Olot Meats Group: capacidade e economia de energia duas câmaras de congelamento

Olot Meats Group: capacidade e economia de energia duas câmaras de congelamento

A Mecalux equipou as câmaras de congelamento para carne da Càrniques de Juià e Càrniques Celrà

Olot Meats Group logotipo

Mecalux equipou as duas novas câmaras de congelamento de Càrniques de Juià e Càrniques Celrà (empresas que fazem parte de Olot Meats Group) em Girona (Espanha) com estantes sobre bases móveis Movirack. Trata-se de um sistema compacto adequado para câmaras de congelamento. Suas vantagens: tirar o máximo proveito da superfície e reduzir o consumo de energia por palete, ao otimizar o volume da câmara. No total, os dois armazéns gerenciam mais de 19.500 paletes.

  • Ficha técnica
  • Baixar PDF

Sobre a Olot Meats Group

Posicionado como um dos grupos mais potentes do setor frigorífico na Espanha, é formado por três empresas líderes: Olot Meats, Càrniques de Juià e Càrniques Celrà. As três empresas contam com modernas instalações em Girona e uma equipe de 1.200 profissionais que se encarrega de controlar todos os processos (desde a chegada dos animais ao estabelecimento até a entrega da carne ao cliente final).

Desde que iniciou suas atividades em 1987, a Olot Meats Group ampliou sua rede comercial a uma velocidade frenética. Além da Espanha, tem escritórios na França e Rússia e distribui seus produtos em mais de 100 países da União Europeia, Ásia e Estados Unidos.

Duas câmaras de congelamento

A logística constitui uma das atividades primordiais e mais exigentes desse grupo frigorífico. Em seu setor é primordial fazer um controle muito rigoroso de todos os processos para garantir a qualidade da carne e manter suas propriedades nutricionais. Por isso, a empresa deve armazenar os produtos em perfeitas condições e garantir que a distribuição dos pedidos seja efetuada de forma completamente segura e sem erros.

No entanto, a empresa necessitava de mais espaço para seus produtos devido ao aumento da produção registrado nos últimos anos. “Tínhamos um déficit de capacidade de armazenamento, precisávamos guardar um maior número de produtos”, afirma Xavier Roca, diretor-geral da Càrniques Celrà e Càrniques de Juià.

Para resolver tal situação, o grupo frigorífico implementou dois novos armazéns que operam a uma temperatura controlada de -28º C: um de 3.712 m2 para a Càrniques Celrà e outro de 2.958 m2 para a Càrniques de Juià. Os dois armazéns, por sua vez, foram divididos em diferentes câmaras de congelamento (o da Càrniques Celrà em quatro e o da Càrniques de Juià em três). Nessas câmaras se armazena toda a mercadoria proveniente da fábrica, sendo distribuídos entre 800 e 1.000 paletes por dia a clientes localizados em todo o mundo.

A empresa entrou em contato com a Mecalux no momento de equipá-los porque, conforme indica seu diretor-geral, “valorizamos a experiência que esta multinacional possui no setor e a qualidade de seus sistemas de armazenagem”.

Uma mesma solução

Depois de analisar as necessidades, a Mecalux propôs instalar a mesma solução em ambos os armazéns: estantes sobre bases móveis Movirack. O motivo dessa decisão é que se trata de um sistema compacto que aproveita muito bem os metros quadrados disponíveis para depositar o maior número de paletes. De acordo com Xavier Roca, “além de ganharmos capacidade de armazenamento, também aumentamos a produção”.

As estantes Movirack costumam ser muito utilizadas em câmaras de congelamento tal como as dessas duas empresas frigoríficas, pois reduzem significativamente o consumo de energia para gerar frio graças à sua excelente distribuição entre os paletes.

As estantes medem 12,5 m de altura — divididas entre cinco e sete níveis — e são colocadas sobre bases móveis que se deslocam lateralmente de forma autônoma. Em conjunto, as quatro câmaras da Cárnicas Celrà têm capacidade para receber 10.380 paletes, enquanto as três da Càrniques de Juià permitem depositar 9.126 paletes. Em ambos os armazéns são gerenciados ao redor de 20 referências diferentes.

Apesar de ser um sistema compacto, a solução também oferece acesso direto à mercadoria. Ao abrir um corredor de trabalho, se tem acesso às localizações onde é necessário extrair ou depositar a mercadoria facilitando a gestão do estoque.

O que mais nos chamou a atenção foi a qualidade e o bom funcionamento das estantes”, destaca Xavier Roca. Para abrir o corredor de trabalho o operador emite a ordem através de rádio controle. O movimento das estantes é totalmente seguro, pois estão dotadas de elementos de translação, equipamentos eletrônicos e dos seguintes dispositivos de segurança:

  • Barreiras externas. Sua função consiste em parar o movimento das estantes quando um equipamento entra no corredor.
  • Barreiras internas. Detectam a presença de objetos no corredor de trabalho que impediriam o correto funcionamento do sistema.
  • Botões de emergência. Evitam o deslocamento das estantes diante de qualquer incidente.
  • Células fotoelétricas de proximidade. Garantem uma parada suave e segura.

Xavier Roca – Diretor-Geral da Càrniques Celrà e Càrniques de Juià
Estamos muito satisfeitos com os dois armazéns equipados pela Mecalux porque a montagem das estantes Movirack foi efetuada durante os prazos estabelecidos. Além disso, os operadores se adaptaram muito bem e, consequentemente, temos operações mais eficientes e um controle exaustivo da mercadoria”.

Mais capacidade para uma maior produção

Ao inaugurar o novo armazém, tanto a Càrniques Celrà quanto a Càrniques de Juià ampliaram sua capacidade de armazenamento podendo acomodar todos os seus produtos. As estantes sobre bases móveis Movirack instaladas pela Mecalux ajudaram a conseguir tal objetivo sem necessidade de ocupar mais superfície.

Constituem também uma solução perfeita para armazenar produtos perecíveis congelados, uma vez que limita o gasto de energia e se adapta às diferentes dimensões, rotatividades e características dos produtos. As duas empresas estão em um processo de expansão sem precedentes, situando-se atualmente entre as seis primeiras empresas frigoríficas espanholas em faturamento. Por isso, decidiram contar com um armazém eficiente para ajudá-los a continuar crescendo e atendendo seus clientes a todo o momento.

Benefícios para a Olot Meats Group

  • Aproveitar ao máximo o espaço disponível: as estantes Movirack maximizam a capacidade de armazenamento das câmaras de congelamento da Càrniques Celrà e Càrniques de Juià, chegando à cifra total de 19.506 paletes.
  • Sistema seguro: o armazém foi equipado com sistemas de segurança que garantem um uso seguro e eficaz das estantes sobre bases móveis.
  • Economia de custos: as estantes Movirack ajudam a reduzir significativamente o consumo de energia para gerar frio.
Câmara de congelamento de Càrniques Celrà
Superfície: 3.712 m2
N.º de câmaras de congelamento: 4
Capacidade de armazenamento: 10.380 paletes
N.º de referências: 20–25
Dimensões dos paletes: 800/1.000 x 1.200 mm
Peso máx. dos paletes: 1.300 kg
Altura das estantes: 12,5 m

Produtos neste projeto

Fale com um especialista