O armazém da Le Petit Vapoteur, fabricante de cigarros eletrônicos francês

O armazém da Le Petit Vapoteur, fabricante de cigarros eletrônicos francês

As estantes para picking da Le Petit Vapoteur facilitam a preparação de pedidos

O armazém da Le Petit Vapoteur, fabricante de cigarros eletrônicos francês

Le Petit Vapoteur, loja online francesa de cigarros eletrônicos, transferiu toda a sua logística para um novo armazém de 3.000 m2 em Tourlaville (na região da Normandia). Com a finalidade de aproveitar ao máximo toda a superfície disponível e obter uma maior capacidade de armazenamento, a Mecalux instalou estantes para picking com passarelas que formam um total de três pisos. O centro foi preparado para distribuir entre 3.000 e 5.000 pedidos por dia.

O sucesso do cigarro eletrônico

A Le Petit Vapoteur é uma empresa francesa especializada na venda online de cigarros eletrônicos e qualquer tipo de acessório para este produto. É um negócio que, desde que foi fundado em 2008 em Tourlaville, não deixou de crescer. Atualmente, possui mais de 10 pontos de venda distribuídos pelo território francês, embora a maior parte dos produtos seja comprado através de seu site.

Parte do sucesso de seu negócio online decorre do fato de os pedidos recebidos antes do meio-dia são distribuídos durante esse mesmo dia. Para tal, é essencial uma boa organização de seu armazém. A Le Petit Vapoteur tinha um armazém de 700 m2 em Tourlaville, mas sua capacidade era insuficiente no momento de depositar todos os produtos e a falta de espaço dificultava as tarefas de armazenamento e a preparação de pedidos.

Com o objetivo de melhorar sua logística, a empresa mudou-se recentemente para um novo centro de 3.000 m2 muito perto do anterior.

Estantes com passarelas para a Le Petit Vapoteur

Embora tenhamos uma maior superfície em comparação com nosso armazém anterior, o espaço de nosso atual armazém continua sendo limitado, por isso desejávamos aproveitá-lo ao máximo”, explica Samuel Simon, responsável pela logística da Le Petit Vapoteur. A empresa queria estar preparada para enfrentar a expansão de seu negócio para poder armazenar um maior número de produtos.

Depois de analisar suas necessidades, a Mecalux instalou estantes para picking de 7,3 m de altura com passarelas que formam um total de três níveis. De acordo com Samuel Simon, “optamos por essa solução porque era menos custosa do que construir outro piso no armazém”. A Le Petit Vapoteur pode gerenciar um total de aproximadamente 5.500 referências. As estantes proporcionam acesso direto, o que facilita o manuseio dos produtos. São soluções muito versáteis, porque dispõem de complementos que possibilitam o armazenamento de referências de tamanhos diferentes (desde grandes até pequenas).

Para agilizar o picking, a mercadoria deve ser organizada corretamente no armazém já a partir do momento em que é recebida. Diariamente, chegam entre 5 e 40 paletes provenientes da Europa (Itália, Alemanha, Inglaterra e França), Estados Unidos e China. A seguir, os operadores separam, por um lado, os cigarros eletrônicos e, por outro, líquidos (diferenciando, por sua vez, as marcas e os perfumes).

O armazém foi setorizado de tal forma que em cada piso são depositados determinados produtos, assim como tem atribuído um número específico de operadores, que pode variar em função da demanda e da quantidade de pedidos a preparar. Como regra geral, costumam distribuir entre 3.000 e 5.000 pedidos por dia, formados por sete ou oito linhas cada um deles.

Samuel Simon – Responsável pela logística da Le Petit Vapoteur
A equipe técnica da Mecalux nos ofereceu uma solução flexível e que se adapta às nossas necessidades. Em primeiro lugar, aumentamos a capacidade de armazenamento e, em segundo lugar, agilizamos a preparação dos pedidos”.

Benefícios para a Le Petit Vapoteur

  • Picking eficiente: uma boa organização da mercadoria, classificando os produtos de características semelhantes em uma mesma área, permite otimizar os movimentos dos operadores e agilizar a preparação de 3.000 a 5.000 pedidos diários.
  • Acesso direto aos produtos: é fundamental para facilitar as tarefas de armazenamento e preparação de pedidos, uma vez que os operadores apenas devem aproximar-se das localizações para colocar ou retirar os produtos.
  • Máximo aproveitamento do espaço: as estantes com passarelas otimizam a altura do armazém aumentando a capacidade de armazenamento.
Armazém da Le Petit Vapoteur
Altura das estantes: 7,3 m
N.º de pedidos preparados: 3.000 – 5.000 pedidos/día

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento