A Mecalux equipou três novos armazéns do Grupo Morsa no México

A Mecalux equipou três novos armazéns do Grupo Morsa no México

O Grupo Morsa inaugurou armazéns em Los Mochis, Oaxaca e Tepic (México) com estantes da Mecalux

A Mecalux equipou três novos armazéns do Grupo Morsa no México

Grupo Morsa, empresa de peças de reposição para carro inaugurou três novos centros de distribuição em Los Mochis, Oaxaca e Tepic (México) que a Mecalux equipou com estantes para picking com passarelas. Tal solução triplicou a superfície de armazenamento acomodando um total de 46.000 referências. Cada um dos três armazéns foi projetado para agilizar as tarefas de armazenamento e a preparação de pedidos que se situa entre 350 e 600 por dia.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Armazém de Los Mochis
    Superfície: 1.100 m²
    N.º de referências: 18.000
    N.º de pedidos preparados diariamente: 600
    Altura das estantes: 7 m
    Armazém de Oaxaca
    Superfície: 2.200 m2
    N.º de referências: 28.000
    N.º de pedidos preparados diariamente: 350
    Altura das estantes: 9 m
    Armazém de Tepic
    Superfície: 1.200 m2
    N.º de referências: 18.000
    N.º de pedidos preparados diariamente: 450
    Altura das estantes: 7 m
  • Baixar PDF

Empresa socialmente responsável

O Grupo Morsa é uma empresa distribuidora de peças de reposição para a indústria automotiva que nasceu em 1978 na cidade mexicana de Culiacán (no estado de Sinaloa, ao norte do país). Está especialmente orgulhosa de ser reconhecida com o selo distintivo ESR (Empresas Socialmente Responsáveis), uma das iniciativas mais importantes e consolidadas no México no âmbito da responsabilidade social empresarial e que se concede às empresas que adotaram práticas a favor da sustentabilidade.

A empresa tem um total de 17 centros de distribuição espalhados pelo México para atender às necessidades dos clientes neste país. De acordo com Israel Jacinto Gertrudiz, gerente de operações do Grupo Morsa, “estamos envolvidos em um ambicioso processo de crescimento. Nossas expectativas incluem abrir novas sucursais e ser a primeira opção dos clientes quando precisem de peças de reposição para carros”. Sabemos que “os clientes nos escolhem devido à qualidade de nosso serviço e à confiança que despertamos”.

Três armazéns para o Grupo Morsa

Recentemente, a empresa implementou três centros de distribuição: inaugurou um na cidade de Oaxaca e ampliou os armazéns localizados em Los Mochis e Tepic. "Queríamos aproveitar melhor a superfície disponível para conseguir uma maior capacidade de armazenamento", indica o gerente de operações. A empresa pretendia equipá-los com sistemas de armazenagem que facilitassem o trabalho dos operadores e ajudassem a agilizar as tarefas de armazenamento e preparação de pedidos. “Queríamos que as estantes tivessem uma estrutura robusta e que os corredores fossem largos para poder trabalhar com comodidade”, indica Israel Jacinto Gertrudiz.

O Grupo Morsa já tinha confiado na Mecalux anteriormente quando precisou equipar outros armazéns. De fato, seus centros de distribuição nas localidades de Querétaro, Villahermosa, Durango, Hermosillo ou Zapopan, contam com estantes da Mecalux. Com os bons resultados obtidos nessas instalações, a empresa não hesitou em solicitar novamente sua assessoria para esses três projetos.

Entramos em contato com a Mecalux porque estamos satisfeitos com o desempenho dos outros armazéns que foram equipados por ela. Além disso, não tivemos qualquer tipo de problema com a instalação das estantes em nenhum deles e sempre cumpriram os prazos de entrega previstos”, aponta Israel Jacinto Gertrudiz.

Israel Jacinto Gertrudiz – Gerente de Operações do Grupo Morsa
Estamos maravilhados com os três armazéns localizados em Oaxaca, Los Mochis e Tepic. As estantes da Mecalux foram adaptadas à grande quantidade de produtos que gerenciamos, o que nos ajuda a prestar o serviço que nossos clientes esperam”.

Estantes com passarelas nos três armazéns

A Mecalux dotou os três armazéns com estantes para picking. Sobre elas, foram apoiados corredores elevados formando um total de três andares. A vantagem dessa solução é que ao aproveitar toda a altura do edifício, triplicou a superfície útil de armazenamento e, portanto, há espaço para um maior número de produtos. “As estantes nos ajudam a efetuar nossas operações com agilidade, especialmente na preparação de pedidos”, comemora o gerente de operações.

Diariamente cada um dos armazéns recebe os paletes que os fornecedores enviam de diferentes pontos do México. Todos eles têm uma grande variedade de referências que os operadores devem classificar e distribuir no armazém de forma lógica e ordenada. A organização é essencial para gerenciar armazéns com tantas referências: 46.000 nestas três instalações (28.000 em Oaxaca e 18.000 em Los Mochis e Tepic) e 80.000 em todo o México. Por isso, os armazéns foram setorizados e em cada andar são depositados os produtos de características e níveis de demanda semelhantes. Dessa forma, os preparadores sabem a área a qual devem dirigir-se quando precisam localizar um artigo específico.

As estantes para picking facilitam o manuseio da mercadoria porque oferecem acesso direto. “Os operadores depositam e extraem os artigos de suas localizações com maior rapidez”, destaca Israel Jacinto Gertrudiz.

O planejamento do trabalho também foi decisivo para o Grupo Morsa, pois permitiu potencializar a preparação de pedidos que se situa entre 350 e 600 por dia em cada uma das três instalações.

Cada nível dos armazéns tem atribuído um número específico de operadores, que varia em função da demanda e da quantidade de pedidos pendentes de preparar. Através desse sistema é possível concluir vários pedidos simultaneamente.

Para tal, os operadores percorrem os corredores coletando os produtos que compõem cada pedido diretamente das estantes. Seguem o método de agrupamento de pedidos, que consiste em confeccionar vários pedidos simultaneamente durante o mesmo percurso.

Configurar novos armazéns

O Grupo Morsa está vivendo um processo de expansão sem precedentes, tal como ficou evidente na inauguração destes três novos armazéns no México. Apostar nas estantes para picking com passarelas da Mecalux lhe permitiu triplicar a superfície de armazenamento, economizando significativamente no custo de solo.

As estantes para picking também são ideais para armazenar e fazer picking de referências de pequenas dimensões, tais como peças de reposição para carro do Grupo Morsa. Os três armazéns gerenciam um total de 46.000 e em cada um deles são preparados entre 350 e 600 pedidos por dia.

Benefícios para o Grupo Morsa

  • Triplicar a superfície útil de armazenamento: sobre as estantes foram apoiados corredores elevados formando um total de três andares, o que permite acomodar um maior número de produtos.
  • Excelente gestão da mercadoria: o acesso direto aos produtos é indispensável para facilitar a preparação que se situa entre 350 e 600 pedidos/dia.
  • Armazenagem de múltiplas caixas: nos três armazéns são gerenciadas 46.000 referências de vários tamanhos e rotatividades.
Armazém de Los Mochis
Superfície: 1.100 m²
N.º de referências: 18.000
N.º de pedidos preparados diariamente: 600
Altura das estantes: 7 m

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento