Kontiki aperfeiçoa o controle de estoque e picking em seu depósito

Kontiki aperfeiçoa o controle de estoque e picking em seu depósito

A empresa de itens decorativos instalou Mecalux Easy WMS em seu armazém na França

Kontiki logo

Kontiki, uma empresa francesa que vende cartões comemorativos e brinquedos, reorganizou seu centro logístico em Dommartin, perto de Lyon. A Mecalux propôs uma solução abrangente que aumenta a produtividade e potencializa seus negócios: estantes para paletes, um circuito de transporte e o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS. Com tudo isso, Kontiki minimizou os erros e melhorou o controle das 2.400 referências com as quais trabalha.

Multiplas marcas e referências

Kontiki nasceu em 1994 para distribuir marcas com forte potencial de vendas. Diddl, um rato cativante desenhado pelo designer Thomas Goletz, foi uma das marcas que ajudaram a Kontiki a se consolidar no mercado.

A empresa possui um grande portfólio de artigos que vão desde papelaria ou itens decorativos até brinquedos colecionáveis ou simpáticos gadgets e mais de vinte marcas diferentes como Plus-Plus, Heart and Home, Mani, History and Heraldry, Kimmidoll Collection ou Keel Toys. Cada um deles segue sua própria estratégia de marketing e possui um extenso catálogo de produtos para todas as idades. Nos últimos anos, a empresa expandiu sua rede de distribuição para que os artigos possam ser adquiridos em mais de 3.000 pontos de venda em toda a França, como lojas de brinquedos e culturais, centros de jardinagem ou postos de serviço.

Em Dommartin, a 20 km de Lyon, a empresa possui um armazém de 2.700 m2 onde deposita todas as mercadorias e prepara pedidos. Jérémy Barisci, responsável pela logística da Kontiki, explica que "há anos, nosso objetivo é tornar-se mais eficiente e profissionalizar a cadeia de suprimentos. O desafio é enorme, pois gerenciamos vários produtos de diferentes marcas e referências. Então precisávamos de uma melhor organização do nosso negócio para saber a localização exata de cada artigo".

Para melhorar sua logística, a Kontiki teve que reformar o armazém e "equipá-lo com uma solução que nos ajudaria a aumentar a capacidade de armazenamento e fornecer à clientes", diz Jérémy Barisci. Além disso, reconhece que "a implementação de um WMS e a automatização da gestão de mercadorias já estava em nossos planos. O objetivo era ser mais produtivo, tanto nas recepções quanto nos envios".

Novo armazém, nova logística

A Mecalux instalou estantes de 7 m de altura que proporcionam uma capacidade de armazenamento para 1.712 paletes. Além do acesso direto, estas estantes se destacam por sua adaptabilidade a qualquer tipo de carga, peso e volume. Isso é fundamental para Kontiki, pois possui 2.400 referências com diferentes tamanhos e níveis de demanda.

Um circuito de transportadores de 16 m de comprimento também foi colocado em um lado do armazém. Sua função é mover automaticamente as caixas de pedidos acabados para a área de expedição, acelerando assim o movimento das mercadorias. "O transportador nos permite ganhar eficiência após a fase de embalagem, pois uma vez que os pedidos saem da transportadora, elas estão prontos para serem enviados", diz o responsável da logística.

As estantes e o circuito de transportadores impulsionaram as operações do armazém, mas foram insuficientes para Kontiki. O que a empresa realmente exigia era digitalizar a gestão e o controle de todos os processos e, portanto, produtos. Até então, "usamos o ERP Navision para organizar todos os processos da nossa empresa, incluindo a logística. No entanto, no armazém, contamos com o formato de papel para preparar pedidos e, em seguida, imprimimos as etiquetas manualmente junto com a nota de entrega", diz Jérémy Barisci.

Quanto à organização das mercadorias, a Kontiki não tinha uma estratégia efetiva definida, apenas classificando os produtos de acordo com a marca. "Os operadores reabasteciam no momento certo, quando uma localização vazia era encontrada durante a visita ao armazém, ou quando não conseguiam finalizar um pedido porque não havia estoque", diz o responsável da logística. Este negócio é muito sazonal: os produtos nunca ficam muito tempo armazenados.

Determinada a modernizar sua cadeia de suprimentos, a Kontiki optou por implementar o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux "devido à excelente reputação do grupo Mecalux, reconhecido como um grande fabricante industrial dentro do setor logístico", diz Jérémy Barisci.

Jérémy Barisci - Responsável da Logística Kontiki
"Estamos muito felizes por ter escolhido essa solução logística tão completa que nos permite ter uma cadeia de suprimentos mais eficiente. Sem ela, não teríamos alcançado todos os objetivos que tínhamos estabelecido. A equipe Mecalux é muito profissional, receptiva e esteve presente antes e, claro, após o startup".

Melhor controle de estoque

"Desde que o Easy WMS de Mecalux gerencia toda a nossa logística, temos um armazém menos restritivo e flexível, por isso a maioria das tarefas são mais ágeis e eficientes". Este é o quão satisfeito Jérémy Barisci, responsável da logística da Kontiki, está após verificar todas as funcionalidades do Easy WMS.

O WMS fornece rastreabilidade total das mercadorias desde que chega ao armazém. Antes de implementar o Easy WMS e transformar seu armazém, a empresa gerenciou 1.300 referências de todo o mundo e agora até 2.400. Jérémy Barisci afirma que "este aumento foi possível por ter um controle de estoque mais preciso e em tempo real". Boa organização de estoque resulta em melhor aproveitamento do espaço. Por ter os artigos necessários, a empresa conseguiu alocar mais locais para outros tipos de artigos e, portanto, ampliar o número de referências.

O Easy WMS também teve um impacto direto nas recepções. Cada artigo incorpora um código de barras que os operadores leem com o terminal de radiofrequência para que o sistema decida onde armazená-lo. É um processo muito rápido e, seguindo as instruções do WMS, é feito sem erros.

A reposição do produto também melhorou com a ajuda do Easy WMS. "O operador não precisa mais esperar que outro colega venha e reabasteca a mercadoria que ele precisa para terminar o pedido que está preparando. Agora, controlando melhor todos os estoques, os locais sempre têm a mercadoria essencial para evitar interrupções no picking", diz Jérémy Barisci.

Preparando pedidos

O responsável da logística da Kontiki afirma que "graças ao Easy WMS, os operadores estão mais autônomos no trabalho de preparação de pedidos: localização de referências, extração de sua localização, agrupamento de mercadorias, consolidação ou embalagem e impressão da etiqueta de transporte e nota de entrega".

São preparados atualmente entre 50 e 100 pedidos diários e entregues a uma grande variedade de clientes em toda a França. Os operadores coletam produtos das estantes seguindo as instruções mostradas pelo Easy WMS através dos terminais de radiofrequência. "A simplicidade e a intuição proporcionadas pelos terminais de radiofrequência facilitam muito o trabalho dos operadores", diz Jérémy Barisci.

Uma vez que o pedido é concluído e consolidado, ele é depositado no início do circuito de transportadores. As etiquetas de transporte e a nota de entrega são impressos automaticamente no final do circuito. "Antes de usar o Easy WMS, tivemos que inserir manualmente os dados relevantes em nosso ERP para imprimir nota de entrega, bem como na interface do transportador para imprimir a etiqueta de transporte. Tudo isso, que agora é automático, costumava ser um trabalho duplo", comemora o responsável da logística.

Ao mesmo tempo, ele diz que "não precisamos mais de um operador para imprimir a documentação, ele pode ajudar seus colegas nas tarefas de picking". Tudo isto fez comque Kontiki passa-se a preparar 50 pedidos com quatro operadores para mais de 100 pedidos com cinco operadores.

Easy WMS revoluciona armazém

O novo armazém da Kontiki em Dommartin tem uma solução personalizada que permite que você ganhe eficiência e reduza os custos logísticos minimizando erros.

As 2.400 referências com tamanhos e níveis de demanda variados são armazenadas em estantes de paletes que oferecem versatilidade e acesso direto a cada uma delas. O circuito de transportadores automatiza o movimento de ordens preparadas para a área de expedição seguindo instruções do Easy WMS da Mecalux. O WMS, por sua vez, é responsável pelo gerenciamento de todas as operações: recepção, armazenamento, reposição, preparação de pedidos e expedição.

Tudo isso, com uma interface muito fácil de usar e para a qual "os operadores se adaptaram rapidamente porque é muito intuitivo. Além disso, a possibilidade de personalizar os menus e simplificar cada operação nos ajudou a orientar os operadores e, assim, alcançar o máximo desempenho do nosso armazém", afirma Jérémy Barisci, responsábvel da logística da Kontiki.

 

Antes de Easy WMS

Depois de Easy WMS

Número de referências

1.300

2.400

Número do pedido preparado/dia

50

100

Número de operadores

4

6

Beneficios para Kontiki

  • Maior número de referências: no mesmo espaço e graças à eficiente organização da mercadoria fornecidos pelo Easy WMS e à transformação de seu armazém, a Kontiki passou de armazenar 1.300 referências para 2.400.
  • Redução de erros e custos: o Easy WMS reduziu o número de erros durante a preparação de pedidos e a gestão de estoque em praticamente zero. Como resultado, também reduziu os custos logísticos.

Fale com um especialista