Sportisimo: armazém otimizado com estantes para paletes e para picking

Sportisimo: armazém otimizado com estantes para paletes e para picking

As soluções de armazenamento garantem um processo de preparação de pedidos altamente produtivo.

Sportisimo: armazém otimizado com estantes para paletes e para picking

Sportisimo, distribuidor tcheco de artigos esportivos, equipou seu armazém localizado em Rudná, perto de Praga, com estantes para paletes e estantes de picking. As soluções de armazenamento projetadas e instaladas pela Mecalux permitem armazenar mais de 35.000 paletes e otimizar o processo de preparação de pedidos.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Estantes para paletes
    Capacidade de armazenamento: 35.879 paletes
    Dimensões da palete: 800 x 1200 mm
    Peso máximo por palete: 500 kg
    Altura das estantes: 8,5 m
    Estantes para cargas leves M3
    Altura da estante: 2 m
    Número de níveis de armazenamento: 4
    Carga máxima por nível da estante: 120 kg
  • Baixar PDF

Sobre a empresa Sportisimo

Sportisimo é uma empresa tcheca que comercializa equipamentos esportivos: roupas, calçados, equipamentos e acessórios. Iniciou a sua atividade em 1999 e, ao longo dos anos, a empresa tem vindo a reforçar a sua posição na República Tcheca, onde conta atualmente com mais de 100 pontos de venda. Nos últimos anos, expandiu sua atividade a outros países, abrindo lojas na Eslováquia, Romênia e Polônia.

Sportisimo também vende online desde 2008, sendo a primeira rede de lojas de artigos esportivos da República Tcheca a oferecer este tipo de serviço. A otimização do processo de preparação de pedidos, tanto para lojas físicas como para usuários online, de forma a se adaptar ao omnichannel foi a principal razão pela qual a Sportisimo confiou na Mecalux para equipar seu armazém Rudná.

Maior eficiência do processo

O espaço reservado para armazenamento foi dividido em cinco áreas. Por seu turno, a eficiência logística foi aumentada com a instalação de dois sistemas de armazenamento que se adaptam às mercadorias dos vários tamanhos e rotatividades com as que Sportisimo trabalha: estantes para paletes e estantes para picking M3.

Além de poder hospedar todo tipo de mercadoria, as duas soluções são capazes de agilizar a preparação de pedidos tanto para lojas físicas quanto para usuários online.

Quatro áreas com estantes para paletes

A área principal do armazém Sportisimo é composta por quatro áreas fisicamente separadas. Cada uma delas foi equipada com 26 corredores de estantes para paletes. Medindo 78 m de comprimento e 8,5 m de altura, as estantes oferecem uma capacidade total de armazenamento de 35.879 paletes de 800 x 1.200 mm com peso máximo unitário de até 500 kg.

Em uma parte importante dos níveis inferiores das estantes para paletes, foram colocadas estantes gradeadas para poder preparar pedidos com referências de menor tamanho. Por sua vez, os corredores de trabalho foram ajustados às dimensões dos equipamentos de manuseio utilizados. Desta forma, os operadores podem se mover pelo armazém com total segurança, tanto com empilhadeiras quanto com máquinas de preparadoras de pedidos.

Igualmente, nas duas áreas centrais de cada setor foi montada uma passagem inferior que atravessa as estantes transversalmente e otimiza os movimentos dos operadores. O primeiro nível acima da passagem é protegido com painéis de tela eletrossoldada que garantem a estabilidade das cargas e evitam a queda dos materiais. As estantes são dotadas de proteções que absorvem eventuais impactos das empilhadeiras e preservam a integridade da estrutura.

O armazém possui docas de carga em ambos os lados das estantes, o que aumenta a eficiência no fluxo de mercadoria e agiliza seu recebimento, carregamento e expedição.

Área de preparação de pedidos: estantes M3

Em um armazém adjunto, há um mezanino de quatro andares onde a preparação de pedidos é realizada em estantes de picking M3. Toda a estrutura permite otimizar a altura do edifício e multiplicar por quatro a área útil de armazenamento.

Em cada andar, 38 alinhamentos de estantes foram dispostos para picking com quatro níveis. Eles possuem 2 m de altura e um comprimento máximo de cerca de 13,5 m. Cada prateleira de armazenamento pode suportar até 120 kg.

Os operadores se movem entre os corredores utilizando um terminal de radiofrequência ao preparar pedidos. Os pedidos são então movidos para o nível inferior por transportadores com o propósito de realizar a classificação, embalagem e envio aos clientes ou lojas físicas.

Benefícios para Sportisimo:

  • Ótima capacidade de armazenamento: as estantes instaladas permitem à Sportisimo armazenar 35.879 paletes.
  • Picking eficiente: as soluções de armazenamento garantem um processo de picking de pedidos altamente produtivo.
  • Agilidade nas operações: o acesso direto à carga melhora o gerenciamento de referências e acelera a preparação de pedidos.
Estantes para paletes
Capacidade de armazenamento: 35.879 paletes
Dimensões da palete: 800 x 1200 mm
Peso máximo por palete: 500 kg
Altura das estantes: 8,5 m

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento