é o fornecedor oficial da Valeo Iluminación, empresa líder em sistemas de iluminação para carro. A empresa se encarrega de toda a logística relacionada à reposição de faróis, lâmpadas, pilotos e componentes da multinacional francesa, assim como do manuseio, do packaging e da embalagem.

Logística centralizada

A principal necessidade da empresa era centralizar sua logística. Ter a mercadoria espalhada por vários armazéns não só dificulta o fluxo e o controle da mesma, como também envolve altos custos logísticos. Enrique Gutiérrez Melero, diretor da Francisco Martínez Piedras, reconhece que “precisávamos unificar a mercadoria que estava armazenada em oito instalações diferentes em um ou dois armazéns para assim otimizar tanto os fluxos logísticos quanto o controle de estoque”.

Diante dessa situação a empresa mudou- -se para novas instalações de 10.000 m2 exatamente ao lado da fábrica, e que foram divididas em dois grandes armazéns. Tudo isso, com a finalidade de gerenciar com eficiência 7.500 referências e, simultaneamente, disponibilizar um espaço para preparar e expedir 1.200 paletes por dia ao seus clientes da Europa, China e Estados Unidos.

Em cada um dos armazéns são realizadas diferentes operações. Um deles destina-se ao armazenamento da mercadoria antes de ser preparada e embalada, e o outro ao packaging e à preparação de pedidos. Ambos foram equipados com estantes para paletes.

Uma solução em altura

Foram instaladas estantes para paletes a fim de otimizar o espaço disponível do armazém. Por um lado, a otimização ocorreu através da colocação de estantes que atingem até 19 m e, por outro, aproveitou-se a superfície de armazenamento ao estreitar ao máximo os corredores de trabalho. Dessa forma, foi possível maximizar a capacidade de armazenamento na menor superfície possível. A Francisco Martínez Piedras pode armazenar 6.606 paletes e acessá-los de forma direta, facilitando assim o fluxo de mercadoria e a preparação de pedidos.

Os operadores utilizam empilhadeiras trilaterais para depositar e retirar os paletes de suas localizações. Essas máquinas operam unicamente no interior dos corredores, de 41 m de comprimento, evitando assim interferir em outras operações. Também foram disponibilizados quatro níveis de suportes, onde os operadores, mediante empilhadeiras retráteis, depositam os paletes para que as empilhadeiras trilaterais possam coletá-los sem necessidade de sair do corredor de armazenamento.

O diretor da Francisco Martínez Piedras, Enrique Gutiérrez Melero, destaca que “através da solução adotada, além de passarmos de oito para dois armazéns, os erros de inventário também sofreram uma redução de 4% para 0,02%”.

Preparação de pedidos

O armazém destinado ao packaging e à preparação de pedidos dispõe de uma enorme superfície para executar ambas as tarefas. Os pedidos são preparados em mesas onde também se faz o controle final do produto e o packaging. Diariamente são preparadas e enviadas cerca de 18.000 peças de reposição.

Após a mercadoria ser paletizada, os pedidos são classificados exatamente diante das docas de carga em função da rota de transporte, agilizando assim a carga de 1.200 paletes por dia nos caminhões.

Um armazém competitivo

Através desse novo armazém, a Francisco Martínez Piedras dispõe de uma logística muito mais produtiva e eficiente. Conseguiu melhorar o controle do estoque reduzindo os erros de inventário, minimizou os custos logísticos e agilizou a preparação de pedidos.

As estantes de grande altura instaladas pela Mecalux são adequadas tanto para o tipo de mercadoria quanto para o espaço físico com o qual a Francisco Martínez Piedras conta. Os 19 m permitem aproveitar ao máximo a altura do armazém, enquanto os corredores estreitos otimizam a superfície útil de armazenamento.

Enrique Gutiérrez Melero – Diretor da Francisco Martínez Piedras
Estamos muito satisfeitos com as estantes para paletes de grande altura da Mecalux, pois superaram nossas expectativas. Reduzimos os custos de armazenagem e de transporte, o tempo de preparação dos pedidos foram minimizados e agora temos um controle do estoque mais confiável.

Benefícios para a Francisco Martínez Piedras

  • Otimização do espaço: as estantes para paletes otimizam tanto a altura do armazém quanto a superfície de armazenamento. Oferecendo assim, capacidade para mais de 6.000 paletes.
  • Gestão da mercadoria: uma logística mais eficiente repercute positivamente no controle do estoque. A Francisco Martínez Piedras reduziu os erros de inventário de 4% para 0,02%.
  • Agilidade na preparação de pedidos: o acesso direto e a organização das operações permitem expedir 18.000 peças de reposição por dia em 1.200 paletes.
Armazéns da Francisco Martínez Piedras
Capacidade de armazenamento: 6.606 paletes
Dimensões dos paletes: 1.000 x 1.200 mm
Peso máx. dos paletes: 800 kg
Altura das estantes: 19 m
Comprimento dos corredores: 41 m

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento