Groupe LORCA: mesmas referências em 80% menos de superfície

Groupe LORCA: mesmas referências em 80% menos de superfície

Com o novo armazém, cada operador do Groupe LORCA pode gerenciar 57% mais linhas de pedidos / hora

Groupe LORCA: mesmas referências em 80% menos de superfície

A cooperativa agrícola francesa Groupe LORCA modernizou seu centro de distribuição em Lemud (França) com a instalação de um armazém automático para caixas. Essa solução tem sido um avanço logístico para a empresa em relação ao seu antigo mezanino. Neste novo sistema completamente automático pode armazenar as mesmas referências ocupando 80% menos superfície. Como se não fosse esse o caso, otimizou a preparação de pedidos: cada operador consegue gerenciar um 57% mais de linhas de pedidos/hora.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Armazém automático de caixa
    Capacidade de armazenamento: 6.000 caixas
    Dimensões da caixa: 400 x 600 x 170 / 420 mm
    Max. peso de caixas: 50 kg
    Número de referência: 6.500
    Altura da estante: 10 m
    Comprimento da estante: 34 m
    Área total: 300 m2
  • Baixar PDF

Mais de 600.000 toneladas de cereais por ano

As atividades da cooperativa agrícola Groupe LORCA, fundada em 1970, estão divididas em três ramos: Agricultura, ligada ao cultivo de cereais e abastecimento agrícola e pecuário; Jardim e Terra com sua rede de centros de jardinagem Magasin Vert e Point Vert; Materiais e Energias, especializada em materiais para construção e venda de combustíveis para pessoas físicas. O grupo é composto por mais de 600 funcionários e 1.700 sócios agricultores como membros. 

A principal atividade desta cooperativa consiste na coleta, armazenamento e comercialização de cereais: a cada ano coleta cerca de 670.000 toneladas que são distribuídas principalmente no norte da Europa. Ao longo dos anos, a empresa desenvolveu novas atividades complementares à agricultura com a intenção de impulsionar seus negócios e expandir seu mercado, com a distribuição de artigos de jardinagem e bricolagem ou materiais de construção. 

Centro de distribuição em expansão

Seu centro de distribuição localizado em Lemud (França) fornece 51 centros de jardinagem, suas 77 franquias e agricultores que são membros da cooperativa LORCA. 

Em 2020, o Groupe LORCA expandiu este centro de distribuição para aumentar sua capacidade de armazenamento: ocupava uma área de 6.000 m2 e hoje, 9.000 m2. Graças a esse novo espaço, a empresa pode enfrentar suas perspectivas futuras com solvência: abrir mais lojas, impulsionar seu canal de vendas online e aumentar o volume de negócios da divisão de jardinagem e bricolagem entre 15 e 20% nos próximos cinco anos. 

Para isso, o gerente de Operações do Groupe LORCA, Jean-Noël Rivat, explica que eles precisavam de uma solução que otimizasse melhor a superfície de armazenamento do que o sistema de armazenamento anterior: "Embora agora tenhamos mais espaço, queríamos aproveitar ao máximo. Por isso, estávamos procurando uma solução de armazenamento para pequenos produtos, pois, costumávamos armazená-los em um mezanino de 1.500 m2"

Outra das prioridades do Groupe LORCA era "aumentar a produtividade nas tarefas de armazenamento e, sobretudo, a preparação de pedidos", diz Jean-Noël Rivat. Anteriormente, os operadores tinham que se deslocar pelo mezanino para localizar um a um, os artigos que cada loja solicitou. Este processo era muito lento e, sendo completamente manual, trazia um alto risco de cometer erros. 

Foi então que a cooperativa entrou em contato com a Mecalux porque, nas palavras de Jean-Noël Rivat, "estávamos convencidos de que eles nos ajudariam a encontrar a solução ideal para alcançar nossos objetivos e resolver nossas necessidades". Após analisar suas exigências, a Mecalux propôs a construção de um armazém automático com capacidade para 6.000 caixas com cerca de 6.500 referências. Com apenas 300 m2 de superfície, o armazém automático pode gerenciar as mesmas referências que foram armazenadas anteriormente em um mezanino de 1.500 m2

Finalmente, de modo a controlar tudo o que acontece no armazém automático, o Easy foi implementado o Sistema Gerenciamento de Armazém Easy WMS, que acompanha os movimentos da mercadoria em tempo real e energiza a elaboração de pedidos. 

Características do armazém automático de caixas

O armazém consiste em um único corredor de 34 m de comprimento com estantes de profundidade dupla de 10 m de altura, divididas em 22 níveis. Um transelevador miniload insere e remove caixas de suas localizações com total autonomia seguindo instruções easy WMS. 

As caixas medem 400 x 600 mm com duas alturas diferentes: 170 e 420 mm. Para aproveitar ao máximo o espaço do armazém, os níveis superiores das estantes são destinados às caixas mais altas e inferiores, as menores. 

Easy WMS organiza e distribui todas as mercadorias no armazém. A primeira coisa que faz ao receber uma caixa é atribuir-lhe uma localização de algoritmos que consideram suas dimensões e nível de demanda. Por exemplo, caixas com maior rotatividade são depositadas nas extremidades do corredor para acelerar a entrada e saída. 

"Uma das maiores vantagens deste WMS é que foi capaz de se integrar ao nosso ERP Microsoft Dynamics Business 360", diz Jean-Noël Rivat. A comunicação entre os dois softwares é fundamental para alcançar maior produtividade no armazém. Assim, no momento em que uma loja faz um pedido, o ERP o comunica ao Easy WMS para organizar sua preparação imediata. 

Preparação de pedidos mais eficiente

É a principal operação do armazém: todos os dias entre 20 e 25 pedidos são preparados, cada um sendo enviado para uma loja específica. A complexidade não está no número de pedidos preparados, mas em que cada um pode ser composto por até 900 linhas. 

O armazenamento automático de caixas otimizou a operação e até aumentou a produtividade. O responsável de Operações do Groupe LORCA especifica qual foi a melhoria: "anteriormente, um operador manuseava no máximo 70 linhas/hora. Agora, pode manusear cerca de 110 linhas/hora, uma cifra que vamos bater em algumas semanas”. 

Como isso foi alcançado? Graças à robotização oferecida pelo armazenamento automático de caixas. Os operadores não precisam mais ir até o mezanino para localizar artigos. Agora, um critério "produto ao homem" é seguido, então eles permanecem no posto de picking esperando o transelevador e os transportadores para levar a mercadoria para esta posição. 

Uma vez que eles recebem as caixas do armazém, os operadores extraem os produtos indicados pelo Easy WMS de dentro e os classificam em pedidos. Eles são depositados logo atrás, em estantes de picking dinâmicas com capacidade para 54 caixas (cada uma correspondendo a um pedido). 

São estantes de 2 m de altura, formadas por plataformas com roletes e com uma leve inclinação para que as caixas se movam pela gravidade. A vantagem desta solução é que, uma vez concluída uma caixa, eles são automaticamente movidos para o lado oposto, onde a área de expedição está localizada. 

"Ao classificar as encomendas diretamente nessas estantes, economizamos tempo significativo na operação", diz Jean-Noël Rivat. Para facilitar o trabalho do operador preparando pedidos, as estantes de picking são equipadas com dispositivos put-to-light. Estes estão localizados na frente das estantes e servem para mostrar o número de referências a serem colocadas em cada caixa. Uma vez que o operador tenha deixado o produto, pressiona o botão de confirmação para informar o WMS que ele completou essa ação e receber mais pedidos. 

Centro de distribuição melhor aproveitado

O armazém automático de caixas tem sido um avanço para o Groupe LORCA: ele não só armazena todos os produtos em um pequeno espaço de 300 m2, mas também aumentou a produtividade na preparação de pedidos. 

Além disso, o armazém do Groupe LORCA está pronto para acompanhar o crescimento da empresa nos próximos anos, pois, foi reservado um espaço adicional para instalar um posto de picking quando necessário. 

Por sua vez, o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS proporciona um controle muito rigoroso da mercadoria e envia instruções aos operadores sobre como preparar todos os pedidos mais rapidamente. “Melhoramos totalmente a preparação de pedidos, alcançando maior eficiência e agilidade”, comemora Jean-Noël Rivat.

 

Antes

Depois

Porcentagem

Solução Mezanino Armazém automático de caixa  
Superfície 1.500 m2 300 m2 -80%
Linhas/hora 70 110 +57%

 

Além de aumentar a produtividade e aproveitar o espaço, o armazém automático de caixas com o Easy WMS melhorou significativamente a preparação de pedidos. Esta solução proporciona total disponibilidade da mercadoria, o que resulta em maior agilidade na hora de fazer o picking.

Jean-Noël Rivat, Responsável de Operações de Groupe LORCA

Benefícios para o Groupe LORCA

  • 80% menos área ocupada: Groupe LORCA passou de armazenar suas 6.500 referências de um mezanino de 1.500 m2 para depositá-las em um armazém automático de caixas de apenas 300 m2.
  • Aumento de 57% na produtividade: a preparação de pedidos "produto ao homem" agilizou as tarefas de picking. Os operadores movimentaram anteriormente um máximo de 70 linhas/hora e agora manuseiam até 110 linhas/hora.
  • Máxima eficiência: Easy WMS não só fornece um controle mais rigoroso da mercadoria e tarefas mais rápidas de preparação de armazenamento e pedidos, mas também reduz erros e otimiza os custos operacionais.
Armazém automático de caixa
Capacidade de armazenamento: 6.000 caixas
Dimensões da caixa: 400 x 600 x 170 / 420 mm
Max. peso de caixas: 50 kg
Número de referência: 6.500
Altura da estante: 10 m
Comprimento da estante: 34 m
Área total: 300 m2

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento