Armazém automático para caixas de reposição de máquinas agrícolas Symta-Pièces

Armazém automático para caixas de reposição de máquinas agrícolas Symta-Pièces

Até 3.000 caixas no novo armazém automático para caixas da Symta-Pièces na França

Symta-Pièces logo

Um armazém automático de caixas é muito mais do que uma solução destinada a armazenar produtos de pequenas dimensões. Para a distribuidora francesa de peças de reposição para tratores e maquinaria agrícola Symta-Pièces, também significou um grande avanço em sua cadeia de suprimentos. A empresa se beneficiou da automatização da entrada e saída dos produtos, o que contribuiu para agilizar a preparação e expedição dos pedidos. Para conseguir uma maior produtividade, foi implementado o Easy WMS, o Sistema de Gestão de Armazéns da Mecalux que se encarrega de dirigir todas as operações.

  • Ficha técnica
  • Baixar PDF

Tratores e colheitadeiras

A história da Symta-Pièces remonta ao início do século XX em Saint-Florent-des-Bois (França). Trata-se de uma empresa familiar que se dedica à distribuição de peças de reposição para tratores, colheitadeiras e todos os tipos de máquinas agrícolas.

Atualmente, trabalha com as marcas mais importantes do mercado e conta com um catálogo muito extenso que supera as 57.000 referências. Para resolver as necessidades de seus clientes, a empresa definiu claramente que sua logística é essencial e deve ser infalível.

Novo armazém miniload

Symta-Pièces é uma empresa que não deixou de se modernizar visando reforçar seu ritmo de crescimento. Seguindo essa linha, recentemente renovou seu centro de distribuição na cidade francesa de La Roche-sur-Yon.

Diante de sua remodelação, a empresa desejava encontrar uma solução que pudesse ajudá-la a gerenciar as referências de menores dimensões. Dominique Praud, responsável pelo armazém da Symta-Pièces, explica que: “antes, os produtos pequenos eram armazenados diretamente em paletes que, além de serem pouco práticos para os operadores, ocupavam muito espaço”.

Considerando tal aspecto, a Mecalux propôs instalar um sistema automático de caixas miniload. É um sistema de armazenagem para produtos de pequenas dimensões, projetado especificamente para facilitar a gestão automática da mercadoria e a preparação de pedidos. Dessa forma, seria possível satisfazer os dois principais requisitos da Symta-Pièces: “para nosso novo armazém, queríamos otimizar o espaço de armazenamento e agilizar as operações”, indica Dominique Praud.

A principal operação desse centro de distribuição é o picking. Diariamente, são preparados cerca de 1.000 pedidos com as peças de reposição solicitadas pelos clientes da empresa. O armazém automático de caixas, na realidade, desempenha a função de buffer, pois abastece a área de picking com os produtos de menores dimensões no momento oportuno.

Dominique Praud - Responsável pelo armazém da Symta-Pièces
“O faturamento da Symta-Pièces aumenta constantemente, por isso, era necessário aumentar a produtividade de nosso centro de distribuição. A Mecalux esteve presente quando iniciamos o projeto, pois com suas tarifas competitivas e a solução que nos propôs satisfez nossas necessidades”.

Três elementos em um

O miniload é um sistema de armazenagem automático composto por três elementos: as estantes, os equipamentos de movimentação automáticos (transelevador e transportadores) e o software de gestão de armazéns (SGA).

O armazém da Symta-Pièces é formado por um único corredor de 32 m de comprimento com estantes de profundidade dupla em ambos os lados (ou seja, uma caixa é depositada atrás da outra). As estantes medem 7 m de altura, contam com 15 níveis e, no total, oferecem uma capacidade de armazenamento para 3.000 caixas de 50 kg.

A estrutura foi adaptada para poder trabalhar com dois modelos de caixas com alturas diferentes: 240 e 420 mm. Nos níveis inferiores das estantes são depositadas as caixas menores, enquanto nos superiores as maiores.

