Verlhac: operação automática em capacidade total

Verlhac: operação automática em capacidade total

O operador 3PL Verlhac automatiza sua logística com o sistema Pallet Shuttle com transelevador

Verlhac Logistique

O operador 3PL Verlhac robotizou o seu armazém em Cahors, no sul da França, com o sistema Pallet Shuttle com transelevador e o gerenciamento do Easy WMS. Com 1.024 m² de superfície, Verlhac gerencia os produtos de um de seus principais clientes: ANL Packaging, fabricante de embalagens plásticas termoformadas.

  • Imagens
  • Sistema Pallet Shuttle com transelevador no armazém Verlhac
    O armazém automático da Verlhac tem espaço para armazenar 2.240 paletes
  • Ficha técnica
  • Baixar PDF

Verlhac Logistique: logística sob medida

Verlhac Logistique é um operador 3PL que fornece serviços de armazenagem e transporte para empresas de todos os setores industriais. A empresa possui 33.800 m² em França, dedicados à armazenagem e onde administra os produtos de seus clientes.

  • Ano de fundação: 1957
  • Nº de armazéns: 5
  • Área total de armazenamento: 33.800 m²
  • Nº de colaboradores: 70
 

DESAFIO

  • Construir um armazém automático em um espaço reduzido e com uma altura limitada.
  • Instalar uma solução que agilizasse a movimentação de mercadoria.
  • Implementar um software capaz de rastrear o estoque em tempo real.

SOLUÇÕES

  • Estantes colocadas em poço de 2 metros de profundidade.
  • Sistema Pallet Shuttle automático com transelevador.
  • Sistema Easy WMS da Mecalux.

BENEFÍCIOS

  • Movimento constante de mercadoria graças à robotização.
  • Otimização de espaço: 2.240 paletes em 900 m².
  • Controle do estado de 140 referências em tempo real.

 

Como otimizar a altura de um armazém quando certas dimensões não podem ser ultrapassadas? O operador 3PL Verlhac respondeu a este desafio logístico com a colaboração da Mecalux. A empresa inaugurou um armazém de 1.024 m² em Cahors, no sul da França, onde administra os produtos de um de seus principais clientes: ANL Packaging, fabricante de embalagens plásticas termoformadas.

Durante a fase de montagem e enquanto a Verlhac Logistique procurava a melhor solução de armazenamento para resolver as suas necessidades logísticas, encontrou um problema: o armazém está muito perto de um campo de aviação e as dimensões do edifício não podiam ultrapassar os 10 metros de altura. A proposta da Mecalux foi engenhosa e eficiente. “Ele colocou o armazém em um poço de 2 metros de profundidade para atingir a capacidade de armazenamento de que precisávamos, respeitando as normas de altura do prédio”, afirma Michel Verlhac, presidente da Verlhac Logistique.

Nos últimos anos, a ANL Packaging aumentou seu ritmo de produção. Diante desse cenário, Michel Verlhac explica que o novo armazém teve que suportar seu crescimento: “Tínhamos que armazenar o máximo de produtos possível no menor espaço possível”. Além de otimizar espaço, as necessidades logísticas da Verlhac Logistique também incluíam ter uma solução que garantisse um mínimo de movimentos por hora porque, segundo o presidente, a empresa tinha que estar preparada para “enfrentar a chegada de mais produtos e a expedição de um número de pedidos".

Pallet Shuttle Automático: agilidade em um espaço otimizado

“Na inauguração do armazém, nossa prioridade foi absorver o aumento da produção da ANL Packaging, bem como agilizar a entrada e saída da mercadoria em tempo hábil”, afirma Michel Verlhac.

Ambas as empresas trabalham literalmente lado a lado. A ANL Packaging inaugurou também um depósito em frente ao prédio da Verlhac Logistique para que as duas instalações possam coordenar e agilizar a distribuição da mercadoria. Para ambos os projetos, as empresas utilizaram o mesmo sistema de armazenamento da Mecalux: o Pallet Shuttle automático.

“A Mecalux nos propôs o sistema Pallet Shuttle automático com transelevador porque esta solução aproveita a superfície disponível sem perder dinamismo no fluxo de mercadoria”, acrescenta o presidente da Verlhac Logistique. Este sistema é totalmente automático. O carro motorizado se encarrega de movimentar os paletes dentro dos canais de armazenamento com total autonomia. Ao longo do corredor de armazenamento, um transelevador bicoluna executa os movimentos desde as posições de entrada e saída do armazém para qualquer canal de armazenamento, seguindo sempre as indicações do software Mecalux.

O armazém automático, equipado com dois blocos de estantes de 10 metros de altura, oferece uma capacidade de armazenamento de 2.240 paletes em aproximadamente 900 m². Da mesma forma, as localizações foram customizadas para poder armazenar duas medidas de paletes de no máximo 1.000 kg para cada um.

“Estamos satisfeitos com o sistema automático Pallet Shuttle. Graças a esta solução, 100% robotizada, ganhamos agilidade, precisão e segurança nas tarefas de armazenamento dos produtos dos nossos clientes”, comenta Michel Verlhac.

Gestão mais eficiente

A Verlhac Logistique também instalou o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux para controlar o estoque em tempo real dentro do armazém automático. “Queríamos um programa que monitorasse a movimentação dos produtos e também direcionasse as operações que são realizadas em nosso armazém automatizado”, explica o presidente.

O software da Mecalux identifica cada produto quando chega ao armazém automático. Para isso, o posto de inspeção de entrada instalado no início do circuito de transportadores lê automaticamente a etiqueta com o código de barras em cada palete. Lá é verificado que o palete corresponde ao que o ERP (Sistema integrado de gestão empresarial) comunicou previamente e são verificados as dimensões e o estado. Em seguida, o Easy WMS faz uma série de cálculos considerando a quantidade de localizações vazias, a referência e o nível de demanda para atribuir uma localização dentro das estantes. É então que intervém a robotização e, através dos transportadores, do transelevador e do carro Pallet Shuttle, se encarregam de deslocar automaticamente a palete para a localização correspondente.

“As operações do armazém automatizado tinham que ser perfeitas, por isso era fundamental que o sistema de gerenciamento se comunicasse com o nosso ERP”, diz Michel Verlhac. Os dois sistemas foram integrados para trocar informações e dados sobre o estado do armazém e necessidades do negócio, como, por exemplo, os artigos que vão chegar ao armazém ou os pedidos que um cliente solicitou e que devem ser expedidos o mais breve possível.

Uma vez armazenados os paletes, o sistema de gerenciamento pode saber em tempo real o estado de toda a mercadoria e informar o ERP Verlhac Logistique. No momento do expedir os paletes, o ERP alerta mais uma vez o software da Mecalux dos paletes de que necessita para que possa gerenciar o pedido para os extrair com base no percurso de transporte do pedido solicitado.

Personalizado ao milímetro

O operador 3PL Verlhac Logistique beneficiou de uma solução de armazenamento personalizada da Mecalux com a qual obteve a capacidade de armazenamento de que necessita e, ao mesmo tempo, cumpre as normas estabelecidas na área relativamente à altura do edifício.

A empresa tem aproveitado a automação e compactação para modernizar sua logística e aprimorar o atendimento aos clientes. Graças à automação, Verlhac Logistique agora tem uma cadeia de suprimentos flexível preparada para enfrentar os desafios futuros.

O sistema automático Pallet Shuttle é a solução que precisávamos para otimizar o espaço e obter uma maior capacidade de armazenamento. Além disso, por ter um funcionamento totalmente automático, garantimos um fluxo constante de entradas e saídas.

Michel VerlhacPresidente da Verlhac Logistique
Pallet Shuttle automático
Capacidade de armazenamento: 2.240 paletes
Dimensões dos paletes: 800 / 1.000 x 1.200 mm
Peso máximo dos paletes: 1.000 kg
Altura das estantes: 10 m
Comprimento das estantes: 32 m

Fale com um especialista