A Just inaugurou um armazém de produtos de terapias com ervas na Argentina

A Just inaugurou um armazém de produtos de terapias com ervas na Argentina

Estantes para paletes da Mecalux no armazém de óleos essenciais e extratos de plantas medicinais da Just

A Just inaugurou um armazém de produtos de terapias com ervas na Argentina

Just, uma das marcas mais reconhecidas de cosméticos, inaugurou um novo armazém de 1.681 m² em Buenos Aires (Argentina). Sua operação consiste em abastecer as linhas de fabricação com as matérias-primas e, ao mesmo tempo, receber os produtos acabados. Para tirar o máximo proveito do centro, a Mecalux equipou-o com estantes para paletes que medem 14 m de altura e oferecem uma capacidade para 3.800 paletes. O acesso direto facilita a gestão da mercadoria.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Armazém da Just
    Capacidade de armazenamento: 3.800 paletes
    Medidas dos paletes: 1.200 x 1.200 mm
    Peso máx. dos paletes: 800 kg
    Altura das estantes: 14 m
  • Baixar PDF

Produtos para a saúde e o bem-estar

Há quase 90 anos no mercado, a Just é uma empresa pioneira na fabricação de cosméticos. Tem fábricas na Suíça e na Argentina, onde produz cosméticos naturais à base de óleos essenciais e extratos de plantas medicinais dos Alpes com propriedades restauradoras. A partir do armazém argentino os produtos são distribuídos aos clientes locais e, através de uma empresa de comercialização, para outros países da América como Chile, Estados Unidos, México, Colômbia ou Peru, entre outros.

As vendas não deixaram de crescer nos últimos anos. Segundo Germán Darío Schubert, do departamento de abastecimento e logística da Just, “a empresa está em uma etapa de crescimento sem precedentes” porque diariamente milhões de pessoas adquirem seus artigos para conseguir um maior bem-estar físico, emocional e mental.

Características do armazém

Para lidar com essa expansão, a Just inaugurou um armazém em Buenos Aires (Argentina), muito próximo de sua fábrica. Ocupa uma superfície de 1.681 m2 e se destina a armazenar matérias-primas e produtos acabados, além das embalagens.

“Inicialmente precisávamos de uma solução de armazenagem que acomodasse 2.500 paletes”, explica Germán Darío Schubert. Tal solução devia adaptar-se à grande variedade de produtos da empresa, heterogêneos em tamanho, peso e dimensões.

Considerando tais fatores, a Mecalux instalou estantes para paletes, uma solução versátil para que a Just possa gerenciar as múltiplas referências que compõem seu catálogo. As estantes aproveitam praticamente toda a superfície do armazém com seus 14 m de altura e sua capacidade de armazenamento que permite receber 3.800 paletes (superior à esperada pela empresa).

As estantes também deviam auxiliar no trabalho diário: o armazém recebe e expede 150 paletes diariamente. Por um lado, chegam os paletes enviados pelos fornecedores de matérias-primas e produtos para embalagem que, em função da demanda, são enviados à fábrica. Por outro, os produtos acabados são depositados no armazém, à espera que os pedidos dos clientes sejam preparados.

Uma das vantagens das estantes é que oferecem acesso direto a todos os paletes, o que proporciona uma grande agilidade no momento de gerenciar a mercadoria e preparar os pedidos.

Germán Darío Schubert - Departamento de Abastecimento e Logística da Just
“Decidimos trabalhar com a Mecalux pela trajetória que esta empresa tem no mercado. Além disso, optamos pelas estantes para paletes devido à sua qualidade e solidez. Estamos muito satisfeitos com os benefícios que nos trouxeram ao negócio.”

Organização do armazém

Para conseguir uma maior produtividade, é indispensável uma boa organização da mercadoria e, em suma, das operações.

Segundo Germán Darío Schubert, “colocamos as matérias-primas nos níveis inferiores das estantes porque são paletes mais pesados”. Essas localizações também são mais acessíveis, uma vez que os operadores podem coletar as matérias-primas ali situadas e enviá-las para a fábrica com os mínimos movimentos necessários. Nos níveis superiores das estantes, em troca, ficam os produtos de menor peso e as embalagens.

O armazém foi setorizado. Uma das áreas foi reservada às matérias-primas e outra, aos produtos acabados. Isso agiliza as tarefas de armazenamento, porque, ao receber um produto, os operadores já sabem em que área deve ser depositado.

Os operadores utilizam empilhadeiras trilaterais, ideais para armazenar os paletes nas localizações das estantes de tanta altura. As máquinas dispõem de um cabeçote giratório que permite coletar e deixar os paletes em três posições: uma frontal e duas laterais.

A organização é a chave

O armazém da Just tem uma função dupla: enviar as matérias-primas para a fábrica, receber e distribuir os produtos acabados. Por isso, a organização correta das operações é fundamental para evitar qualquer interferência ou possibilidade de erro.

As estantes instaladas pela Mecalux são de grande altura (medem 14 m) com a finalidade de aproveitar toda a superfície disponível e oferecer a maior capacidade possível. Além disso, ao ter acesso direto, a gestão da mercadoria é muito mais ágil.

A empresa entrega ao distribuidor os cosméticos naturais com total rapidez para que os clientes possam adquiri-los em seus pontos de venda habituais sempre que for preciso para assim se beneficiarem das propriedades restauradoras das plantas medicinais quanto antes.

Benefícios para a Just

  • Gestão fácil do estoque: o acesso direto às referências que as estantes oferecem ajuda a armazenar os produtos e a preparar os pedidos com agilidade.
  • Aproveitamento do espaço: as estantes ocupam toda a superfície do armazém com seus 14 m de altura, proporcionando assim uma capacidade de armazenamento para 3.800 paletes.
  • Organização da mercadoria: a distribuição da mercadoria no armazém foi pensada para facilitar o trabalho dos operadores. Por isso, as matérias-primas e os produtos pesados são depositados nos níveis inferiores das estantes porque são mais acessíveis.
Armazém da Just
Capacidade de armazenamento: 3.800 paletes
Medidas dos paletes: 1.200 x 1.200 mm
Peso máx. dos paletes: 800 kg
Altura das estantes: 14 m

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento