Jami Brisass: o Easy WMS provoca um maior crescimento

Jami Brisass: o Easy WMS provoca um maior crescimento

O WMS atua como o cérebro que coordena e dirige as operações, fazendo um rigoroso controle do estoque

Jami Brisass logo

Produtos Jami Brisass é uma empresa de artigos para banheiro e coletividades em constante transformação. Sua máxima prioridade é atender às necessidades em constante transformação de seus clientes e lidar com as perspectivas futuras. A empresa pretendia prestar um bom serviço e agilizar a preparação de pedidos e, para consegui-lo, implementou o Easy WMS. Esse Sistema de Gerenciamento de Armazém desenvolvido pela Mecalux faz um controle muito preciso das 1.000 referências disponíveis no armazém e reforça seu armazenamento e preparação de pedidos.

  • Ficha técnica
  • Baixar PDF

Aproveitar cada oportunidade

Produtos Jami Brisass S.L., fundada em 1991, é uma empresa espanhola com uma longa trajetória projetando, fabricando e comercializando soluções integrais para banheiro para o setor hoteleiro. Seu catálogo oferece aproximadamente 2.000 artigos que incluem dosificador de sabonete, secadores de mãos, bebedouros e bancos para banho.

Jami não deixa escapar nenhuma oportunidade para reforçar seu negócio, por isso transforma e melhora seus processos com frequência. Tal estratégia proporcionou excelentes resultados à empresa: “estamos em uma situação de crescimento que se materializou com a construção de um novo armazém de 4.000 m2 em Antequera (Andaluzia), destinado às necessárias tarefas logísticas e de montagem”, afirma José Ignacio Matesanz, gerente da Jami.

Atualmente, possui dois armazéns nesta mesma comunidade autônoma (um em Málaga e outro em Sevilha). O de Málaga é o armazém central da empresa, pois a partir dali é feita a distribuição final dos produtos para os clientes de toda a Espanha.

O armazém ocupa uma superfície de 2.000 m2 onde são depositados mais de 1.000 referências de produtos acabados. É composto por estantes para paletes que oferecem uma capacidade de armazenamento para 1.900 paletes.

Uma das particularidades desse sistema de armazenagem é que oferecem acesso direto à mercadoria facilitando as tarefas de armazenamento e a preparação de pedidos. O picking é feito no nível inferior das estantes (seja de caixas ou diretamente a partir dos paletes) enquanto nos superiores são depositados os produtos de reserva.

Antes a gestão da mercadoria era manual, ou seja, os operadores organizavam os produtos à medida que chegavam da fábrica para depois serem armazenados. Essa operação exigia muito tempo e havia a possibilidade de cometer erros, algo que Jami desejava evitar.

A empresa tinha bem definido que devia implementar um WMS porque significaria uma grande melhoria para seu armazém e, consequentemente, para toda a sua cadeia de suprimentos. Suas vantagens são muito atrativas: dispor o tempo todo do estoque necessário para evitar interrupções no serviço, utilizar o menor tempo possível nas operações e otimizar os fluxos e localizações.

Logística avançada

A logística é uma das atividades básicas da Jami e, por isso, devia contar com um software que fizesse uma gestão minuciosa de todos os processos do armazém (recebimento, armazenagem, preparação e expedição dos pedidos).

Depois de analisar várias propostas, nos inclinamos pelo Easy WMS, o Sistema de Gerenciamento de Armazém da Mecalux, porque podíamos vinculá-lo facilmente ao nosso ERP”, destaca José Ignacio Matesanz.

A Jami utiliza o ERP Sage Murano para organizar os fluxos de informação de todos os departamentos da empresa, incluído o de logística. No entanto, ao contrário do WMS, um ERP não pode ser utilizado para dirigir os processos logísticos porque é incapaz de fazer um controle exaustivo do inventário.

O WMS atua como o cérebro que coordena e dirige as operações, fazendo um controle do inventário muito mais rigoroso. O Easy WMS foi integrado no ERP Sage Murano da Jami para rentabilizar todos os processos e, consequentemente, atender às necessidades dos clientes no menor tempo possível. A conexão entre ambos os softwares é efetuada mediante arquivos de texto para transferir dados e informações de modo ininterrupto e bidirecional.

No armazém, o WMS se encarrega de supervisionar o trabalho dos operadores e de guiá-los no recebimento da mercadoria, na preparação dos pedidos e em sua posterior distribuição:

Recebimento da mercadoria

O ERP notifica o Easy WMS antecipadamente em relação à chegada dos produtos. Automaticamente, o WMS imprime uma etiqueta para cada referência, que os operadores deverão colocar no palete correspondente. O mais habitual é que os paletes sejam monorreferência que incluam todos os artigos de uma mesma referência.

Uma vez recebidos todos os produtos, os operadores verificam se está tudo correto e de acordo com a notificação prévia do ERP. Utilizam terminais de radiofrequência para que o WMS lhes indique o artigo que deve ser comprovado e o que fazer posteriormente com o mesmo. Os operadores recebem as ordens nos terminais RF e confirmam que foram executadas, o que reduz ao mínimo as falhas.

Identificar o produto a partir do momento que chega ao armazém ajuda a ter um controle muito rigoroso do inventário. Eliminamos os problemas de localizar a mercadoria no momento que a necessitamos”, afirma José Ignacio Matesanz. Tal controle garante a rastreabilidade e que o WMS saiba a localização de cada artigo em todos os processos.

Uma vez identificada a mercadoria, o WMS lhe atribui uma localização considerando o tipo de artigo e seu nível de demanda. O Easy WMS organiza os produtos em função de serem armazenados (à espera de sua distribuição quando solicitados) ou destinados à reposição das prateleiras de picking.

Preparação e expedição de pedidos

O ERP distingue dois tipos de pedidos: os que podem ser coletados no armazém e os que são enviados às empresas. Na realidade, a operação em si é a mesma, pois os operadores percorrem o armazém para coletar essas referências. A única diferença é que os pedidos coletados no armazém são prioritários, uma vez que se trata de empresas que solicitaram um artigo específico. Os operadores devem coletá-los no armazém imediatamente e acondicioná-los com a maior rapidez possível. Alguns desses pedidos são preparados inclusive por cross-docking, ou seja, são entregues no momento em que a mercadoria é recebida, portanto sem necessidade de serem armazenados.

Por outro lado, os pedidos para as empresas incluem toda a mercadoria que a Jami distribui periodicamente aos seus clientes. Através dos terminais de radiofrequência, o Easy WMS indica aos operadores o corredor ao qual devem dirigir-se e onde devem ser localizados e, uma vez ali, lhes mostra quantos artigos devem ser extraídos.

Após os pedidos terem sido fechados, estes são agrupados na área de expedição. O Easy WMS se encarrega de organizá-los baseando-se na rota de transporte para garantir, por exemplo, que sejam colocados no caminhão primeiro os pedidos que serão entregues no final do percurso.

Um serviço de qualidade

A empresa situou sua cadeia de suprimentos na vanguarda com um sistema de gerenciamento capaz de dirigir e otimizar todas as operações do armazém. Ao ter toda a mercadoria sob controle, a Jami pode organizar o trabalho dos operadores com mais precisão e adotar mais facilmente medidas que contribuam para melhorar seu desempenho.

Se há algo que o Easy WMS nos proporcionou foi a eliminação de erros e problemas na hora de coletar a mercadoria”, afirma José Ignacio Matesanz. Depois de implementar o WMS da Mecalux, a Jami registrou um aumento de 50% na produtividade de seu armazém. Na prática, isso se traduz em uma preparação e expedição dos pedidos muito mais ágeis e, consequentemente, em um serviço mais eficaz para as centenas de clientes que esperam receber os produtos adquiridos.

José Ignacio Matesanz – Gerente de Produtos Jami Brisass
Transformamos nossa cadeia de suprimentos. O Easy WMS atribui uma localização para cada produto a partir do momento em que chega ao armazém, o que permite ter cada referência localizada. Agora temos um maior controle da mercadoria”.

Benefícios para a Produtos Jami Brisass

  • Uma logística renovada: a Jami transformou por completo sua cadeia de suprimentos. A gestão manual dos produtos passou a ser automática com o Easy WMS, o que repercutiu na produtividade com um aumento de 50%.
  • Mercadoria controlada: o Easy WMS sabe com exatidão onde estão localizadas as 1.000 referências disponíveis no armazém. Dessa forma, a rastreabilidade é muito rigorosa.
  • Guia e supervisão: o WMS ajuda os operadores na preparação dos pedidos, pois estes recebem ordens sobre os produtos a coletar e onde devem ser localizados, o que permite minimizar os erros.
Armazém da Jami Brisass
Capacidade de armazenamento: 1.900 paletes
Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
Sistema de gerenciamento de armazém: Easy WMS

Fale com um especialista