O armazém automático da Steris destinado à esterilização de produtos

O armazém automático da Steris destinado à esterilização de produtos

No armazém da Steris são esterilizados produtos de empresas do setor farmacêutico e da saúde

O armazém automático da Steris destinado à esterilização de produtos

A esterilização é um processo que elimina a carga microbiana de um produto deixando-o livre de qualquer tipo de micro-organismo. Steris, empresa especializada na esterilização de produtos médicos, farmacêuticos e cosméticos, automatizou um de seus novos centros de distribuição na cidade de Chusclan (França) visando melhorar a qualidade de seu serviço.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Armazém automático da Steris
    Capacidade de armazenamento: 1.000 paletes
    Dimensões dos paletes: 1.140 x 1.360 x 2.100 mm
    Peso máx. dos paletes: 1.200 kg
    Altura das estantes: 15,5 m
    Comprimento das estantes: 54 m
    Nº de transelevadores: 2
  • Baixar PDF

Presença em mais de cem países

Fundada em 1985 como Innovative Medical Technologies na cidade de Ohio, a empresa dedicada à esterilização de produtos passou a ser denominada Steris em 1987. Atualmente tem sedes na China, França, Países Baixos, Reino Unido, Alemanha e Suíça.

Na França, a Steris possuía apenas um centro de distribuição em Marselha mas, segundo Kévin Chautemps, responsável pela manutenção da empresa, “não dispúnhamos da capacidade de armazenamento suficiente para poder aumentar nossa produção anual.

Por isso, recentemente inaugurou um segundo armazém em Chusclan, ao sul da França onde são processados os pedidos de empresas do setor farmacêutico, cosmético e da saúde.

Automatização: tudo são vantagens

A Steris entendeu que para oferecer um melhor atendimento aos clientes deveria renovar todos os seus processos produtivos, incluída a logística. Portanto, apostou na simplificação e automatização das operações de seus centros.

A automatização lhe proporcionou muitos benefícios, tais como uma maior produtividade, redução dos custos operacionais e um perfeito controle da mercadoria.

A Mecalux equipou o centro de distribuição de 4.140 m2 em Chusclan com um armazém automático onde são depositados mais de 1.000 paletes. “Com esta instalação, duplicamos a capacidade de armazenamento inicial para poder enfrentar nossas perspectivas de crescimento e atender a demanda dos clientes”, explica Kévin Chautemps.

O armazém tem dois pisos (o superior para as saídas e o inferior para as entradas), sendo composto por dois corredores de 54 m de comprimento com estantes de profundidade simples e 15,5 m de altura em ambos os lados. Foi reservado um espaço para que futuramente se instale mais um corredor.

As operações realizadas no armazém prescindem dos processos manuais. “Tínhamos muito bem definido que precisávamos de uma solução automática para responder com a maior agilidade possível aos nossos clientes”, especifica o gerente de manutenção da Steris.

Diariamente são recebidos 180 paletes de clientes provenientes de todo o mundo (sobretudo da França, Itália e Alemanha). Em seguida, os transportadores encarregam-se de transferi-los para o corredor correspondente e um transelevador os deposita em sua localização.

A automatização das tarefas de armazenamento e a implementação do Easy WMS, o sistema de gestão de armazéns da Mecalux, favoreceram um controle mais exaustivo e em tempo real da mercadoria. O SGA distribui os paletes nas localizações em função de suas características e rotatividade. Além disso, também se encarrega de organizar o recebimento, o envio dos paletes para a área de esterilização e sua posterior expedição.

A radiação ionizante

O centro da Steris é muito mais do que um armazém para introduzir, depositar, gerenciar e expedir a mercadoria, uma vez que a esterilização também ocorre. No piso inferior do armazém há um circuito de transportadores que se encarrega de transferir os paletes para uma área onde é realizado este processo.

Com a finalidade de eliminar os microorganismos dos produtos esta área é de acesso restrito e os operadores não têm acesso a ela. Conforme Kévin Chautemps, “a instalação completamente automática fornecida pela Mecalux nos permite garantir uma maior efetividade no armazenamento e no movimento dos produtos.”

Kévin Chautemps - Responsável pela manutenção da Steris
A Steris tem uma excelente relação com a Mecalux. Desde o primeiro contato, entenderam a importância que damos à segurança no processo de esterilização da mercadoria. Além disso, a solução automática instalada nos permitiu duplicar a capacidade de armazenamento inicial”.

Benefícios para a Steris

  • Controle da mercadoria: o armazém automático e o SGA da Mecalux favoreceram a supervisão em tempo real dos produtos, algo essencial ao tratar-se de produtos esterilizados para hospitais ou farmácias.
  • Máxima segurança possível: a automatização não necessita de operadores para manusear a mercadoria, por isso o processo de esterilização pode ser efetuado com plenas garantias e sem erros.
  • Operação ágil: os transelevadores e transportadores encaminham a mercadoria para sua localização correspondente com muita rapidez e durante 24 horas por dia.
Armazém automático da Steris
Capacidade de armazenamento: 1.000 paletes
Dimensões dos paletes: 1.140 x 1.360 x 2.100 mm
Peso máx. dos paletes: 1.200 kg
Altura das estantes: 15,5 m
Comprimento das estantes: 54 m
Nº de transelevadores: 2

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento