O fabricante de botões Luca Cuccolini instala um armazém automático para caixas

O fabricante de botões Luca Cuccolini instala um armazém automático para caixas

Easy WMS é integrado ao ERP Sage 200c, transferindo informações para tornar as operações mais eficientes

O fabricante de botões Luca Cuccolini instala um armazém automático para caixas

Luca Cuccolini, renomado fabricante de botões com 50 anos de história, robotizou sua logística com a instalação de um armazém automático para caixas em seu centro de Illescas (Toledo). Com capacidade para 2.640 caixas em apenas 60 m2 de superfície, o novo armazém gerencia os milhões de botões produzidos anualmente pela empresa. Por sua vez, graças a automação e supervisão do Easy WMS da Mecalux agilizou a preparação de pedidos e aumentou a produtividade de toda a sua cadeia de suprimentos para satisfazer as principais empresas de moda.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Armazém automático para caixas
    Capacidade de armazenamento: 2.640 caixas
    Dimensões da caixa: 400 x 600 mm
    Peso máximo: 25 kg
    Altura da prateleira: 7 m
    Comprimento da prateleira: 30 m
  • Baixar PDF

Paixão pelo botão

Fundado em 1969, Luca Cuccolini é um negócio familiar com uma longa tradição na fabricação de botões, acessórios e apliques para roupas como patches, broches, fitas, etc.

Com uma força de trabalho superior a quarenta colaboradores, Luca Cuccolini exporta seus produtos, naturais e fabricados sem adições químicas, a fim de preservar o meio ambiente, para os cinco continentes. Além de representações em toda a Espanha, possui escritórios comerciais na França, Portugal, Inglaterra, Itália, Estados Unidos e Turquia.

No município de Illescas (Toledo), Luca Cuccolini possui uma fábrica onde produz milhões de botões por ano para muitas peças de vestuário, que são vendidas em todo o mundo. Ao lado das linhas de produção, a empresa possui uma área de armazenamento onde gerencia matérias-primas e produtos acabados.

Luca Cuccolini compete com muitos fabricantes de botões, principalmente na Itália, país com mais de 300 anos de tradição de armarinhos, e com a China. No entanto, nos últimos anos conseguiu se posicionar como referência internacional no mundo da moda e do design. Como você fez isso? Seu claro compromisso com a P&D permite criar botões modernos e originais que olham nas passarelas mais exclusivas e nas vitrines de centenas de assinaturas.

Progresso no ritmo da automação

A empresa planejava modernizar sua logística com o objetivo de impulsionar sua expansão internacional e garantir o fornecimento interrompido de botões a todos os seus clientes.

Até então, sempre trabalhou com sistemas tradicionais de armazenamento, mas percebeu que a automação era a solução que melhor se adequava ao seu negócio.

Por um lado, porque otimiza o espaço de armazenamento. A fábrica e o armazém de Luca Cuccolini estão localizados em uma propriedade industrial com dimensões definidas e sem espaço para crescer. Por outro lado, porque automação é sinônimo de produtividade graças a uma operação mais suave. Segundo Luca Cuccolini, gerente da empresa, "estamos convencidos de que a automação nos ajuda a manter um controle preciso do estoque do armazém, além de acelerar as tarefas de armazenamento e elaboração de pedidos".

A empresa decidiu instalar um armazém automático de caixas Mecalux porque pode armazenar múltiplas referências de pequenas dimensões. Luca Cuccolini gerencia principalmente artigo de menor tamanho, embora receba algumas matérias-primas em paletes que são temporariamente depositadas em estantes até que sejam necessárias nas linhas de produção.

Uma das peculiaridades do armazenamento automático da caixa é sua rentabilidade, pois proporciona grande desempenho e capacidade em um espaço mínimo. No caso de Luca Cuccolini, em apenas 60 m2 você pode armazenar 2.640 caixas com múltiplos artigos e referências dentro de cada uma delas. O armazém consiste em um único corredor de 30 metros de comprimento no qual foram instaladas uma estante de profundidade simples de 7 m de altura e 21 níveis de armazenamento em ambos os lados.

Desempenho da cabeceira

Em uma das extremidades das prateleiras, na frente do armazém, é onde ocorrem duas das operações mais importantes desta instalação: os insumos e saídas de matérias-primas, bem como a preparação e consolidação de pedidos.

Os colaboradores permanecem em uma estação de trabalho, especificamente habilitado em frente ao armazém, esperando que as mercadorias se movam automaticamente até eles. Este sistema de trabalho, conhecido como "produto para homem", elimina o percurso do operador e, como resultado, aumenta o desempenho e permite que um único operador prepare muitos pedidos.

A estação de trabalho é equipada com equipamentos de computador conectados ao Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux para que o operador possa verificar o trabalho a ser realizado.

Nas entradas, as caixas com mercadorias (bem provenientes da produção, ou enviadas por um fornecedor) devem passar por um posto de inspeção no qual é verificado se seu peso e dimensões atendem aos requisitos para sua localização no armazém.

Controle e agilidade

O armazém é equipado com Easy WMS, que gerencia todos os movimentos e operações que ocorrem no armazém automático.

O Easy WMS comunica-se permanente e bidireccionalmente com o ERP Sage 200c de Luca Cuccolini, transferindo dados e informações para tornar as operações de armazém mais eficientes. O gerente da empresa explica: "Integrar armazém com produção era uma prioridade. Ao conectar o WMS com o ERP, garantimos que as linhas de produção sejam fornecidas com matérias-primas em tempo hábil e sempre que necessário."

O WMS faz o seguimento das mercadorias por todo o armazém. Uma vez recebidos os produtos e, quando passam pelo posto de inspeção, o WMS atribui-lhes um local baseado em se são matérias-primas ou produto acabado e, por sua vez, de acordo com seu nível de demanda.

Além disso, com a ajuda do Easy WMS, a preparação do pedido é muito mais fácil e rápida. No monitor localizado em sua estação de trabalho, os operadores podem verificar quais itens extrair, em que quantidade e onde depositá-los.

Inovação e automatização

Luca Cuccolini se caracteriza pela modernização de seus processos e operações com o objetivo de potencialize seu crescimento. Essa estratégia tem dado resultados incríveis: tornou-se a empresa líder na Espanha em seu setor e, além disso, foi internacionalizada, competindo com os maiores fabricantes de botões do mundo.

O novo armazém automático de caixas visa reforçar o crescimento implacável de Luca Cuccolini. Esta instalação funciona continuamente armazenando matérias-primas e produtos acabados, bem como fornecendo linhas de produção quando apropriado.

Tudo é cuidado em detalhes: a superfície disponível tem sido usada para atingir a maior capacidade de armazenamento (até 2.640 caixas em apenas 60 m2). Por sua vez, o Easy WMS foi implementado para otimizar as operações e ganhar agilidade.

Luca Cuccolini – Gerente de Luca Cuccolini
Estamos muito satisfeitos com esse novo armazém porque ele nos ajudou a transformar e melhorar nossa logística. A automação nos deu maior controle e rapidez nas tarefas de armazenamento e elaboração de pedidos. Finalmente, observamos que o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS tem sido crucial para otimizar as operações e executá-las com segurança”.

Benefícios para Luca Cuccolini

  • Máximo rendimento da superfície: em apenas 60 m2, Luca Cuccolini possui uma solução automática capaz de gerenciar 2.640 caixas.
  • Alta produtividade: o armazenamento automático para caixas oferece alto desempenho nos processos de entrada e expedição das mercadorias.
  • Rapidez na preparação dos pedidos: o operador não precisa se mover, pois o transelevador se encarrega de levar a mercadoria até a estação de picking, agilizando a preparação das pedidos.
Armazém automático para caixas
Capacidade de armazenamento: 2.640 caixas
Dimensões da caixa: 400 x 600 mm
Peso máximo: 25 kg
Altura da prateleira: 7 m
Comprimento da prateleira: 30 m

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento