A marca de sapatos Pikolinos renova seu armazém para lidar com o e-commerce

A marca de sapatos Pikolinos renova seu armazém para lidar com o e-commerce

Os sapatos Pikolinos são armazenados em estantes para picking com passarelas da Mecalux

A marca de sapatos Pikolinos renova seu armazém para lidar com o e-commerce

Pikolinos, uma das marcas de calçado mais reconhecidas do mercado, equipou seu armazém em Elche (Espanha) com estantes para picking com passarelas que formam quatro pisos para gerenciar mais de meio milhão de caixas de sapatos. A instalação se destina à preparação de pedidos, tanto vendidos pela Internet quanto em algum dos milhares de pontos de venda que distribuem seus sapatos

Sobre a Pikolinos

É uma popular marca de sapatos que nasceu em 1984. Atualmente, tem uma equipe formada por mais de 500 pessoas que trabalham desenvolvendo novos designs da melhor qualidade.

Os sapatos da Pikolinos são elaborados seguindo três valores: originalidade, naturalidade e autenticidade. Podem ser comprados em qualquer uma das mais de 4.000 lojas físicas que a empresa tem em 65 países do mundo, assim como em seu site.

Estantes com passarelas

A Mecalux equipou o centro logístico da Pikolinos em Elche com um bloco de estantes para picking e, sobre elas, se apoiam corredores elevados formando um total de quatro pisos. A vantagem dessa solução é que ao aproveitar toda a altura do armazém se multiplicou por quatro a superfície útil de armazenamento. Dessa forma, se obtém uma maior capacidade de armazenamento.

O projeto do armazém foi efetuado considerando sua principal operação: a preparação de pedidos. Para potencializar o picking era necessário dispor da maior capacidade de armazenamento possível para evitar interrupções no serviço e agilizar o trabalho dos operadores.

Em relação à capacidade, com as estantes para picking a empresa agora pode depositar até 632.230 caixas de sapatos. Quanto à agilidade, o acesso direto aos produtos que as estantes proporcionam favorece o manuseio das caixas, o que implica uma maior rapidez na hora de preparar os pedidos.

O armazém está setorizado de tal forma que em cada piso são depositados produtos determinados. Uma boa distribuição das caixas de sapatos é essencial para agilizar o picking, pois assim os operadores sabem a qual área do armazém devem dirigir-se no momento de fazer seu trabalho. Portanto, os modelos mais solicitados são depositados no piso térreo ou nas localizações mais acessíveis, ficando no piso superior os produtos de menor rotatividade.

A boa organização do trabalho também é decisiva. Cada um dos níveis do armazém tem atribuído um número específico de operadores, que pode variar em função da demanda e da quantidade de pedidos pendentes de preparar. Com esse sistema, muitos operadores podem preparar vários pedidos simultaneamente.

Os operadores percorrem os corredores coletando os produtos que compõem cada pedido diretamente das prateleiras. Seguem o método de agrupamento de pedidos, que consiste em preparar vários pedidos simultaneamente durante o mesmo percurso.

A reposição é realizada nos horários de pouco movimento, ou seja, quando há um menor número de pedidos para preparar. Os operadores, com a ajuda de empilhadeiras, depositam os paletes do solo em cada piso. Em uma das laterais de cada nível, foi colocada uma porta ou guarda-corpo basculante para garantir a segurança dos operadores.

Armazém preparado para lidar com o desafio ‘e-commerce’

A Pikolinos comercializa seus sapatos da melhor qualidade a um preço competitivo. Para isso, é imprescindível minimizar os custos logísticos.

O auge do e-commerce representa um grande desafio para essas empresas: múltiplos pedidos formados por poucas linhas e entregas no menor tempo possível. Com a ajuda da Mecalux, a Pikolinos implementou um sistema de preparação de pedidos ágil, ajudando a proporcionar um serviço mais eficiente para os clientes que compram através de sua loja online.

Benefícios para a Pikolinos

  • Multiplicar a superfície útil de armazenamento: as estantes com passarelas aproveitam a altura do armazém para armazenar o maior número de caixas possível (632.230 no total).
  • A setorização é a solução: cada piso corresponde a um setor, com produtos determinados e um número de operadores que pode variar em função da demanda.
  • Excelente gestão da mercadoria: as estantes oferecem acesso direto, algo indispensável para facilitar a preparação de pedidos.
Armazém da Pikolinos
Capacidade de armazenamento: 632.230 caixas de sapatos
Peso máx. das caixas de sapatos: 2 kg

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento