Samaniego atualiza Easy WMS para uma versão Enterprise

Samaniego atualiza Easy WMS para uma versão Enterprise

A versão Enterprise do Easy WMS trouxe uma coleta de pedidos mais rápida

Samaniego atualiza Easy WMS para uma versão Enterprise

A empresa especializada em saúde animal Samaniego renovou a gestão de seu armazém em Logroño (Espanha). A empresa atualizou o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux para a versão Enterprise, a fim de lidar com o aumento das vendas alcançado nos últimos anos e, por sua vez, melhorar a preparação de pedidos de sua loja online. Com essa WMS, a empresa pode realizar rastreabilidade de todas as suas referências em estoque, algo indispensável ao trabalhar com medicamentos.

Evolução e digitalização

Fundada em 1988, a Samaniego está engajada na comercialização de produtos para clínicas veterinárias e hospitais. A empresa trabalha com os principais laboratórios de saúde animal para oferecer medicamentos eficazes adaptados às necessidades de cada animal de estimação.

Em Logroño (Espanha), Samaniego possui um armazém de 2.000 m2 onde administra 9.000 itens dos mais variados, desde material cirúrgico até produtos zoossanitários e alimentos. Está dividido em três áreas:

  • Área a temperatura ambiente. Nesta área, a maior parte dos alimentos e medicamentos depositados são de grande rotatividade. Os biocidas também são armazenados em uma área isolada.
  • Área a temperatura refrigerada (entre 2 e 8 ºC). Aqui são armazenados medicamentos que, pelas suas características, devem permanecer a temperatura controlada para manter as suas propriedades.
  •  Armazém vertical. Está destinado a produtos de pequenas dimensões e de baixa e alta rotatividade. O Easy WMS está perfeitamente integrado com este sistema de armazenamento, pelo que não só conhece o estoque disponível, mas também organiza o trabalho dos operadores armazenando produtos ou preparando pedidos.

Esta instalação representa perfeitamente o espírito empreendedor e evolutivo que permeia a empresa. Desde a sua criação, já passou por várias renovações como propósito de se adaptar às mudanças do negócio.

O gerente do armazém, David Garcia, explica que, inicialmente, toda a gestão de mercadorias foi feita de cor e sem o suporte de qualquer software. "Os operadores sabiam, mais ou menos, onde cada item estava localizado. O armazém estava organizado com base em laboratórios, então todos os itens do mesmo laboratório foram depositados em uma única estante",diz.

No entanto, esta forma de trabalho causou erros, especialmente com o aumento do número de referências e pedidos. A empresa precisava de um sistema muito mais eficaz para realizar as tarefas de armazenar e preparar pedidos.

Ao implementar o ERP SAP, a empresa conseguiu definir os localizações das estantes. Segundo David García, "foi uma grande mudança para nós porque ter um local designado para cada produto serviu como guia na preparação dos pedidos. O que realmente precisávamos, no entanto, era um sistema que melhorasse o trabalho dos operadores e com o qual pudéssemos controlar as mercadorias com precisão".

A empresa estava procurando software especificamente focado na gestão operacional do armazém e, por isto, decidiu instalar um sistema de gestão de armazéns (WMS). Ao contrário de um ERP, este software fornece controle abrangente de todos os produtos e recursos de uma instalação logística, além de monitorar o trabalho que os operadores fazem para obter melhores resultados. O WMS controla e otimiza todas as operações de armazém, desde recebimentos e localizações até preparação e expedição de pedidos.

Depois de comparar diferentes opções, Samaniego decidiu pelo Easy WMS da Mecalux porque, nas palavras do gerente do armazém, "ele nos transmitiu muita confiança, tanto suas características quanto o suporte incluído na implementação. Não só é um bom WMS, mas também há um bom trabalho de desenvolvimento e manutenção por trás disto". Para realizar este projeto, a empresa contou com o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico de La Rioja (ADER).

A instalação do Easy WMS permitiu uma melhor organização do armazém. Como resultado, Samaniego tornou sua logística mais flexível e aumentou o desempenho operacional. Agora, você tem a capacidade de prestar um serviço mais satisfatório aos seus clientes.

Uma das peculiaridades do Mecalux WMS é sua capacidade de integração com qualquer ERP. Na verdade, Easy WMS possui uma interface de comunicação padrão certificada pela SAP que permite uma fácil integração com este ERP e que os dois sistemas troquem dados e informações essenciais para uma gestão mais eficiente do armazém.

Por que implementar um WMS se eu já tenho um ERP?

Qualquer empresa que queira realizar uma gestão eficiente e avançada de seu armazém implementa um WMS pelas seguintes razões:

  • Grau de especialização. O WMS é particularmente focada na gestão de um armazém e fornece um controle de estoque muito mais rigoroso do que um ERP.
  • Gestão de estoque. Utiliza algoritmos para organizar o número de localizações disponíveis com base em critérios de eficiência e otimização.
  • Rastreabilidade total. Registra todos os processos que cada item passou durante a cadeia de suprimentos.
  • Otimização de processos. O WMS direciona e otimiza todas as operações do armazém. Envia instruções claras e precisas aos operadores sobre como desenvolver diferentes processos de forma rápida e segura.
  • Monitoramento das operações. Este sistema analisa e registra todas as atividades que ocorrem no armazém. Com a ajuda de KPI, os gerentes de armazém podem tomar decisões de melhoria.
  • Preparação rápida de pedidos. O WMS indica os produtos incluídos em cada pedido, ao mesmo tempo que define uma rota ideal para acelerar a preparação do pedido e reduzir os movimentos do operador.
  • Integração flexível. O software de armazéns integra-se com sistemas de assistência de picking (terminais de radiofrequência, dispositivos pick-to-light e put-to-light, entre outros) e quaisquer outros elementos robóticos.
  • Sistema escalável. Suas funcionalidades podem ser modificadas para se adaptar às mudanças de mercado e se adaptar às particularidades de cada setor (e-commerce, varejo, alimentação, química...).

Easy WMS e rastreabilidade

"Entre todas as vantagens do Easy WMS, destacaria, sobretudo, o controle e a rastreabilidade do produto”, diz David Garcia. "A rastreabilidade é fundamental para o nosso negócio à medida que comercializamos medicamentos. Por exemplo, vamos imaginar que ocorre um alerta de saúde que força um determinado lote a ser removido do mercado. Se não o retirássemos rapidamente, as consequências seriam devastadoras",acrescenta.

A rastreabilidade é uma ferramenta que permite à Samaniego identificar e manter um controle rigoroso das características dos produtos (desde seus componentes até a embalagem utilizada) e todas as fases que deve superar até que seja entregue ao cliente.

Easy WMS rastreia a mercadoria a partir do momento em que entra no armazém. Todos os dias cerca de 30 paletes chegam com medicamentos de diferentes laboratórios da Espanha, assim como alimentos da Espanha, Dinamarca e Holanda. Quando os operadores, com a ajuda de terminais de radiofrequência, identificam cada produto, o Easy WMS conhece todas as informações sobre o produto em questão (volume, peso, data de validade, localização, rotação, etc.).

Em seguida, atribui uma localização levando em conta suas características e nível de demanda. Desta forma, o Easy WMS pode fazer o inventário em tempo real e saber onde cada produto está a qualquer momento.

O controle eficiente das mercadorias teve impacto nas outras operações do armazém. "Com o Easy WMS, não só sabemos onde cada item está localizado o tempo todo, mas também fazemos uma reposição muito mais eficaz",diz o gerente do armazém.

Quando o nível mínimo estabelecido de estoque é atingido, a Easy WMS comunica-o ao ERP SAP da Samaniego para que mais medicamentos sejam solicitados aos fornecedores. É assim que o armazém sempre tem os bens mínimos para atender às necessidades dos clientes e os intervalos de estoque são evitados.

Atualizamos o Easy WMS para poder lidar com o aumento das vendas e renovar a estratégia de preparação de pedidos. Trabalhamos com a Easy WMS há anos e estamos muito satisfeitos com seus resultados; é um avanço saber a localização exata de cada produto e rastreabilidade de controle.

David Garcia, Gerente de armazém samaniego

Preparando pedidos 'online'

Uma das mudanças mais ambiciosas que a empresa enfrentou nos últimos anos é o lançamento de sua loja online. Através do site da Samaniego, clínicas veterinárias e lojas especializadas podem fazer seus pedidos e receber os produtos no menor tempo possível.

Este projeto tem sido um sucesso retumbante. Nas palavras de David García, "a porcentagem de vendas online está crescendo muito, aproximadamente 60% dos pedidos que preparamos no armazém são solicitados através da web".

No entanto, a entrada no mundo online também exigiu um esforço excessivo para a logística da empresa, basicamente porque um número maior de pedidos tinha que ser preparado em um tempo menor.

Diante desta situação, Samaniego se decidiu atualizar o Easy WMS, passando do Pro para a Enterprise para se adaptar a todas essas mudanças. "Estávamos convencidos de que isso nos ajudaria a lidar com o aumento do volume de vendas", diz David Garcia.

A versão Enterprise da Mecalux foi desenvolvida especificamente para armazéns com operações complexas que precisam personalizar as funcionalidades do WMS, como é o caso da Samaniego. Com essa solução, o software pode se adaptar a futuras mudanças que podem ocorrer no armazém e acompanhar a empresa em seus projetos de expansão.

A nova versão do Easy WMS foi para melhorar a operação principal do armazém: preparação de pedidos. "O WMS divide os pedidos para que sejam preparados separadamente nas diferentes áreas do armazém", explicao gerente do armazém. O WMS envia ordens de serviço em sincronia com os operadores que trabalham em qualquer área do armazém para percorrer a área designada com um carrinho de coleta de referências apontadas pela Easy WMS através de um terminal de radiofrequência.

Como resultado, a preparação de pedidos mais rápida e segura foi alcançada. Você passou de preparar 144 pedidos por dia (com uma média de 750 linhas no total) para 217 pedidos que consistem em um total de 1.500 linhas em um único turno de trabalho.

Uma vez que as ordens são concluídas, elas são transferidas diretamente para a área de transporte. "Trabalhamos com várias agências de transporte e cada doca é designada uma agência específica. O Easy WMS sabe qual agência vai distribuir cada pedido, então informa ao operador com antecedência qual doca será enviada", diz David García.

Logística confiável

Samaniego é uma empresa com uma grande vocação de serviço. Sua prioridade é fornecer medicamentos e alimentos às clínicas veterinárias sempre que precisarem. Para isso, você deve ter uma logística avançada e prestar atenção especial à preparação do pedido.

A versão Enterprise do Easy WMS trouxe uma preparação mais rápida do pedido. Seguindo suas instruções, os operadores podem se concentrar em completar o maior número possível de pedidos no menor tempo possível. Como resultado, a empresa aumentou o número de pedidos que são preparados no armazém, especialmente os do site e que atualmente respondem por 60% do total de pedidos.

Benefícios para Samaniego

  • Salto para o e-commerce: a versão Enterprise do Easy WMS ajuda a Samaniego a preparar um número maior de pedidos diários, a partir de seu site, em um tempo menor.
  • Rastreabilidade de estoque: o Easy WMS rastreia os movimentos de qualquer uma das 9.000 referências alojadas no armazém com muita precisão.
  • Integração ERP: a Mecalux WMS está integrada com o Samaniego ERP SAP para aumentar a produtividade do armazém.

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento