O Sistema de Gestão de Armazéns da Mecalux no armazém da Zaloker & Zaloker

O Sistema de Gestão de Armazéns da Mecalux no armazém da Zaloker & Zaloker

Easy WMS gere produtos médicos distribuídos pela Zaloker & Zaloker como glicômetros, insulinas e neuroestimuladores

O Sistema de Gestão de Armazéns da Mecalux no armazém da Zaloker & Zaloker

Dla firm z branży medycznej posiadanie oprogramowania WMS umożliwiającego ścisłą kontrolę, a tym samym zachowanie wszystkich właściwości magazynowanych produktów, ma szczególne znaczenie. Z tego powodu słoweński dystrybutor wyrobów medycznych Zaloker & Zaloker powierzył działającemu na tamtejszym rynku partnerowi Mecaluxu, firmie Špica, wdrożenie w swoim obiekcie w Lublanie systemu zarządzania magazynem Easy WMS. Oprogramowanie to zapewni pełną identyfikowalność i bezpieczeństwo ładunków, a także wyeliminuje ryzyko pomyłek w przygotowywaniu zamówień.

Quem é a Zaloker & Zaloker?

Fundada na Eslovênia em 1993, a Zaloker & Zaloker é uma empresa que se dedica ao fornecimento de produtos médicos a hospitais, farmácias e unidades de atendimento primário. A empresa representa importantes marcas de produtos médico-hospitalares. De fato, foi a responsável por introduzir os primeiros glicômetros (instrumentos utilizados para medir a concentração de glicose no sangue) fabricados pela Bayer no mercado esloveno.

Gestão eficiente e segura de produtos médicos

Armazenar e distribuir material médico não é tão simples quanto parece. Para que os profissionais médicos tenham os artigos necessários para trabalhar, é indispensável abastecer os centros hospitalares a tempo. Para tal, as empresas fornecedoras devem planejar todos os seus processos e expedir a mercadoria com a maior rapidez possível.

Consequentemente, a Zaloker & Zaloker tinha que implementar um Sistema de Gestão de Armazéns (SGA) em suas instalações logísticas a fim de cumprir as exigentes regulamentações da indústria.

A Zaloker & Zaloker possui um centro de distribuição composto por dois armazéns e um ponto de venda. Um dos armazéns se destina à preparação de pedidos e o outro aos produtos de reserva. No total, conta com cerca de 340 referências que incluem glicômetros, bombas de insulina, material para curar feridas e lesões ou neuroestimuladores. A empresa necessitava de um SGA que otimizasse os fluxos da mercadoria e controlasse o estoque. Tinha muito bem definido que queria utilizar a mesma ferramenta para trabalhar em seus dois armazéns e em seu ponto de venda.

Špica e Mecalux: uma colaboração bem-sucedida

Presente em inúmeros países da Europa Central e Oriental, a Špica é uma empresa tecnológica especializada em soluções para a gestão da cadeia de suprimentos. Desde 1989, oferece soluções informáticas a empresas de todos os tipos do setor industrial, desde a fabricação, armazenamento, transporte até o comércio varejista.

Depois de analisar as necessidades da Zaloker & Zaloker, a Špica propôs instalar o Easy WMS, o SGA desenvolvido pela Mecalux. “A equipe da Špica nos garantiu que é um dos melhores SGA do mercado e que se adaptaria perfeitamente às particularidades de nosso negócio”, indica Matija Zaloker, chefe de contabilidade da distribuidora farmacêutica.

Entre todas as vantagens que oferece, o Easy WMS se destaca por realizar um controle muito preciso do estoque, permitindo que a Zaloker & Zaloker conheça o estado de seu inventário em tempo real (de onde provêm os produtos e onde estão armazenados). Para fazê-lo, identifica os produtos a partir do momento em que chegam ao armazém.

O Easy WMS é uma ferramenta que otimiza todas as operações do centro de distribuição da Zaloker & Zaloker:

  • Recebimento da mercadoria: Ao receber a mercadoria, os operadores identificam cada caixa com o auxílio de terminais de radiofrequência. Uma vez inseridas no sistema, o Easy WMS lhes atribui uma localização no armazém. “O SGA faz um monitoramento muito confiável das referências, lotes, números de série e datas de validade”, explica Matija Zaloker.
  • Armazenamento: Os operadores transferem as caixas para as localizações indicadas pelo Easy WMS. O sistema gera uma rota para que os operadores percorram as mínimas distâncias possíveis (tanto nas tarefas de armazenamento quanto na preparação de pedidos).
  • Preparação de pedidos: Diariamente são preparados 50 pedidos e o Easy WMS dá as indicações aos operadores sobre como fazê-lo. Informa a localização à qual devem se dirigir, os produtos a coletar e a quantidade, evitando assim possíveis erros.
  • Expedição ou envio às lojas: O Easy WMS organiza os pedidos preparados. Estes podem ser agrupados na área da expedição em função de seu destino ou podem ser enviados diretamente à loja.

Uma logística avançada

A rastreabilidade e as boas práticas são essenciais no setor da saúde. Uma empresa que distribui material médico como a Zaloker & Zaloker deve contar com um cadeia de suprimentos ágil e eficiente para atender os pacientes.

Graças ao Easy WMS, a empresa renovou seus processos logísticos registrando um aumento de 10% na produtividade. Sua utilização representou um aumento na qualidade do serviço da empresa, pois garante entregas pontuais aos clientes e sem erros.

Matija Zaloker – Chefe de contabilidade da Zaloker & Zaloker
Estamos satisfeitos com o Easy WMS da Mecalux, pois é muito fácil de usar. Pouco a pouco estamos automatizando todos os processos, o que nos permitirá tirar um maior proveito dos benefícios proporcionados pelo SGA”.

Benefícios para a Zaloker & Zaloker

  • Alta precisão: o Easy WMS dirige todas as operações do armazém, o que evita erros no momento de armazenar os produtos e localizar as referências que compõem cada pedido.
  • Gestão de material médico: o SGA está preparado para distribuir os produtos médicos com a máxima rapidez e segurança possível, satisfazendo as demandas dos pacientes.

Produtos neste projeto

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento