Armazém do Grupo Rossignol na França para fazer picking com roupa de inverno

Armazém do Grupo Rossignol na França para fazer picking com roupa de inverno

A plataforma do Grupo Rossignol foi projetada para os operários prepararem até 5.000 pedidos diários

Armazém do Grupo Rossignol na França para fazer picking com roupa de inverno

Grupo Rossignol, marca francesa de artigos para esqui e esportes de inverno, instalou uma plataforma com estantes sismo-resistentes em um de seus armazéns de 36.000 m2 localizado em Saint-Étienne-de-Saint-Geoirs (França). Através dessa solução aproveita-se ao máximo o espaço disponível para armazenar mais de 15.000 referências, em um total de 30.000 caixas. O acesso direto às estantes facilita a preparação de até 5.000 pedidos diários, permitindo abastecer rapidamente os seus clientes distribuídos por todo o mundo e garantindo entregas mais rápidas aos usuários que compram pela Internet.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Armazém da Rossignol
    Capacidade de armazenamento: +30.000 caixas
    Dimensões das caixas: 400 x 600 mm
    Peso máx. das caixas: 12 kg
    Altura das estantes: 9 m
  • Baixar PDF

Produtos e material para esportes de inverno

O Grupo Rossignol é uma empresa com mais de um século de experiência na concepção e fabricação de produtos para a prática de esportes de inverno, tais como: esquis, pranchas de snowboard, roupa e acessórios (casacos, sapatos, calças, mochilas...). A sede mundial fica em Grenoble, no coração dos Alpes franceses. Atualmente, conta com um leque de marcas muito amplo: ROSSIGNOL (marca emblemática de esportes de inverno), DYNASTAR (esquis), LANGE (botas de esqui), LOOK (fixações), KERMA (bastões de esqui), TIME (bicicletas para estrada de alta gama) e FELT (bicicletas para estrada, pista e montanha), RAIDLIGHT e VERTICAL (equipamento para trail running e escalada), RISPORT (patins de gelo), e DALE OF NORWAY (roupa de pura lã de alta qualidade).

Estratégia omnicanal do Grupo Rossignol

O Grupo Rossignol possui um armazém de 36.000 m2 em Saint-Étienne-de-Saint-Geoirs, perto de Grenoble (França), a partir de onde abastece os pontos de venda, distribuidores de todo o mundo e usuários que fazem suas compras através do site.

A empresa precisava que suas instalações fossem preparadas para aplicar a estratégia omnicanal que está sendo implantada. A estratégia visa integrar todos os canais de venda da marca visando oferecer aos consumidores uma experiência mais satisfatória. Na prática, isso se traduz na preparação de um grande volume de pedidos com a máxima agilidade possível. Os clientes digitais estão acostumados à rapidez e querem ser atendidos como, onde e quando eles decidirem. Dependendo da época do ano, o Grupo Rossignol pode preparar até 5.000 pedidos diários de diversos tipos.

Para lidar eficientemente com o volume das vendas, a agilidade é uma prioridade. No armazém devem ser realizadas inúmeras tarefas com o mais rápido possível e em um período de tempo muito curto: recebimento da mercadoria dos fornecedores, armazenamento, preparação dos pedidos, distribuição e entrega aos clientes.

No momento de equipar o armazém, recorremos à Mecalux porque desde o primeiro momento eles mostraram muito interesse em nosso projeto e em resolver nossas necessidades”, explica Christian Fiquet, diretor de logística do Grupo Rossignol. A empresa francesa planejava concluir o projeto durante o período de menor atividade, pois desejava renovar sua logística sem ter que interromper seu serviço em momento algum. De acordo com Christian Fiquet, “pensamos que a Mecalux era a empresa que melhor poderia cumprir os prazos previstos. Além disso, vimos que a relação qualidade/preço de sua proposta era a mais atrativa”.

Estantes sismo-resistentes

O armazém está localizado em uma área sísmica de intensidade 3, por isso as estantes foram especificamente reforçadas a fim de absorver toda a força criada por possíveis tremores.

As estantes foram desenhadas e construídas baseando-se na norma europeia EN 16681 (Armazenamento em estantes metálicas. Estante regulável para carga paletizada. Princípios para o projeto sísmico).

De acordo com tal norma, a estrutura das estantes deve cumprir um determinado grau de resistência e ductilidade específicos para que resista à ação sísmica sem colapso local ou geral, mantendo sua integridade e uma capacidade de carga residual após um evento sísmico.

A Mecalux cria um modelo tridimensional da estrutura utilizando programas de elementos finitos. Em tal programa insere um conjunto de informações, tais como tipo de material, dimensões dos perfis, espectro do projeto ou as características das unidades de carga, etc. A simulação estrutural ajuda a comprovar a resistência das estantes em relação aos abalos sísmicos.

Armazém destinado à preparação de pedidos (têxteis)

A solução foi muito bem pensada e adaptada completamente aos nossos requisitos”, reconhece Christian Fiquet. “A equipe técnica da Mecalux resolveu todas as nossas perguntas e compartilhou seus conhecimentos e experiência para que pudéssemos melhorar nossa logística”, acrescenta.

Cada nível da plataforma se destina a um tipo de produto determinado e tem um número específico de operadores fazendo picking. Dessa forma, foi possível maximizar o desempenho da instalação e a preparação de pedidos.

Em cada piso os operadores percorrem os corredores coletando os produtos que compõem cada pedido diretamente das prateleiras. Podem preparar até doze pedidos ao mesmo tempo durante o mesmo percurso.

O design das estantes também ajuda os operadores a serem mais produtivos fazendo picking. Ao oferecer acesso direto à mercadoria, os operadores podem manusear as caixas com facilidade.

Foram instalados transportadores em cada piso para que os operadores possam depositar os pedidos. As caixas são transferidas automaticamente para o final do circuito de transportadores, onde um elevador se encarrega de distribuí-las pelos diferentes pisos até finalizar no transportador que interliga a área de consolidação e embalagem.

Christian Fiquet – Diretor de Logística do Grupo Rossignol
A plataforma está funcionando há meses, por isso podemos dizer que, atualmente chegou ao seu máximo desempenho. A instalação funciona perfeitamente e os operadores preparam uma imensa quantidade de pedidos diariamente. Estamos completamente satisfeitos com o resultado”.

Benefícios para o Grupo Rossignol

  • Armazém omnicanal eficiente: a plataforma foi projetada para que os operadores preparem até 5.000 pedidos diários que são distribuídos a clientes de todo o mundo.
  • Sistema de preparação de pedidos rápido: o circuito de transportadores proporciona muita rapidez à transferência da mercadoria, ou seja, à preparação de pedidos.
  • Flexibilidade no picking: a distribuição dos produtos nos três pisos e nas múltiplas estações de picking proporcionam ao Grupo Rossignol a flexibilidade necessária para adaptar sua atividade logística de acordo com o volume de pedidos.
Armazém da Rossignol
Capacidade de armazenamento: +30.000 caixas
Dimensões das caixas: 400 x 600 mm
Peso máx. das caixas: 12 kg
Altura das estantes: 9 m

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento