Logística em expansão para uma empresa líder de varejo

Logística em expansão para uma empresa líder de varejo

Pacomartinez agilizou a preparação de pedidos para as lojas que possui por toda a Espanha

Logística em expansão para uma empresa líder de varejo

Pacomartinez, empresa distribuidora de bolsas, malas e acessórios de moda, centralizou toda a sua logística graças à abertura de um novo armazém em Valência (Espanha). Mecalux forneceu uma solução abrangente que inclui estantes de paletes e o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS. A digitalização das operações ajudou a empresa a fornecer um melhor serviço aos clientes e aumentar suas perspectivas de crescimento futuro. Com isso, ganhou agilidade e segurança em todos os processos.

Varejista líder de artigos de viagem

Pacomartinez é uma empresa espanhola que distribui bolsas, malas e acessórios de moda. Compromisso, colaboração, melhoria contínua, criatividade, inovação, transparência e fidelidade são as marcas desta empresa, que conta com mais de cem lojas físicas entre Espanha e Portugal.

Desde a sua criação em 1958, a empresa não parou de crescer para se tornar uma das principais redes de acessórios do mercado espanhol. Todos os dias, uma multidão de clientes vem a Pacomartinez para encontrar os produtos de que precisam em sua ampla, única e diferenciada oferta.

A expansão da Pacomartinez tem sido possível graças à inovação e ao compromisso com a melhoria constante que a empresa pratica. Seguindo essa linha, recentemente embarcou em um processo inédito de transformação de sua logística que teve como objetivo prestar um serviço mais ágil e eficiente.

A transformação consistiu em centralizar toda a sua logística em um único armazém de 4.000 m² em Albuixech (Comunidade Valenciana, Espanha). David Valero, sócio e técnico de melhoria contínua da Pacomartinez, conta-nos sobre o objetivo deste projeto: “Antes tínhamos quatro armazéns espalhados pelo município valenciano de Pedreguer, dois principais e dois auxiliares, o que não era muito eficaz para o nosso negócio e nos obrigou a fazer inúmeras transferências entre as diferentes instalações para preparar e expedir pedidos. Isso exigia mais pessoal, envolvia tempo excessivo e gerava um elevado risco de cometer erros”.

A mudança para um novo armazém (onde também está localizada a sede da empresa) foi uma grande melhoria para Pacomartinez. Nas palavras de David Valero: “agora reunimos todas as mercadorias no mesmo espaço, portanto, otimizamos a área dedicada ao armazenamento e ao trabalho dos operadores. Destacar que o armazém está localizado num importante polo de comunicação, o que facilita a distribuição dos produtos a todas as nossas lojas”.

Para equipar este armazém, a empresa voltou a contatar a Mecalux “devido à sua experiência anterior nos nossos armazéns anteriores”, afirma David Valero. A Mecalux não só instalou estantes nos seus outros armazéns, mas também o sistema de Gerenciamento Easy WMS para controlar as mercadorias com maior precisão. “Comparando as diferentes propostas, a da Mecalux foi a mais sólida, a que ofereceu mais garantias e o menor prazo de entrega”, acrescenta.

O armazém é composto por estantes de paletes e estantes compactas com uma capacidade total de armazenamento de 4.968 paletes. “Escolhemos estes dois sistemas de armazenamento porque já os utilizávamos em outro de nossos armazéns. Portanto, os operadores já sabiam trabalhar com eles e conhecíamos suas peculiaridades e vantagens”, afirma David Valero.

Competitividade na cadeia de suprimentos

Inicialmente, muito antes de mudar para o novo armazém para Albuixech, a Pacomartinez tinha o seu próprio sistema de gestão empresarial, o ERP da ICG Software e, com o Easy WMS da Mecalux, organizava as operações de todos os seus armazéns. No entanto, conforme o negócio se expandia e o volume de pedidos aumentava, a empresa percebeu que precisava atualizar o gerenciamento de logística.

Depois de analisar detalhadamente os diferentes sistemas de gerenciamento de armazém (WMS) existentes no mercado, decidiu instalar a nova versão do Easy WMS no seu novo armazém, uma vez que conseguiu dirigir e otimizar todos os processos, desde a chegada da mercadoria, passando por sua localização nas estantes e preparação dos pedidos, até o carregamento no caminhão de distribuição. “Fomos claros porque o Easy WMS é um WMS muito intuitivo e não exige a instalação de nenhum programa no computador, basta fazer o login para verificar o estado do nosso armazém”, afirma o sócio e técnico de melhoria contínua.

O Easy WMS realiza um acompanhamento muito rigoroso das 2.000 referências Pacomartinez desde a sua entrada no armazém até a sua expedição, tendo informação detalhada sobre tudo o que se passa no armazém. Como se faz? Em primeiro lugar, atribuindo uma localização a cada produto de acordo com suas dimensões e nível de demanda. Para fazer isso, ele incorpora regras e algoritmos parametrizáveis que permitem que tomar as decisões que contribuem para alcançar um desempenho superior. Em segundo lugar, orientar os operadores em todos os momentos e indicar os movimentos a fazer, o que minimiza qualquer possibilidade de erro.

Para aproveitar ao máximo o potencial do armazém, o Easy WMS é integrado ao ERP ICG da Pacomartinez, essencial para ter sempre a mercadoria à disposição e evitar rupturas de estoque.

“Ao inaugurar este armazém, levantamos um novo requisito: queríamos que o Easy WMS fosse integrado com as diferentes agências de transporte com as quais trabalhamos, favorecendo assim a troca de informações entre o armazém e os transportadores” diz David Valero. A equipe técnica da Mecalux não hesitou: o Software para gestão da expedição logística iria proporcionar-lhes aquilo que procuravam.

É uma extensão do Easy WMS que informa as agências de transporte sobre a quantidade, peso e volume das embalagens, antes que elas venham buscá-las no armazém. A agência, por sua vez, envia os dados ao WMS para gerar as etiquetas e o código de rastreamento.

Organização correta para operações eficientes

O armazém está dividido em cinco áreas (uma para pedidos online e quatro para lojas), o que facilita o trabalho dos operadores realizando as tarefas de armazenamento e preparação de pedidos com produtos das mais diversas categorias: bolsas e bolsas para homem, marroquinaria e acessórios, jogo de malas e malas de cabine.

Em cada uma destas áreas, a mercadoria é organizada com base em diferentes critérios. Segundo David Valero, “na área de malas e malas de cabine, por serem produtos que comercializamos muito, priorizamos o rodízio, enquanto nas demais classificamos os produtos por coleção”.

Os operadores, através de terminais de radiofrequência, identificam cada artigo assim que chega ao armazém. Todos eles são etiquetados com um código de barras que só devem ser lidos com o terminal para que o WMS possa decidir de forma inteligente onde depositá-lo. O WMS toma esta decisão de acordo com o tipo de produto em questão, sua coleção e rotatividade.

É assim que os pedidos são preparados

Todos os dias são preparados e expedidos entre 100 e 150 pedidos, atingindo picos de 200 pedidos diários, que vão para as lojas físicas (cem entre Espanha e Portugal). A previsão é que esse número ultrapasse 300 conforme as perspectivas de crescimento da empresa se concretizem. Cada pedido é geralmente composto por um número de linhas altamente variável, pois, variam de acordo com o tipo de produto (um mínimo de 50 linhas e um máximo de 1.000 linhas).

A preparação dos pedidos é executada por áreas. Desta forma, os operadores trabalham apenas na área atribuída, preparando até quatro pedidos por vez. David Valero descreve a operação: “os operadores percorrem uma área do armazém com uma empilhadeira sobre o qual colocam quatro caixas; cada um deles corresponde a um pedido ou loja. O WMS indica o local exato para onde devém ir, os produtos que devem extrair e a quantidade que devem coletar”. Graças a este controle, ganhou agilidade e minimizou possíveis erros.

Cada área de trabalho tem suas peculiaridades na preparação de pedidos. Na área de acessórios, por exemplo, são utilizadas caixas menores porque, obviamente, os artigos são menores. “Além disso, não ultrapassam os 12 kg para facilitar o trabalho do pessoal da loja, que posteriormente deve manusear essas caixas”, acrescenta Valero.

Software para gestão da expedição logística: expedições sob controle

Uma vez finalizados os pedidos, os operadores os movem diretamente para a área de expedições. Isso é seguido pelo Software para gestão da expedição logística, o módulo Easy WMS projetado especificamente para controlar as expedições.

Esta extensão do WMS sabe com antecedência qual agência de transporte distribuirá cada pedido e imprimirá uma etiqueta personalizada para cada um deles. Esta etiqueta inclui o destino e o código de rastreamento (mais conhecido como tracking number) usado por clientes ou lojas para saber a localização exata de seus pedidos.

O Software para gestão da expedição logística também gera toda a documentação necessária para as transportadoras (fatura comercial, seguro de transporte, número de caixas a coletar, destino, etc.). “Garantir um fluxo automático de informações entre o almoxarifado e as transportadoras são um grande avanço para nós. Com Software para gestão da expedição logística, podemos especificar os horários em que as agências virão fazer a coleta dos pedidos e, antes que cheguem, as transportadoras já possuem em seu sistema todas as informações necessárias para concluir a entrega com sucesso”, comemora David Valero.

Os pedidos são preparados com um dia de antecedência. À tarde, os pedidos são agrupados na área de expedição para que os operadores possam verificar que não ocorreram erros. O Software para gestão da expedição logística então cria uma lista de pedidos e notifica a agência de transporte. No dia seguinte, a transportadora só precisa retirar os volumes e continuar com a rota de entrega.

Incorporando um único módulo, o armazém da Pacomartinez foi integrado às cinco transportadoras que distribuem os pedidos: SEUR, DHL, Dascher, DB Schenker e caminhão próprio de entrega.

Logística em uma mala

Pacomartinez centralizou toda a sua logística em um novo armazém de 4.000 m² em Albuixech (Valência) de onde abastece as cem lojas que possui entre Espanha e Portugal.

Pacomartinez implementou o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux, encarregado de proporcionar um controle preciso de todos os processos que decorrem no armazém, desde a recepção à expedição.

Com a ajuda do Software para gestão da expedição logística em particular, a empresa aumentou suas expedições enquanto reduzia custos e alcançava controle total sobre o estoque e expedições.

Estamos muito satisfeitos com o Easy WMS da Mecalux porque é um Sistema de Gerenciamento de Armazém muito intuitivo. Graças ao módulo Software para gestão da expedição logística, também nos comunicamos automaticamente com as diferentes agências de transporte que distribuem nossos pedidos. Podemos especificar os horários em que as agências virão para recolher os pedidos e, antes da sua chegada, as transportadoras já têm em seu sistema todas as informações necessárias para concluir a entrega com sucesso. Com isso, ganhamos em velocidade, segurança e precisão nas expedições.

David Valero, Sócio e técnico de melhoria contínua na Pacomartinez

Beneficios para Pacomartinez

  • Gerenciamento em um mesmo armazém: Pacomartinez centralizou toda a sua logística num armazém onde abastece os pedidos das lojas e franquias que possui em Espanha e Portugal.
  • Preparação de pedidos organizada e eficiente: Easy WMS envia instruções claras e detalhadas aos operadores para preparar entre 100 e 150 pedidos diários mais rapidamente.
  • Comunicação automática com agências de transporte: Software para gestão da expedição logística direciona as expedições e se comunica com as agências de transporte automaticamente.

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento