Pfeifer: tecnologia para uma logística 3PL em expansão

Pfeifer: tecnologia para uma logística 3PL em expansão

Easy WMS tem a capacidade de se adaptar às mudanças no armazém da Pfeifer

Pfeifer: tecnologia para uma logística 3PL em expansão

O operador logístico Pfeifer pisou no acelerador. A empresa, dedicada à logística 3PL, cresceu 40% durante 2020 e está imersa em um ritmo de expansão sem precedentes. Para reforçar suas perspectivas futuras, Pfeifer digitalizou seu armazém em Nazarje (Eslovênia) com o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux. O software proporciona controle absoluto das 3.700 referências de diferentes clientes e envia instruções precisas aos operadores sobre como executar cada tarefa.

Pfeifer foi fundada na Eslovênia no início dos anos 70. Com mais de 100 colaboradores e 10.000 m² de área de armazenamento, a empresa oferece serviços de logística e transporte para todos os tipos de empresas.

Na região eslovena de Nazarje, a empresa possui um de seus maiores armazéns, de 2.300 m², onde armazena todos os produtos de seus clientes.

Um dos problemas que Pfeifer enfrenta no seu dia a dia é como gerenciar o crescente volume de produtos, mantendo a velocidade nas entregas. O armazém armazena 6.500 paletes com 3.700 referências de diferentes características, rotatividade e requisitos de armazenamento.

Um novo sistema de gerenciamento de armazém

"Quando o ritmo de produção dos clientes aumentou, percebemos que tínhamos dificuldade em lidar com o aumento da demanda. O software de gerenciamento que tínhamos para organizar as operações do nosso armazém ficou obsoleto", diz Franci Pfeifer, responsável de Logística da empresa.

A empresa decidiu ativar o processo para buscar um sistema de gerenciamento de armazém mais moderno, que reorganizasse e otimizasse as operações do armazém. "Recorremos a Špica porque é uma sociedade tecnológica que desfruta de uma excelente reputação na Eslovênia. São profissionais muito responsivos, flexíveis e especialistas em soluções modernas para a cadeia de suprimentos", explica Pfeifer.

Špica analisou as necessidades da Pfeifer e concluiu que o operador 3PL precisava de sistema de gerenciamento flexível o suficiente para se adaptar rapidamente às mudanças no mercado. Špica tinha uma solução em mente: Easy WMS, o Sistema de Gerenciamento de Armazém da Mecalux.

"O que mais gostamos nessa solução é sua adaptabilidade às mudanças no armazém, como o aumento da demanda, por exemplo. Também nos interessamos pelo fato de ser intuitivo e fácil de usar. Os novos operadores de armazéns precisam de treinamento mínimo para poder trabalhar com essa ferramenta", afirma Pfeifer.

Organização eficiente das operações

Easy WMS gerencia todos os processos de armazém de Pfeifer. "O software da Mecalux oferece um controle muito rigoroso e eficaz de todas as operações do armazém. Usamos o Easy WMS para monitorar e otimizar processos como recepções, estoques ou expedições", diz o responsável da Logística.

Easy WMS rastreia absolutamente a mercadoria desde a chegada até ser expedida. "O software nos proporcionou total visibilidade em nossas ações em tempo real", acrescenta Pfeifer. Easy WMS controla a rastreabilidade da mercadoria, sabendo exatamente onde cada palete está localizado e os processos que teve que superar antes de ser expedido. Ao ter todos esses dados no sistema de gerenciamento, a Pfeifer pode comunicar o status de seus produtos aos seus clientes.

Os operadores trabalham com terminais de radiofrequência que recebem instruções detalhadas do Easy WMS, como o corredor para ir ou a localização onde colocar ou remover paletes. Desta forma, eles podem completar suas tarefas mais rápido e sem cometer um erro.

Como o software da Mecalux monitora todas as operações no armazém de Pfeifer?

  • Recepções: O armazém recebe 400 paletes diariamente dos clientes. Os operadores identificam cada um dos artigos (lendo o código de barras com seu terminal de radiofrequência) para que o Easy WMS lhes atribua uma localização.
  • Armazenamento: Easy WMS usa algoritmos e regras parametráveis para atribuir uma localização a cada palete considerando o cliente ao qual pertence, suas características e nível de demanda. Os operadores então movem as paletes para a localização correspondente.
  • Preparação do pedido: A maioria dos paletes são expedidos sem ter que ser divididos; apenas 15% do estoque é enviado em quantidades menores. Para esses casos, o Easy WMS informa aos operadores onde localizar os artigos e qual quantidade remover do palete. Estes produtos são então etiquetados antes de serem introduzidos no caminhão de entrega.
  • Expedições: Os paletes a serem enviados, cerca de 400 por dia para cliente sna Eslovênia e em toda a Europa, são direcionadas para a área de pré-carga, onde são agrupados de acordo com o pedido, o cliente e a rota de transporte. Finalmente, o Easy WMS gera um conhecimento de ebarque para o transportador especificando quais paletes incluem a entrega.

Software para uma logística em expansão

Pfeifer está crescendo em um ritmo rápido. Cada vez mais empresas na Eslovênia e em toda a Europa estão solicitando os serviços deste operador 3PL por seu profissionalismo, rapidez e segurança no gerenciamento de seus artigos.

A empresa digitalizou seu armazém em Nazarje com um único objetivo: reforçar suas perspectivas de expansão futura. "Apesar das dificuldades da pandemia coronavírus, no ano passado nosso negócio aumentou 40%. Em 2021 esperamos crescer 50% em relação ao ano anterior", diz o responsável de Logística da empresa.

Pfeifer tem um futuro promissor pela frente, com projetos muito interessantes, como a expansão de sua sede corporativa ou a abertura de mais armazéns na região eslovena da Savínia. Se há uma coisa que a Pfeifer tem claro, é que a tecnologia vai acompanhá-la em todos os seus projetos. Com o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS, a empresa alcançou uma cadeia de suprimentos eficiente capaz de responder às necessidades de seus clientes sem margem de erro.

Špica propôs a Easy WMS como uma solução com futuro para o nosso negócio. O recurso que mais gostamos neste software é sua flexibilidade e adaptabilidade aos nossos negócios. Também destacamos sua interface fácil de usar. Com a ajuda da Easy WMS, a visibilidade das ações em tempo real é total.

Franci Pfeifer, Responsável de Logística da Pfeifer

Benefícios para Pfeifer

  • Rastreabilidade total: Easy WMS rastreia as 3.700 referências armazenadas desde o momento em que chegam ao armazém até que sejam expedidas para serem entregues aos clientes.
  • Solução flexível: Easy WMS é um software capaz de se adaptar às particularidades e requisitos do negócio. Pfeifer instalou-o em seu armazém em Nazarje, de modo a continuar digitalizando seus futuros armazéns.
  • Software intuitivo: o sistema de gerenciamento se destaca por sua interface muito fácil de usar e por ser muito intuitivo. O sistema envia instruções aos operadores sobre como executar cada tarefa de forma rápida e sem equívocos.

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento