A Mecalux montou para a Porcelanosa o maior armazém de cerâmicas da Europa

15 jan 2008

A Mecalux montou um armazém automático para a Porcelanosa em um impressionante edifício de 35m de altura por 260m de comprimento situado em Vila-Real (Castellón - Espanha). A instalação dispõe de uma capacidade para acomodar cinco milhões de metros quadrados de azulejos num total de 102.000 paletes.

O investimento de todo o centro logístico montado pela Mecalux para a Porcelanosa, incluindo a sua robotização e obra civil, alcançou os €19mi na primeira fase. Nesta primeira fase, foram instalados 11 transelevadores que, desde então, servem a 22 estantes de profundidade simples e foram montados diversos elementos periféricos, desde transportadores de roletes, de corrente e por gravidade a mesas giratórias, passando por lançadeiras, empilhadeiras e elevadores.

Numa segunda fase, que se concretizou recentemente, foram colocados mais quatro transelevadores e oito estantes de profundidade simples, além das respectivas cabeceiras de entrada e saída de paletes. O conjunto de armazenagem é extremadamente amplo, está formado por 30 estantes com 163m de profundidade e quase 31m de altura.

Transelevadores bicoluna
Para permitir a Porcelanosa trabalhar com uma total eficiência e segurança, a Mecalux instalou 15 potentes transelevadores bicoluna com a mesma altura das estantes, que operam em corredores de 1.750mm de largura a 180m/min e têm capacidade para elevar paletes de 1.600kg a uma velocidade de 48m/min. Todos os transelevadores dispõem de um elevador independente que permite realizar as operações de manutenção, assim como operar o transelevador em modo manual sempre com uma excelente visibilidade.

O armazém recebe cada dia 200 pedidos das áreas comerciais da empresa. Metade dos produtos fabricados são armazenados nesta instalação e que tem como destino final as lojas próprias da Porcelanosa, distribuídas por mais de 80 países em todo o mundo. Os paletes carregados com o produto que procede da fábrica, com comunicação direta com o armazém, devem atravessar um túnel subterrâneo de 300m de comprimento e 3m de profundidade dotado de um transportador e ao qual a carga é baixada através de um montacargas. No final do trajeto, a mercadoria chega a linhas automatizadas que a transportam até a cabeceira do armazém.

Pelo processo de etiquetagem e identificação, passo prévio à colocação dos paletes nos pontos de entrada, passam cerca de 1.200 unidades de carga por dia em direção ao armazém e diariamente são expedidas (texto retirado) 1.800 paletes. O armazém da Porcelanosa necessita de um trabalho ágil e eficaz e, por esta razão, foram instaladas estantes de profundidade simples que permitem uma maior velocidade nas operações de entrada e saída dos paletes. Este grande armazém conta também com vários postos de picking com quatro manipuladores pneumáticos que, graças às suas pinças, permitem ao operário agarrar facilmente a mercadoria que normalmente é muito pesada.

Sobre Mecalux
A Mecalux é um dos líderes mundiais em soluções globais de armazenagem. A sua atividade principal consiste no desenho, fabricação, comércio e prestação de serviços relacionados à estruturas metálicas, armazéns automáticos e outras soluções de armazenagem. O Grupo Mecalux dispõe atualmente de 8 centros de produção em 6 países, presença comercial direta em 16 países, 3.000 profissionais e (texto retirado) faturamento em 2006 de €531,1mi. A Mecalux conta com uma posição estratégica para o desenvolvimento de tecnologia de armazenagem automática e uma forte implantação em todos os mercados onde opera