JYSK: estratégia omnichannel triplica a capacidade e armazena mais de 50.000 paletes

JYSK: estratégia omnichannel triplica a capacidade e armazena mais de 50.000 paletes

JYSK, varejista de colchões e mobiliário doméstico, prepara e expede 8.500 artigos todos os dias.

JYSK: estratégia omnichannel triplica a capacidade e armazena mais de 50.000 paletes

O varejista de colchões, móveis e utensílios domésticos JYSK mudou-se para um novo centro logístico de 53.000 m² em Cheste (Valência), com o qual triplicou a sua capacidade de armazenamento. A empresa equipou-o com estantes para paletes da Mecalux que armazenam 51.149 paletes e facilitam a preparação e expedição diária de 8.500 artigos. Esta solução foi projetada considerando a estratégia omnichannel da empresa com vista a facilitar o armazenamento e distribuição de pedidos para lojas físicas localizadas em Espanha e Portugal, bem como para clientes online.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Estantes para paletes
    Capacidade de armazenamento: 51.149 paletes
    Dimensões do palete: 800 x 1.200 mm
    Peso máx. dos paletes: 1.000 kg
    Altura das estantes: 9 m
  • Baixar PDF

Transferência para um novo centro logístico

Fundada em 1979, a JYSK é uma empresa de móveis dinamarquesa com mais de 2.800 lojas em 52 países como Alemanha, Espanha, Finlândia, França, Noruega, Reino Unido, Tailândia e Suécia, entre outros. Seu quadro de funcionários é composto por 24.000 funcionários responsáveis pela comercialização de móveis para quartos, salas, banheiros e cozinhas.

A empresa chegou à Espanha em 2009 e, desde então, não parou de crescer. Atualmente, possui mais de 70 lojas físicas em todo o país e seu objetivo é aumentar esse número oferecendo uma grande variedade de produtos de qualidade a um preço acessível.

Para enfrentar às suas perspectivas de expansão, a JYSK mudou-se para um novo centro logístico de 53.000 m² em Cheste (Comunidade Valenciana), numa localização estratégica muito próxima do porto. Diariamente, o centro recebe 600 paletes de mercadorias que seus fornecedores enviam (principalmente da Ásia, embora o número de fornecedores europeus esteja crescendo cada vez mais).

Com este armazém, a empresa triplicou a sua capacidade de armazenamento em relação ao seu armazém anterior na Ribarroja. Segundo Theodor Mokalis, Gestor de Operações da JYSK, “a nossa previsão é manter este centro logístico pelos próximos dez anos pelo menos porque o crescimento do número de lojas em Espanha e Portugal é constante”.

Além disso, este centro logístico cumpre uma nova função para o negócio: abastecer os clientes online. Theodor Mokalis diz: “a pandemia de coronavírus mostrou que o comércio eletrônico é o nosso caminho a seguir. Por isso, devemos estar preparados para enfrentar todos os requisitos que a venda por internet implica: preparação massiva de pedidos, na sua maioria compostas por poucas linhas cada, que devem ser entregues a toda a velocidade, normalmente em menos de 24 horas.”

Estantes para paletes

Theodor Mokalis, Operations Manager de JYSK, explica que “na hora de equipar o centro logístico, tínhamos claro: queríamos as estantes da Mecalux. Esta empresa sempre nos apoiou no nosso crescimento e temos utilizado as suas estantes noutros armazéns, pelo que já conhecemos as suas vantagens e estamos muito satisfeitos”.

JYSK procurava um sistema de armazenamento que, nas palavras de Mokalis, “nos ajudasse a organizar as 3.500 referências em estoque, facilitar as tarefas de armazenamento e preparação de pedidos, aproveitando o espaço que temos disponível.”

Com base nas características dos produtos e operações da JYSK, a Mecalux equipou o centro logístico com um sistema altamente versátil e resistente: estantes para paletes de 9 m de altura com capacidade para 51.149 paletes.

Sendo um centro logístico com dimensões tão extensas, foi dividido em diferentes áreas de trabalho, destinando cada uma delas a artigos específicos. Os operadores também trabalham por áreas, armazenando mercadorias ou preparando pedidos apenas na área de trabalho que lhes é atribuída.

Segundo Theodor Mokalis, “as estantes para paletes da Mecalux satisfazem plenamente as nossas necessidades”. A escolha deste sistema de armazenamento deve-se por duas razões: por um lado, a versatilidade. As estantes são perfeitas para armazenar um grande número de paletes com muitos referencias diferentes, pois, suas localizações podem ser adaptadas a qualquer tipo de carga, peso e volume variáveis.

Do outro, acesso direto. Esse sistema de armazenagem oferece acesso unitário à mercadoria, o que proporciona grande agilidade no gerenciamento da mercadoria e no preparo dos pedidos. Além disso, garante um perfeito controle de estoque, pois, cada localização é reservada para uma única referência.

Todos os dias, cerca de 500 paletes compostos por um grande número de artigos (entre 7.000 e 8.500) são expedidas para lojas em Espanha, incluindo as Ilhas Baleares e Canárias, bem como para Portugal. Grande parte desses pedidos também é entregue aos clientes que compram pelo site da JYSK.

Ordem e capacidade

O varejista de colchões, móveis e artigos domésticos JYSK está a desenvolver com sucesso a sua atividade em Espanha. Com a inauguração deste centro logístico de grandes dimensões, a capacidade de armazenagem triplicou. Além disso, ao dotá-lo de um sistema tão versátil e adaptável como as estantes para paletes da Mecalux, pode organizar eficientemente as 3.500 referências de acordo com suas dimensões, características e rotatividade.

A escolha destas estantes não é por acaso, mas deve-se à sua capacidade de adaptação a todas as operações do armazém. Isso é essencial considerando a estratégia omnichannel que a empresa está realizando. Determinado a potencializar seu canal de vendas online, o novo centro logístico está preparado para expedir até 8.500 artigos diariamente graças a uma organização impecável da mercadoria nas estantes.

As estantes para paletes da Mecalux satisfazem completamente as nossas necessidades. Eles são muito mais do que estantes onde colocar a mercadoria, eles também nos proporcionam uma organização mais eficiente e um ótimo aproveitamento do espaço.

Theodor MokalisOperations Manager em JYSK

Benefícios para JYSK

  • Triplicar a capacidade: o novo centro logístico JYSK triplicou sua capacidade de armazenamento em relação ao antigo centro, atingindo um total de 51.149 paletes.
  • Armazém omnichannel: o acesso direto à mercadoria facilita a preparação e expedição diária de até 8.500 artigos que são distribuídos tanto para as lojas físicas da JYSK em Espanha e Portugal, como para clientes online.
  • Sistema versátil: as estantes admitem 3.500 referências de diferentes características, tamanhos e rotatividade.
Estantes para paletes
Capacidade de armazenamento: 51.149 paletes
Dimensões do palete: 800 x 1.200 mm
Peso máx. dos paletes: 1.000 kg
Altura das estantes: 9 m

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento