Armazém automático para caixas e estantes para paletes da COVAP na França

19 jul 2019

A cooperativa COVAP reorganizará a distribuição de seu centro logístico em La Chaize-Le-Vicomte (França) com a colaboração da Mecalux. Nos próximos meses instalará um armazém automático para caixas miniload com o Easy WMS gerenciando toda a operação. O armazém automático completará as duas seções de 5.000 m2, as quais serão previamente equipadas com estantes para paletes.

O armazém para caixas será composto por dois corredores de 43 m de comprimento e 8 m de altura com estantes de profundidade dupla em cada lado e oferecerá capacidade para 13.224 caixas. Exatamente em uma das laterais haverá dois postos de picking para fazer a preparação de pedidos de acordo com o princípio “produto ao homem”. Atrás de cada posto serão disponibilizadas estantes para picking onde poderão ser preparados até 30 pedidos simultaneamente. Para auxiliar os operadores e aumentar a eficiência do picking, as estantes serão equipadas com dispositivos luminosos PTL (put-to-light).

A capacidade de armazenamento das estantes para paletes é de 8.500 localizações. As estantes, de 8,5 m de altura, se caracterizam por se adaptarem às dimensões das unidades de carga, inclusive dos produtos mais volumosos.

Wilfried Ferré - Diretor de Logística da COVAP
"Queríamos aumentar a produtividade e garantir a segurança durante o processo de entrada e saída dos produtos armazenados. Com a automatização agilizaremos as tarefas dos operadores durante a preparação dos pedidos. Além disso, graças à solução miniload poderemos enfrentar nosso ritmo de crescimento sem aumentar a massa salarial e, ao mesmo tempo, melhorar a ergonomia dos postos de trabalho. Nosso principal interesse foca sempre em melhorar o serviço ao cliente.”

Quem é a COVAP

Fundada em 1982, a COVAP é uma cooperativa francesa que agrupa 350 artesãos de diferentes campos: sanitário, cozinha, eletrodomésticos, aquecimento, eletricidade, etc. A COVAP faz parte de um importante grupo francês: ORCAB (Organisation des Coopératives d'Achats pour les Artisans du Bâtiment). Atualmente, tem mais de 140 empregados e um catálogo composto por mais de 300.000 referências.