Gestão inteligente do armazém da Heidelberg de componentes e equipamentos gráficos

Gestão inteligente do armazém da Heidelberg de componentes e equipamentos gráficos

Heidelberg, através da empresa colaboradora Code Biting, implementou o Easy WMS em seu armazém de Barcelona

Heidelberg logo

A tendência das empresas é informatizar sua cadeia de suprimentos para modernizar seus negócios e ganhar competitividade. Nesse sentido, a empresa de fornecimentos para a indústria gráfica Heidelberg confiou à Mecalux , através da empresa colaboradora Code Biting, a instalação do Sistema de Gerenciamento de Armazém (SGA) Easy WMS para seu armazém de Barcelona. O SGA ajudou a melhorar o desempenho dos operadores, assim como também melhorou a gestão das 1.933 referências com as quais eles trabalham.

  • Imagens
  • Armazenagem de componentes e equipamentos gráficos da Heidelberg Barcelona
    Gestão inteligente de componentes para máquinas de impressão da Heidelberg
    O Easy WMS organiza os componentes para máquinas de impressão no armazém
  • Ficha técnica
  • Baixar PDF

Um futuro promissor

Heidelberg é uma multinacional alemã que nasceu em 1850 e que chegou à Espanha em 1963. Atualmente é a principal fornecedora da indústria gráfica, uma vez que possui um vasto catálogo de componentes e equipamentos para gráficas.

Nas últimas décadas a empresa se modernizou para lidar com as constantes mudanças do mercado e, assim, conseguir que suas atividades gerem valor agregado em relação à concorrência. “Neste contexto, o conceito de “logística eficiente” é um dos pontos fortes dos planos estratégicos da empresa”, explica Sonia Ros, responsável pela logística da Heidelberg.

Para contar com uma logística eficiente é fundamental que a cadeia de suprimentos seja flexível, com processos ágeis, adaptados aos requisitos de cada cliente e que permita entregar os pedidos com a maior rapidez possível.

A modernização e atualização da cadeia de suprimentos geraram excelentes resultados à empresa. De acordo com Sonia Ros, “nos últimos dois anos dobramos o faturamento e temos previsto continuar crescendo. Uma excelente carteira de produtos, acompanhada de um equipamento extraordinário, nos faz pensar no futuro com muito entusiasmo”.

Antes, a Heidelberg trabalhava com um operador logístico que se encarregava de armazenar todos os seus artigos. “O ERP se comunicava com essa empresa para que as operações do armazém fossem coordenadas de acordo com nossas necessidades”, indica a responsável por logística.

No momento em que a empresa decidiu reforçar sua logística e, portanto, ter seu próprio armazém, entrou em contato com múltiplos fornecedores de soluções de armazenagem. Depois de fazer a licitação do projeto optou pela proposta da Mecalux: estantes para paletes de 6,5 m de altura com uma capacidade de armazenamento para 1.549 paletes. Trata-se de um sistema de armazenagem muito versátil e adequado para depositar uma grande quantidade de paletes de peso e volume variáveis. Simultaneamente, o acesso direto aos produtos favorece o manuseio da mercadoria e a preparação de pedidos.

Quando o armazém começou a operar, a principal preocupação da Heidelberg era saber administrar 1.933 referências de diferentes dimensões, características e níveis de demanda com a máxima eficiência. A empresa pensou em implementar um Sistema de Gerenciamento de Armazém (SGA) para oferecer um alto nível de serviço aos seus clientes, com entregas pontuais e sem erros.

Code Biting, empresa tecnológica especializada em soluções de software para qualquer tipo de empresas e inscrita no programa de empresas parceiras da Mecalux, propôs implementar o Easy WMS, o SGA desenvolvido pela Mecalux. O sistema oferece uma grande variedade de recursos, mas a principal razão de sua escolha é a flexibilidade e escalabilidade que oferece. Dessa forma, é possível adaptar os processos da Heidelberg e lidar com as mudanças que ocorrem no mercado, assim como com o aumento das vendas.

A ordem é produtividade

O primeiro passo para controlar o estoque consiste em identificar todos os produtos à medida que estes chegam ao armazém (são recebidos 50 paletes por dia enviados pelos fornecedores). Os operadores leem o código de barras de cada um desses paletes com o auxílio de um terminal de radiofrequência (RF) para que o Easy WMS lhes atribua uma localização baseada nas estratégias definidas.

Os trabalhadores se comunicam com o Easy WMS mediante terminais RF para receber as ordens e confirmar que foram cumpridas. Tal supervisão por parte do SGA reduz ao mínimo a possibilidade de cometer erros, “o que melhorou o desempenho dos operadores e aperfeiçoou a gestão das localizações”, comenta Sonia Ros.

De acordo com a responsável por logística da Heidelberg, “o Easy WMS organiza o armazém e os produtos baseando-se no tipo de material recebido e nas dimensões de sua embalagem”. Dessa forma, o SGA monitora o status do estoque e a localização exata de cada palete em tempo real. A correta organização da mercadoria proporciona uma operação mais eficiente e rápida. A preparação de pedidos deve ser perfeita para evitar devoluções e segundas entregas que significariam um custo adicional para a Heidelberg e causariam desconfiança nos clientes. Diariamente são preparados entre 50 e 55 pedidos com um número de linhas muito diferente. Os pedidos são classificados em função do tipo de produto: suprimentos ou peças de reposição ou substituição para técnicos que consertam máquinas de impressão. O Easy WMS indica aos operadores para onde devem se dirigir, os produtos que devem coletar e a quantidade necessária para formar cada pedido.

O sistema elabora uma rota para que os operadores percorram distâncias mínimas e, portanto, finalizem os pedidos no menor tempo possível. O armazém distribui aproximadamente 30 paletes por dia aos clientes da Heidelberg na Espanha e Andorra. O Easy WMS classifica tais paletes dependendo do pedido ou rota com antecedência, agilizando seu posterior carregamento no caminhão de transporte.

Tudo são vantagens

A boa relação qualidade-preço foi um fator decisivo em nossa escolha, sem esquecer do fator humano. O tratamento que recebemos por parte da equipe técnica da Mecalux foi muito próximo e a maneira de agir e a comunicação foram claras e francas. Isso é algo que consideramos vital quando iniciamos o projeto, porque desconhecíamos por completo como lidar com a instalação de um SGA”, indica Sonia Ros.

O armazém da Heidelberg sofreu uma mudança radical após a implementação do Easy WMS. Os operadores fazem seu trabalho seguindo as indicações do Easy WMS, evitando interferências entre as entradas, saídas e a área de preparação de pedidos.

Em virtude disso, a Heidelberg conta com um armazém muito produtivo e capaz de enfrentar as perspectivas de crescimento da empresa.

Sonia Ros – Responsável pela logística da Heidelberg
Através do Easy WMS melhoramos os tempos de resposta, a localização dos produtos e os controles de qualidade dos artigos. Sobretudo, cabe destacar que graças ao novo software simplificamos a gestão do inventário”.

Benefícios para a Heidelberg

  • Uma nova logística: a Heidelberg reforçou sua cadeia de suprimentos implementando um armazém em Barcelona. Com o Easy WMS da Mecalux aumentamos a produtividade de todas as operações.
  • Gestão de 1.933 referências: o SGA organiza os produtos do armazém e lhes atribui uma localização considerando suas características e nível de demanda.
  • Ordem na preparação de pedidos: os operadores seguem as ordens do Easy WMS para preparar entre 50 e 55 pedidos por dia com um número de linhas muito diferente.
Armazém da Heidelberg
Capacidade de armazenamento: 1.549 paletes
Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
Peso máx. dos paletes: 1.000 kg
Altura das estantes: 6,5 m
Sistema de Gerenciamento: Easy WMS

Fale com um especialista