O produtor de farinha Paulic Meunerie automatiza seu armazém

O produtor de farinha Paulic Meunerie automatiza seu armazém

Paulic Meunerie triplica o ritmo de produção e automatiza sua logística para enfrentar a expansão dos negócios.

Paulic Meunerie

Paulic Meunerie automatiza sua cadeia de suprimentos para enfrentar o aumento do ritmo de produção de farinha de trigo dos últimos anos. A empresa implementou o Easy WMS para controlar a rastreabilidade da mercadoria em tempo real e saber a localização exata de cada artigo.

Paulic Meunerie: quatro gerações no negócio da família

Paulic Meunerie é um renomado produtor de farinha de trigo e trigo sarraceno da Bretanha, a região mais ao noroeste da França. Fundada em 1957 sob o nome Minoterie Paulic, a empresa atende às necessidades de profissionais da indústria de panificação, creperia e alimentos na França e no exterior há quatro gerações.

  • Ano de fundação: 1957
  • Nº de moinhos: 3
  • Produção total: 306 toneladas/dia de trigo e trigo sarraceno

 

DESAFIOS

  • Robotizar o armazenamento do produto acabado.
  • Conectar o armazém automatizado com a saída das linhas de produção.
  • Controlar a rastreabilidade do estoque em tempo real.

SOLUÇÕES

  • Armazém automático para paletes.
  • Transportadores automáticos de paletes.
  • Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux.

BENEFÍCIOS

  • Movimento constante de mercadorias graças à robotização.
  • Armazenamento automático de 200 toneladas de trigo por dia.
  • Eficiência para absorver uma taxa de produção que triplicou.

"A inovação, a pesquisa e a tecnologia está em nosso DNA e isso faz a diferença.” É assim que o retumbante Jean Paulic, presidente e CEO de Paulic Meunerie, mostra. A companhia produz diariamente mais de 200 toneladas de farinha de trigo e trigo sarraceno para abastecer mais de 700 clientes. Nos últimos cinco anos, a empresa investiu mais de 12 milhões de euros para se tornar, no início de 2020, a primeira empresa de tecnologia agrícola a ser cotada na bolsa pan-europeia Euronext. Durante o primeiro semestre de 2022, a Paulic Meunerie faturou 7,6 milhões de euros, 53% a mais que no ano anterior.

Situado no centro da Bretanha, nossas fábricas se beneficiam de uma posição estratégica para chegar aos clientes mais rápido. Nossa prioridade é fornecer trigo aos agricultores bretões. Hoje, mais de 70% da nossa farinha vem do trigo bretão. Esta localização permite-nos estar o mais próximo possível dos nossos clientes para os abastecer rapidamente. A proximidade permite-nos produzir e comercializar farinha, 100% local, enquanto reduz o impacto ambiental da nossa atividade”, afirma Paulic.

Desde 2020, a produção da fábrica triplicou. Para enfrentar a esta taxa de crescimento com eficiência, a empresa foi viu a necessidade de modernizar o principal centro de produção. Nas instalações de Paulic Meunerie, foram instaladas cinco máquinas ensacadoras dedicadas ao acondicionamento de embalagens de 25 kg de farinha de trigo, farinhas especiais e farinha de trigo sarraceno, além de pequenas embalagens de 1 kg de farinha de trigo e trigo sarraceno. Uma nova área de armazenamento também foi habilitada na fábrica, equipada com um sistema automático que conecta com as linhas de embalagem. Um software de gerenciamento controla a rastreabilidade dos produtos, fazendo um acompanhamento preciso de todos os movimentos da mercadoria.

Qual foi a solução instalada pela Mecalux? Um armazém automático de paletes onde são armazenados os produtos acabados, transportadores automáticos que conectam o armazém com as linhas de produção e o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS.

Logística robotizada

O novo armazém automático Paulic Meunerie está localizado em uma área estratégica que facilita a entrada e saída de mercadorias: próximo às linhas de produção e às docas. Além disso, graças à robotização, a empresa conseguiu um fluxo constante de mercadorias.

Com altura de 19 m e um corredor de 35 m, nas estantes são armazenados 864 paletes com produto acabado. Os paletes chegam ao armazém, vindos da produção com a ajuda de transportadores. Uma vez lá, um transelevador de bicoluna dotado de garfos telescópicos coleta os produtos e os deposita na localização correspondente. As estantes foram personalizadas para acomodar paletes de dois tamanhos diferentes.

Para a expedição da mercadoria, Mecalux instalou um canal de transportadores por gravidade de 15 m de comprimento ao lado do armazém automático. Ali, são colocados os paletes que o software de gerenciamento ordenou para, aguardando aos operadores os movem para a área das docas.

Rastreabilidade em tempo real

“A planta de produção Moulin du Gouret possui um sistema de rastreabilidade muito eficiente. O Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux nos permite conhecer em tempo real os estoques e fluxos de materiais, comenta Paulic.

Para controlar o estoque em tempo real, no posto de inspeção de entrada no início do circuito de transportadores, a etiqueta de código de barras em cada palete é lida automaticamente. Assim verificamos se o palete corresponde ao que o software de gerenciamento empresarial (ERP) de Paulic Meunerie notificou previamente. Também é verificado que as dimensões e o estado dos paletes cumprem os requisitos para poder ser armazenado.

A integração do Easy WMS com o ERP Paulic Meunerie é essencial para que ambos os sistemas possam trocar informações e dados sobre o estado do armazém e as necessidades do negócio, como, por exemplo, os artigos que vão chegar ou os pedidos que um cliente solicitou e que devem ser expedidos com a maior brevidade que possível.

Para atribuir uma localização a cada palete, o Easy WMS faz uma série de cálculos que consideram o número de espaços vazios, a referência e o nível de demanda. É quando a robotização intervém e, através de transportadores e transelevador, os paletes são movidos automaticamente para a localização correspondente.

Uma vez que os paletes são armazenados, o software de gerenciamento pode saber o status de toda a mercadoria em tempo real e informar o ERP de Paulic Meunerie. Ao expedir os paletes, o ERP notifica novamente o software da Mecalux sobre os artigos que precisa para que o Easy WMS gerencie a ordem de extração com base na rota de transporte do pedido solicitado.

Logística com futuro

Graças à automação, Paulic Meunerie tem uma cadeia de suprimentos flexível, preparado para enfrentar os desafios futuros. "Nossa planta de produção está equipada com tecnologia de ponta para responder aos desafios da indústria alimentícia atual, além de oferecer um serviço ágil a todos os clientes, tanto em França como no exterior. Estamos preparados para absorver o forte crescimento do nosso negócio", acrescenta o presidente da empresa.

Estamos muito satisfeitos com as características oferecidas pelo armazém automático da Mecalux. Nosso compromisso com a tecnologia nos permite ter uma cadeia de suprimentos flexível, escalável e segura.

Jean PaulicPresidente e CEO da Paulic Meunerie

Fale com um especialista