Pelo corredor circula um transelevador miniload responsável por colocar e retirar a mercadoria de suas localizações automaticamente. O berço do transelevador é formado por uma pá e duas correias com movimento independente que coletam as caixas de um lado ou outro do corredor.

O transelevador trabalha exclusivamente dentro do corredor e deposita as caixas nos transportadores instalados na parte frontal das estantes, cumprindo assim o princípio “produto ao homem”. Segundo Dominique Praud, “graças à automatização das entradas e saídas da mercadoria, ganhamos agilidade no momento de abastecer a área de picking”..

A mercadoria foi organizada no armazém de acordo com sua rotatividade, por isso, os produtos mais solicitados são depositados nas extremidades dos corredores a fim de otimizar os movimentos do transelevador. Os artigos também são gerenciados de acordo com o princípio FIFO (first in, first out), ou seja, a primeira caixa a entrar é a primeira a sair.

Para evitar qualquer erro com a mercadoria, o armazém conta com um software de gestão eficiente. “Precisávamos saber onde foi armazenada cada caixa a qualquer momento”, indica Dominique Praud. A Mecalux implementou o Easy WMS, um SGA que dirige as operações do armazém e faz um controle muito preciso dos produtos. A rastreabilidade oferecida pelo Easy WMS é absoluta: o sistema identifica as caixas quando chegam ao armazém, o que permite saber o estado do estoque em tempo real.

Controle dos produtos

O Easy WMS da Mecalux otimizou todos os processos do armazém automático de caixas. Ao controlar cada caixa, a possibilidade de cometer erros provenientes da gestão manual foi eliminada completamente, além disso, o inventário pode ser atualizado quando for necessário.

Dominique Praud afirma que “o Easy WMS gerencia as localizações e as entradas e saídas do armazém automático de caixas”. Controlar o estoque é algo indispensável para conseguir um melhor desempenho do armazém. O sistema organiza as caixas visando otimizar os movimentos do transelevador e, sobretudo, abastecer a área de preparação de pedidos do centro de distribuição com a máxima rapidez possível.

O SGA estabelece comunicação com o ERP Navision da Symta-Pièces para coordenar as necessidades do centro de distribuição com as operações do armazém automático de caixas. “O Easy WMS interage perfeitamente com nosso ERP, ao qual proporciona informações sobre o estado do estoque”, indica Dominique Praud.

Gestão mais eficiente

O armazém automático de caixas foi completamente integrado no centro de distribuição da Symta-Pièces. Além de aproveitar toda a superfície disponível acomodando 3.000 caixas, também exerce as funções de armazenar produtos de pequenas dimensões e abastecer a área destinada à preparação de pedidos com esse tipo de mercadoria.

O miniload é um sistema “produto ao homem”, portanto o operador não tem que se deslocar pelo armazém, pois o transelevador e os transportadores são os encarregados de movimentar as caixas requisitadas. Essa solução, ao ser totalmente automática, contribuiu para melhorar os recursos da cadeia de suprimentos da Symta-Pièces.

Benefícios para a Symta-Pièces

  • Economiza espaço: o armazém automático de caixas é formado por um único corredor de 32 m de comprimento com estantes de 7 m de altura que acomodam 3.000 caixas de 50 kg.
  • Aumento da produtividade: a automatização das entradas e saídas permite abastecer a área de picking do centro de distribuição sem demora.
  • Atualização contínua do inventário: o Sistema de Gestão de Armazéns Easy WMS da Mecalux faz um controle muito rigoroso do estoque em tempo real.
Armazém automático de caixas
Capacidade de armazenamento: 3.000 caixas
Dimensões das caixas: 356 x 556 x 240 / 420 mm
Peso máx. das caixas: 50 kg
Altura das estantes: 7 m
Comprimento das estantes: 32 m

Fale com um especialista