Um armazém mais eficiente para um líder no transporte de alimentos congelados

Um armazém mais eficiente para um líder no transporte de alimentos congelados

Montfrisa, operador logístico líder na distribuição de alimentos congelados em Espanha, volta a contar com as soluções da Mecalux para equipar seu armazém em Valência (Espanha).

Um armazém mais eficiente para um líder no transporte de alimentos congelados

Montfrisa, operador logístico líder no transporte de congelados, ampliou seu armazém em Algemesí (Valência, Espanha) com estantes Movirack e para paletes da Mecalux. As estantes Movirack reduzem o consumo de energia por palete otimizando o volume da câmara de congelamento, que opera a -20 ºC.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Estantes Movirack
    Capacidade de armazenamento: 5.784 paletes
    Dimensões de carga: 800 x 1.200 mm
    Peso máximo das cargas: 1.000 kg
    Altura das estantes: 12,5 m
    Porta-paletes
    Capacidade de armazenamento: 1.454 caixas
    Dimensões de carga: 400 x 600 mm
    Peso máximo das cargas: 1.000 kg
    Altura das estantes: 12,5 m
  • Baixar PDF

Soluções integrais a temperatura controlada

Com sede em Getafe (Madrid), a Montfrisa é o operador logístico líder no setor de alimentos congelados em Espanha. Atualmente, possui armazéns com temperatura controlada em Madrid, Barcelona, Pontevedra e Valência. A sua frota de veículos, pioneira em Espanha por seus caminhões e bitrens, percorre mais de 200 milhões de quilómetros por ano.

  • Ano de fundação: 1919
  • Espaço total de armazenamento: 338.000 m³
 

DESAFIOS

  • Ter um sistema de armazenamento compacto que oferece acesso direto aos produtos.
  • Reduzir o consumo de energia para armazenamento em temperatura congelada.
  • Otimizar o espaço disponível e maximize a capacidade de armazenamento.

SOLUÇÕES

  • Estantes sobre bases móveis Movirack.
  • Estantes para paletes.

BENEFÍCIOS

  • Agilidade na armazenagem e expedição de mais de 1.000 paletes por dia.
  • Diminuição dos custos operacionais para armazenamento abaixo de zero.
  • Uso da superfície em um espaço limitado.

 

O operador logístico alimentar com temperatura controlada Montfrisa recebe e envia mais de 350.000 toneladas de produtos por ano para vários países da União Europeia a partir dos seus armazéns em toda a Espanha.

Na cidade valenciana de Algemesí conta com um armazém logístico que foi ampliado em diferentes ocasiões, dependendo das necessidades da empresa. Enrique García, diretor geral da Montfrisa, explica: “A empresa está em um processo de plena expansão. O nosso objetivo é continuar a ser uma referência na logística e distribuição de alimentos a temperaturas controladas”.

Com o objetivo de ampliar sua capacidade de armazenamento, a Montfrisa elegeu mais uma vez a Mecalux como seu fornecedor de soluções de armazenamento. “Somos clientes da Mecalux e sabemos como funcionam suas estantes. Instalamos seus sistemas de armazenagem em outros armazéns, obtendo ótimos resultados”, afirma o gerente geral.

A principal necessidade da Montfrisa ao escolher o sistema de armazenamento ficou muito clara: aproveitar o espaço e maximizar a capacidade. “Queríamos um sistema que nos ajudasse a otimizar o gerenciamento do armazém e reduzir os custos operacionais da empresa, permitindo uma elevada ocupação do espaço”, acrescenta García.

Duas soluções de armazenamento no mesmo espaço

A Montfrisa expandiu seu centro logístico com dois sistemas de armazenamento Mecalux: estantes sobre bases móveis Movirack e estantes convencionais para paletes. No total, podem ser armazenados 7.238 europaletes com um peso unitário máximo de 1.000 kg e temperatura controlada de -20 ºC.

"Todos os dias recebemos 600 paletes de diferentes clientes de Espanha e de outros países", diz García. Os paletes são armazenados nas estantes de acordo com o tipo de produto, suas características e rotatividade. Ambos os sistemas permitem o acesso direto à mercadoria, fator essencial para facilitar as tarefas de armazenamento e expedição de pedidos. Além disso, os níveis de ambos os sistemas de armazenamento foram adaptados para poder armazenar mercadorias em altura (2,2 m).

“Na nossa delegação em Valência preparamos cerca de 60 pedidos por dia. Ou seja, enviamos em média 425 paletes por dia para armazéns e pontos de venda em Espanha e Portugal”, sublinha García.

Estante sobre bases móveis Movirack

A Mecalux instalou três blocos de estantes sobre bases móveis com capacidade total de armazenamento de 5.784 paletes. “Com as estantes móveis Movirack podemos armazenar mais mercadorias em um espaço limitado sem atrapalhar o resto das operações diárias”, diz García.

Este é um sistema muito comum em armazéns congelados porque reduz o consumo de energia para gerar frio graças à sua distribuição ideal entre os paletes. As estantes têm 12,5 m de altura, com cinco níveis, e repousam sobre bases móveis que se movem lateralmente de forma autônoma. Este sistema de compactação é o único que oferece acesso direto à mercadoria abrindo o corredor desejado por meio de um controle remoto ou diretamente do gabinete de bordo.

As estantes estão equipadas com dispositivos que garantem a integridade da mercadoria e permitem operações eficientes e ininterruptas:

  • Barreiras de segurança externas. Eles interrompem o movimento das estantes no momento em que um operador entra no interior do corredor.
  • Barreiras de segurança interna. Detectam a presença de objetos ou pessoas dentro do corredor que impediriam o correto funcionamento do sistema.
  • Botões de emergência. Servem para parar as estantes em movimento diante de qualquer possível incidente.
  • Fotocélulas de proximidade. Garantem uma parada suave e segura das estantes.

Armazém com consumo mínimo de energia

A Montfrisa maximizou a capacidade de armazenamento do seu centro logístico em Algemesí (Valência) com duas soluções de armazenamento no mesmo espaço.

Graças ao acesso direto e à otimização do espaço proporcionado pelas estantes sobre bases móveis Movirack, as operações no armazém da Montfrisa são extremamente fluidas para receber e despachar mais de 1.000 paletes por dia. Por sua vez, a empresa conseguiu reduzir o consumo de energia por palete otimizando o volume da câmara de congelamento com as soluções da Mecalux.

Estamos muito satisfeitos com o funcionamento das estantes sobre bases móveis Movirack a temperaturas de -20 ºC. É um sistema de armazenamento ideal para otimizar o espaço. Isso nos permite armazenar mais produtos de nossos clientes, o que se traduz em maiores lucros para nossa empresa.

Enrique GarcíaCEO da Montfrisa
Estantes Movirack
Capacidade de armazenamento: 5.784 paletes
Dimensões de carga: 800 x 1.200 mm
Peso máximo das cargas: 1.000 kg
Altura das estantes: 12,5 m

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento