A Mecalux otimiza o armazém da Kleen-Tex na Polônia

A Mecalux otimiza o armazém da Kleen-Tex na Polônia

Estantes para paletes e uma plataforma da Mecalux no armazém da Kleen-Tex

Kleen-Tex logo

A Kleen-Tex, um dos fabricantes de tapete líder no mundo, renovou seu armazém da área de produção em Suchedniów (Polônia) com estantes convencionais e uma plataforma de dois níveis. Esse armazém envia para a fábrica os fios necessários para que os tapetes sejam produzidos, assim como armazena os produtos acabados, prontos para serem distribuídos.

  • Ficha técnica
  • Baixar PDF

Sobre a Kleen-Tex

A Kleen-Tex, empresa que fabrica tapetes, nasceu em 1967 em LaGrange, no estado da Geórgia (Estados Unidos). Inicialmente, fornecia seus tapetes unicamente para lavanderias. Mas hoje em dia, além das lavanderias, seus clientes são empresas de serviços têxteis e qualquer um que deseje aproveitar os benefícios de seus tapetes da melhor qualidade.

O sucesso da Kleen-Tex baseia-se na inovação e na adaptação da demanda de mercado. Sua expansão internacional ocorreu na década dos 70 com o lançamento dos primeiros tapetes captadores de sujeira e revestidos com borracha. Atualmente possui três delegações na Europa (Áustria, Polônia e Reino Unido) e no Brasil, Japão, Tailândia e África do Sul.

O armazém da Polônia

Na cidade de Suchedniów (ao sul da Polônia) fica a maior fábrica de tapetes da empresa. O armazém da área de produção tem duas funções: enviar para a fábrica os fios necessários para elaborar os tapetes e receber os produtos finalizados para serem distribuídos aos clientes. Com o objetivo de otimizar os fluxos e os processos de armazenamento, a Mecalux propôs a instalação de duas soluções diferentes neste mesmo espaço: estantes para paletes e uma plataforma.

Estantes para paletes

O armazém é composto por quatro corredores de 22 m de comprimento, com estantes de profundidade simples em ambos os lados.

Como se trata de estantes de profundidade simples, o acesso aos produtos é feito de forma direta, algo que facilita a introdução e retirada da mercadoria em suas localizações correspondentes, assim como a preparação de pedidos. Essas estantes são perfeitas para a Kleen-Tex, uma vez que podem armazenar paletes de peso e volume variáveis. De forma geral, são armazenados 440 paletes de 800 x 1.200 mm ou 330 paletes de 1.000 x 1.200 mm, além de produtos volumosos sobre paletes de 1.000 x 1.500 mm.

Devido às grandes dimensões do centro foi aberta uma passagem inferior que cruza transversalmente as estantes e favorece o fluxo de movimento dos operadores, ao mesmo tempo que cumpre a função de saída de emergência.

Os níveis que ficam por cima dispõem de uma tela eletrossoldada para evitar a queda acidental de materiais.

A plataforma

A Mecalux instalou uma plataforma de dois níveis que interliga o armazém à fábrica. De fato, em cada uma das fábricas há máquinas que distribuem os fios diretamente para a área de produção.

No piso superior também são armazenados os fios em paletes. A partir do solo os operadores colocam os paletes na parte de cima com a ajuda de empilhadeiras elevadoras. Para fazê-lo com absoluta segurança, foi instalada uma barreira basculante.

Benefícios para a Kleen-Tex

  • Maior produtividade: as estantes de profundidade simples facilitam o manuseio das cargas e agilizam as tarefas de armazenamento e a preparação de pedidos.
  • Sistema versátil: as estantes convencionais podem armazenar uma grande variedade de produtos de diferentes dimensões e pesos.
  • Aproveitamento do espaço: a plataforma aumentou a capacidade de armazenamento, assim como foram instaladas máquinas que fornecem fios à fábrica.
Centro de distribuição de Kleen-Tex
Capacidade de armazenamento: 630 paletes
Dimensões dos paletes: 800 x 1.200 / 1.000 x 1.200 / 1.000 x 1.500 mm
Peso máx. dos paletes: 1.000 kg
Comprimento das estantes: 22 m
Altura das estantes: 4,5 m
Altura da plataforma: 22 m
Comprimento da plataforma: 3,2 m
Lunghezza del soppalco: 32,4 m
Largura da plataforma: 13 m
Carga permitida: 600 kg/m2

Produtos neste projeto

Fale com um especialista