O armazém da loja virtual do especialista em moda infantil Sergent Major

O armazém da loja virtual do especialista em moda infantil Sergent Major

Estantes convencionais e de picking para fazer picking com produtos de roupa infantil

O armazém da loja virtual do especialista em moda infantil Sergent Major

A expansão do e-commerce obrigou as empresas a transformarem seus armazéns, uma vez que devem estar preparados para atender uma elevada quantidade de pedidos e fazer as entregas com a maior brevidade possível. A marca de moda infantil da MR Logistique, Sergent Major, é um bom exemplo disso. Recentemente inaugurou um armazém em Saint-Vulbas, com estantes para paletes e estantes para picking, projetado para agilizar a preparação dos pedidos (adquiridos tanto em seu site quanto em suas lojas físicas do país gaulês).

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Armazém da MR Logistique: Estantes para paletes
    Capacidade de armazenamento: 7.668 paletes
    Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
    Peso máx. dos paletes: 600 kg
    Altura das estantes: 9 m
    Armazém da MR Logistique: Estantes para picking
    Altura das estantes: 2 m
  • Baixar PDF

Acompanhando o crescimento da Sergent Major

Nascida no ano de 2002 em Saint-Vulbas, perto de Lyon (França), a MR Logistique é um operador logístico que possui diferentes marcas como a Sergent Major, uma popular loja de roupa para crianças de até 11 anos de idade.

A MR Logistique se encarrega de armazenar todo o estoque da Sergent Major, preparar os pedidos e distribuí-los às lojas existentes em toda a França, assim como aos clientes que fizeram suas compras através da internet. Criada em 2002, a Sergent Major possui 652 lojas na França e 208 na Europa.

Desafios de um ‘e-commerce’ de moda infantil

Para os e-commerce de moda é complicado competir com a sensação de poder tocar e experimentar a roupa oferecida pelos comércios tradicionais. E se ainda fosse pouco, o desafio é duplo no caso da roupa infantil, pois se trata de um setor muito competitivo onde as crianças com o tempo crescem, ficam grandes e já não precisam delas.

Na hora de comprar pela internet, os pais sempre têm medo de errarem ao escolher o tamanho correto. Embora os sites normalmente tragam um guia com as medidas exatas de cada peça, existe a possibilidade de que não fiquem bem nas crianças sendo necessário trocá-las.

Do ponto de vista logístico, gerenciar a grande variedade de modelos e de tamanhos das lojas de roupa (o catálogo da Sergent Major é muito extenso, com peças para crianças de 0 a 11 anos) não é fácil, porque é preciso aproveitar o espaço do armazém e distribuir corretamente toda a mercadoria.

Também é essencial organizar adequadamente a operação do armazém para agilizar ao máximo a distribuição dos produtos. O tempo é ouro, as crianças crescem rápido e os pais precisam das peças de roupa quanto antes. Além disso, em um mesmo espaço devem ser gerenciados tanto os pedidos quanto as devoluções.

Armazenamento de roupa infantil e artigos de puericultura

No início de 2017, a MR Logistique aproveitou o espaço que tinha reservado pensando em uma futura ampliação para aumentar sua capacidade de armazenamento. “Uma parte do armazém estava vazio e precisávamos utilizar bem esse espaço, tínhamos muito trabalho a fazer!”, diz a MR Logistique.

A empresa pensava em ampliar a capacidade de armazenamento com a finalidade de garantir o abastecimento ininterrupto dos produtos em todas as lojas da Sergent Major, DPAM e Natalys, assim como de seus clientes. A equipe técnica da Mecalux analisou detalhadamente as necessidades logísticas da MR Logistique e ofereceu uma solução que permitisse “receber diariamente milhares de referências provenientes da Ásia e, por outro lado, distribuir os pedidos por toda a França (tanto às lojas da Sergent Major quanto a particulares que fazem seu pedidos pelo site)”, indica Paret. O projeto durou muitos meses.

A instalação é composta por duas grandes áreas equipadas com estantes de paletização para paletes e estantes de picking, que ocupam praticamente toda a superfície. “Em uma das áreas são depositados têxteis, com todas as peças de roupa da marca Sergent Major, enquanto na outra, artigos de puericultura, tais como berços, trocadores, andadores, carrinhos de passeio, etc.

As estantes convencionais medem 9 m de altura, tendo no máximo oito níveis, e oferecem uma capacidade de armazenamento para 7.668 paletes. Por outro lado, as estantes de picking medem 2 m de altura e nelas são depositadas caixas de menores dimensões.

Responsável pela Administração da MR Logistique
“No momento de equipar nosso armazém em Saint-Vulbas, escolhemos a Mecalux porque a equipe técnica analisou nossas necessidades e nos apresentou propostas que resolviam perfeitamente tudo o que tínhamos solicitado. As estantes para paletes e de picking nos proporcionaram rapidez em todas as tarefas, além de controlar nosso estoque com facilidade”.

O picking, a operação principal

Diariamente, preparamos e distribuímos centenas de pedidos que podem ser compostos no máximo por 200 linhas cada um deles”, aponta a responsável pela Administração da MR Logistique. As estantes para paletes e as de picking são as soluções mais adequadas para preparar tantos pedidos, pois oferecem acesso direto aos produtos, o que ajuda a manuseá-los com maior facilidade.

Os operadores percorrem os corredores do armazém com carros localizando as referências que formam cada pedido. Seguindo as indicações do Sistema de Gestão de Armazéns (SGA) mediante um terminal de radiofrequência, são direcionados para as localizações correspondentes, coletam os artigos diretamente das prateleiras e são depositados no carro.

Para os pedidos com muitos artigos ou produtos muito volumosos, os operadores usam selecionadoras de pedidos de cota baixa. Ao contrário dos carros, com essas máquinas é possível transferir paletes para colocar os produtos que formam o pedido.

De acordo com a MR Logistique, “a reposição ocorre durante a noite, embora também seja efetuada durante o dia quando não é preciso preparar tantos pedidos”. Dessa forma, o armazém sempre conta com os produtos necessários para fazer picking sem interrupções na operação.

Uma vez finalizados os pedidos, é necessário verificar para comprovar que não tenha ocorrido nenhum erro. Em seguida as caixas são embaladas, etiquetadas e agrupadas em paletes e impressa toda a documentação necessária para sua expedição.

Benefícios para a MR Logistique

  • Aproveitamento do espaço: as estantes para paletes e de picking ocupam praticamente cada centímetro do armazém proporcionando uma maior capacidade de armazenamento.
  • Agilidade na preparação de pedidos: os sistemas de armazenamento com acesso direto são fundamentais para o picking. Os operadores apenas têm que encontrar a localização para extrair os produtos armazenados.
  • Boa distribuição da mercadoria: o armazém é dividido em duas áreas. Em uma delas são armazenados produtos têxteis e na outra artigos de puericultura. A organização da mercadoria facilita muito o trabalho dos operadores.
Armazém da MR Logistique: Estantes para paletes
Capacidade de armazenamento: 7.668 paletes
Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 mm
Peso máx. dos paletes: 600 kg
Altura das estantes: 9 m

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento