Global-TALKE: armazém setorizado com mais de 1.000 referências de produtos químicos

Global-TALKE: armazém setorizado com mais de 1.000 referências de produtos químicos

Os sistemas de armazenamento facilitam o trabalho e garantem o armazenamento seguro de produtos químicos

Global-TALKE: armazém setorizado com mais de 1.000 referências de produtos químicos

O operador logístico especializado em produtos químicos Global-TALKE possui um centro logístico em Tarragona (Espanha) com capacidade para 30.000 paletes setorizados em diferentes armazéns por razões de segurança. Para equipar cada um destes armazéns, a empresa instalou dois sistemas de armazenamento versáteis e resistentes: estantes para paletes e estantes drive-in que facilitam a entrada e saída seguras de cerca de 1.000 paletes diários.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Estantes para paletes
    Capacidade de armazenamento: 20.000 paletes
    Dimensões de paletes: 800 / 1.000 x 1.200 mm
    Peso máximo dos paletes: 1.333 kg
    Altura máxima das estantes: 9 m
    Estantes drive-in
    Capacidade de armazenamento: 10.000 paletes
    Dimensões de paletes: 800 / 1.000 x 1.200 mm
    Peso máximo dos paletes: 1.500 kg
    Altura máxima das estantes: 9,5 m
  • Baixar PDF

Serviços logísticos para o setor químico

Em 2005, os fornecedores de serviços logísticos Global Spedition e TALKE Logistic Services uniram-se à sua experiência e conhecimentos para criar a Global-TALKE. É um operador 3PL que oferece todos os tipos de serviços para empresas do setor químico, industrial e alimentício: armazenagem, embalagem, ensacamento, mistura e transporte em caminhões-tanque

Sua sede está localizada em Tarragona (Espanha), em uma posição estratégica para seu fácil acesso à rodovia AP-7, que liga toda a costa do Mediterrâneo e o porto. Lá, a Global-TALKE possui um centro logístico de grandes dimensões em um terreno de 38.820 m2 onde realiza todos os processos logísticos e a partir do qual distribui os produtos aos clientes, principalmente em Espanha, Europa, América do Norte e África do Norte. "Nossa ponto forte é que, no mesmo espaço, realizamos processos logísticos básicos, como o armazenamento de mercadorias, além de outros serviços inovadores como micronização e mistura de produtos sólidos em pó", explica César Garraza, Gerente de Projetos da Global-TALKE. 

Ao gerenciar mais de 1.000 referências de produtos químicos e para cumprir as normas de segurança contra incêndio em estabelecimentos industriais, o centro logístico é setorizado, alocando cada setor aos produtos de um determinado cliente. O centro foi ampliado várias vezes para aumentar a área de armazenamento e incorporar novos processos que os ajudarão a se tornarem mais competitivos. 

O complexo logístico Global-TALKE se destaca por sua alta atividade: cerca de 500 paletes são recebidos todos os dias e outros 480 são distribuídos. Para evitar falhas e obter maior agilidade, a empresa quis equipar os diferentes armazéns com sistemas de armazenamento que facilitariam o manuseio seguro da mercadoria.

Como é o gerenciamento de produtos químicos

As instalações dedicadas ao armazenamento de produtos químicos devem atender a rigorosos requisitos de segurança, pois, em muitos casos lidam com produtos perigosos: 

  • Setorizar o armazém em seções separadas, cada uma delas dedicadas a um produto específico. O acesso deve ser desobstruído e sinalizado.
  • Armazenar as quantidades estritamente necessárias de produtos químicos.
  • Armazenar produtos químicos em recipientes fechados.
  • Classificar os produtos pelo perigo derivado (fogo, corrosivo, tóxico, etc.).
  • Utilizar recipientes adaptados ao efeito corrosivo da substância que contêm.
  • Armazenar recipientes em locais protegidos do sol e baixas temperaturas para evitar a deformação.
  • Ventilar o armazém, especialmente os setores com produtos inflamáveis.
  • Evite trabalhos que possam produzir calor ou faíscas (por exemplo, soldagem) perto de áreas de armazenamento.
  • Em conformidade com as normas aplicáveis: Lei de Prevenção de Riscos Ocupacionais, Regulamentos de Armazenamento Químico, Regulamentos Industriais de Segurança Contra Incêndioes e Regulamentos Eletrotécnicos de Baixa Tensão, principalmente.

Dois sistemas de armazenamento

As soluções de armazenamento exigidas pela Global-TALKE tiveram que cumprir todas as medidas de segurança relacionadas ao armazenamento de produtos químicos. Isto significa que a mercadoria deve ser facilmente acessível e a distribuição das  estantes dos armazéns deve facilitar o manuseio mínimo para evitar derramamentos e perdas. Com isto em mente, a Mecalux implementou dois sistemas de armazenamento muito versáteis para armazenar mais de 1.000 referências diferentes: 

Estantes para paletes
É um sistema de armazenamento que oferece acesso direto à mercadoria, o que favorece a entrada e saída de produtos de suas localizações. Além disso, cada local destina-se a uma única referência, permitindo assim o controle visual perfeito do estoque. 

Uma das peculiaridades destas  estantes é sua adaptabilidade a qualquer tipo de carga, peso e volume. Segundo César Garraza, "com essa solução, não só ampliamos a capacidade de armazenamento, mas também melhoramos significativamente o gerenciamento do estoque, pois, podemos organizar o armazém de acordo com as necessidades dos clientes"

As  estantes medem 9 m de altura e, no total, têm capacidade de armazenamento para 20.000 paletes. Os corredores são estreitos, com apenas 2,1 m de largura, por isso os operadores devem usar empilhadeiras trilaterais para circular pelo interior. As estantes possuem trilhos guia que facilitam a movimentação e minimizam a possibilidade de danos causados por acidentes. Da mesma forma, as empilhadeiras incorporam pequenas rodas laterais, localizadas na mesma altura das guias dos trilhos, que permitem uma movimentação mais rápida dentro dos corredores. 

Nas extremidades dos corredores, foram habilitados quatro níveis de cabeceiras nos quais os operadores, com empilhadeiras contrabalançadas, depositam paletes. Como a empilhadeira trilateral tem um cabeçote giratório, você pode pegar e deixar os paletes em três posições: uma frente e duas outras laterais. Desta forma, eles podem pegar os paletes localizados nas cabeceiras e movê-los para o local correto sem ter que sair do corredor. 

Estantes drive-in
Alguns dos setores do centro logístico são equipados com  estantes drive-in. É um sistema de armazenamento compacto composto por ruas com até cinco níveis onde os operadores entram com a carga elevada acima do nível em que será depositada. 

"A vantagem deste sistema de armazenamento é que ele aproveita toda a área de superfície disponível para fornecer maior capacidade de armazenamento. Aumentamos a capacidade do armazém em mais de 50%", comenta César Garraza. Assim, as  estantes fornecem uma capacidade de armazenamento global para 10.000 paletes. 

O gerenciamento da mercadoria é LIFO (last in, first out), ou seja, os últimos paletes a entrar são os primeiros a sair. Com um único corredor de trabalho, a entrada e saída da mercadoria é realizada por este corredor. 

Capacidade e segurança

A Global-TALKE equipou seu centro logístico com dois sistemas de armazenamento  da Mecalux que acomodam as mais de 1.000 referências com os artigos de seus clientes. As estantes para paletes e estantes drive-in facilitam o gerenciamento dos produtos químicos, bem como a carga e descarga das estantes de cerca de 1.000 paletes diários.

Os dois sistemas de armazenamento têm sido uma grande ajuda na realização do correto manuseio dos produtos armazenados. A partir das estantes para paletes, destaque seu acesso direto, o que facilita muito as tarefas de armazenamento dos produtos. A partir das estantes drive-in, estamos satisfeitos com o uso do espaço para armazenar mais produtos.

César Garraza, Gerente de Projetos de Global-TALKE

Benefícios para Global-TALKE

  • Armazenamento de mais de 1.000 referências:  estantes para paletes e drive-in fornecem versatilidade suficiente para gerenciar eficientemente mil referências de diferentes tamanhos.
  • Acesso direto: as estantes para paletes permitem acesso direto aos produtos, simplificando as tarefas de armazenamento e preparação de pedidos.
  • Manuseio seguro de mercadorias: os sistemas de armazenamento instalados são projetados para facilitar o trabalho dos operadores e garantir o armazenamento seguro dos produtos químicos.
Estantes para paletes
Capacidade de armazenamento: 20.000 paletes
Dimensões de paletes: 800 / 1.000 x 1.200 mm
Peso máximo dos paletes: 1.333 kg
Altura máxima das estantes: 9 m

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento