Haricaman moderniza as instalações de sua fábrica de farinha em Toledo

Haricaman moderniza as instalações de sua fábrica de farinha em Toledo

Haricaman implementa Easy WMS e sistema Pallet Shuttle semiautomático para gerenciar a produção de 60 milhões de sacos de farinha por ano.

Logo Haricaman

Haricaman, produtor de farinha e cereais matinais, modernizou sua logística com o software Easy WMS e o sistema Pallet Shuttle semiautomático. A solução integrada da Mecalux permite à empresa gerenciar o produto acabado de sua fábrica de farinha, onde são produzidos 60 milhões de sacos por ano.

Haricaman: produtos naturais e sem aditivos

Haricaman é uma empresa familiar que deixou de produzir e comercializar apenas farinhas para padarias e passou a estender a sua gama de produtos para se especializar também numa grande variedade de cereais, sêmolas e pão ralado. Além disso, desde 2017, fabrica e embala produtos sem glúten com o auxílio de tecnologia avançada e atendendo aos mais rígidos padrões de segurança alimentar para garantir a saúde dos consumidores.

DESAFIOS

  • Agilizar o armazenamento e expedição de produtos acabados.
  • Controlar a rastreabilidade dos sacos de farinha que saem da produção.

SOLUÇÕES

  • Sistema de Gerenciamento Armazém Easy WMS.
  • Sistema Pallet Shuttle semiautomático.

BENEFÍCIOS

  • Armazenamento e expedição semiautomática de produto acabado para sustentar a produção anual de 60 milhões de sacos de farinha.
  • Rastreabilidade completa e em tempo real de 2.000 paletes enviados aos clientes.

Haricaman, renomado produtor de farinha, decidiu se renovar e assim enfrentar o aumento de produção alcançado nos últimos anos para impulsionar o seu crescimento. A empresa, que começou a servir padarias locais, tornou-se num fabricante de referência que abastece cadeias de supermercados como Carrefour, Auchan, Alimerka ou El Corte Inglés. Atualmente, a sua principal atividade e principal motor do seu crescimento é a produção de uma vasta gama de cereais de café da manhã.

Haricaman trabalha constantemente na modernização de seus processos produtivos e logísticos, buscando eficiência nas operações e ampliando sua participação no mercado. Recentemente, a empresa inaugurou duas fábricas em Espanha equipadas com um total de quatro linhas de produção. Em particular, Toledo (Espanha), pioneira na produção de farinhas e outros produtos derivados sem glúten, possui três linhas especializadas: extrusão e coextrusão, muesli e granolas e cereais tufados. Um ano após a sua inauguração, a fábrica produz 60 milhões de sacos, entre farinha, pão ralado e cereais matinais, dos quais 20% são exportados para países como Portugal, Cuba, França e Emirados Árabes Unidos.

Para gerenciar o produto acabado, Haricaman inaugurou um armazém de 1.500 m², que lhe permite enfrentar o aumento da produção e gerenciar a mercadoria que é enviada para grandes empresas de distribuição. A empresa contatou a Mecalux para equipar o armazém com a solução de armazenamento que melhor atendesse às suas necessidades logísticas: “Precisávamos de um sistema de armazenamento que facilitasse o armazenamento e a expedição de todos os paletes que saíssem da produção e, ao mesmo tempo, controlasse a rastreabilidade das nossas referências em tempo real”, explica Nicolás Rodríguez, CEO da Haricaman.

Depois de analisar a precisão dos movimentos, o número de referências, cerca de 350 e o tipo de produto acabado que a empresa armazena, a Mecalux instalou uma solução completa composta pelos Pallet Shuttle semiautomático e o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS.

A empresa escolheu o Pallet Shuttle porque é um sistema de armazenamento compactado ideal para acomodar um elevado volume de paletes por referência. Além disso, por ter um carro motorizado, a empresa consegue carregar e descarregar mercadorias com mais rapidez. Haricaman também decidiu digitalizar a gerenciamento de armazéns com Easy WMS porque este sistema pode rastrear a mercadoria a qualquer momento. A rastreabilidade é um requisito essencial na logística alimentar.

Easy WMS foi integrado com o ERP SAP de Haricaman para transferência de dados e informações sobre os paletes que saem da produção e os pedidos que devem ser expedidos no momento certo. O resultado é maior produtividade e total segurança de que as operações do armazém atendam ao objetivo declarado: atender às necessidades do cliente.

Armazenamento semiautomático de produto acabado

“A automatização do Pallet Shuttle nos permite alcançar a produtividade necessária na hora de armazenar os paletes que saem da produção e que posteriormente enviamos aos nossos clientes”, destaca Rodríguez.

Além de aproveitar toda a superfície disponível para acomodar o maior número de produtos acabados (principalmente cereais matinais), o Pallet Shuttle semiautomático proporciona maior velocidade na hora de retirar e colocar a mercadoria de suas localizações.

No total, foram erguidos três blocos de estantes de 13 m de altura com capacidade superior para mais de 2.000 paletes. As localizações foram personalizadas para acomodar paletes europeus e americanos. “A vantagem desta solução é que, num espaço reduzido, podemos armazenar uma grande quantidade de produtos”, destaca Rodríguez. Os operadores colocam cada palete na entrada do canal e, imediatamente, o carro motorizado desloca-o automaticamente para o primeiro local livre.

O gerenciamento de mercadoria no bloco central de estantes atende ao critério FIFO (primeiro a entrar, primeiro a sair) como objetivo de garantir a perfeita rotatividade de produtos perecíveis. As estantes possuem dois corredores de trabalho: um para inserir os paletes e outro para extraí-los. A grande vantagem desta solução é que a carga e descarga de mercadorias podem ser realizadas sem interferências.

Rastreabilidade da farinha em tempo real

A rastreabilidade consiste no acompanhamento da produção, processamento e distribuição da mercadoria, desde o fornecimento da matéria-prima para fabricação até a distribuição do produto acabado ao consumidor final. “A rastreabilidade é essencial para o nosso negócio porque temos que cumprir os mais elevados padrões de segurança alimentar”, afirma Rodríguez.

Com a instalação do Easy WMS, Haricaman modernizou completamente toda a cadeia de suprimentos. Anteriormente, a empresa controlava seus produtos manualmente com a ajuda do ERP SAP, embora o risco de cometer erros fosse alto. “Precisávamos de um sistema de gerenciamento de armazéns que aumentasse a eficiência e evitasse erros derivados do gerenciamento manual”, reconhece o CEO.

Na logística atual é quase obrigatório estar equipado com ferramentas que registem informações com precisão e rapidez. Easy WMS é um sistema informático que garante um monitoramento exaustivo e em tempo real dos produtos que entram, permanecem e saem do armazém. Este sistema conhece todos os detalhes dos produtos: dimensões, lote, peso, características, data de produção ou validade e controles de inspeção pelos quais passou.

Para garantir a rastreabilidade, os produtos que saem da produção chegam embalados e etiquetados. Easy WMS os identifica através dos terminais de radiofrequência utilizados pelos operadores. Uma vez cadastrados os paletes no sistema, o software da Mecalux realiza uma série de cálculos considerando a quantidade das localizações vazias, a referência e o nível de demanda para atribuir a localização ideal para cada artigo.

Para expedir os pedidos, Easy WMS atribui uma ordem de saída a uma doca. Seguindo os pedidos do software, os operadores localizam os produtos que compõem cada pedido e os depositam na doca de carga correspondente, onde aguardam a distribuição. Ao acompanhar cada processo pelos quais os produtos passam, pode-se verificar, no armazém da Haricaman, que os erros foram reduzidos e que os pedidos são atendidos em tempo hábil.

Pallet Shuttle integrado com Easy WMS

A empresa também implementou software para controlar o sistema Pallet Shuttle. Esta é uma funcionalidade avançada do Easy WMS desenvolvida para que os operadores possam controlar o estado da mercadoria e os movimentos deste sistema de armazenamento a partir de um único dispositivo. Através de um tablet com conexão Wi-Fi e interface intuitiva, os operadores direcionam os movimentos dos carros motorizados e podem executar inúmeras funções, entre outras:

  • Especificar o número de paletes a serem inseridos ou removidos de um canal.
  • Controle o estoque contando a quantidade de paletes que estão armazenados no canal.
  • Escolher a estratégia de localização com a qual a carga será gerenciada: FIFO (o primeiro palete que entra é o primeiro a sair) ou LIFO (o último palete que entra é o primeiro a sair).
  • Compactar os paletes que estão em um canal.
  • Localizar o carro utilizando um sinal acústico e luminoso.
  • Gerenciar usuários e autorizar a equipe a usar os carros.

Com este software, Haricaman simplificou e agilizou as tarefas dos responsáveis ​​pela operação do carro motorizado. A empresa pode gerenciar tarefas do Easy WMS e controlar carros elétricos através de uma única tela.

Logística digital pronta para o futuro

Com a ajuda do Easy WMS, Haricaman pode plotar todos os seus produtos em tempo real. Beneficia também de uma logística eficiente, preparada para atender às necessidades da planta produtiva e abastecer os clientes com a maior rapidez possível.

Desde a sua fundação em 1991, a Haricaman tem recorrido à inovação e ao progresso para atingir os objetivos de qualidade, produtividade e sustentabilidade que persegue em todos os seus processos produtivos. Sua fábrica em Toledo, com capacidade para produzir 60 milhões de sacas de farinha por ano, tornou-se referência no setor graças à digitalização e automação de seus processos.

A solução integral da Mecalux, com o sistema Pallet Shuttle semiautomático e o software Easy WMS, permite-nos otimizar e agilizar o armazenamento do nosso produto acabado, enquanto temos uma rastreabilidade completa de cada uma das referências que enviamos para nossos clientes.

Nicolás RodríguezCEO de Haricaman

Fale com um especialista