Fortwenger: tradição com um doce sabor de modernidade

08 out 2021

O fabricante de doces e biscoitos de gengibre Fortwenger está modernizando o seu armazém em Gertwiller (França) com a instalação do Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux na modalidade nuvem. A empresa confia mais uma vez na Mecalux para equipar este centro logístico com soluções que ajudem a otimizar a sua cadeia de abastecimento e a reforçar as suas perspectivas de crescimento futuro.

Armazém da fabricante de biscoitos de gengibre Fortwenger na França

Até o momento, esta tradicional empresa controlava manualmente as 1.000 referências de seu estoque. Determinada a aumentar a produtividade, a empresa resolveu eliminar falhas e obter rastreabilidade exemplar com a ajuda do Easy WMS. Este software controla a rastreabilidade da mercadoria desde o momento em que chega ao armazém e organiza todas as operações, enviando instruções precisas aos operadores sobre o que fazer com cada produto.

Easy WMS foi integrado ao ERP Sage 100c de Fortwenger para transferir dados e informações para alcançar maior produtividade em todas as operações. Assim, por exemplo, o ERP comunica ao Easy WMS os pedidos a serem preparados para que este WMS organize a sua preparação e expedição imediata.

Com a modalidade SaaS (Software as a Service), os operadores Fortwenger acessam o Easy WMS através de qualquer navegador com conexão à Internet. Uma das vantagens desta solução é que os dados ficam armazenados em servidores externos com total segurança e, além disso, a empresa sempre conta com a última atualização de software.

Sistemas de armazenamento

A colaboração entre a Fortwenger e a Mecalux remonta há cinco anos, quando a Mecalux equipou o armazém deste fabricante de doces com três soluções de armazenamento diferentes:

  • Estantes para paletes. A maior parte do armazém é composta por estantes que proporcionam capacidade de armazenamento de 1.134 paletes. As estantes destacam-se pela adaptabilidade a qualquer tipo de carga, peso e volume variável, bem como pelo acesso direto que proporciona grande agilidade no gerenciamento da mercadoria e preparação dos pedidos.
  • Estantes drive-in. Foi instalado um bloco de estantes compactas drive-in, composto por um conjunto de ruas que armazenam no máximo 12 paletes de profundidade. Sua vantagem é que, em um pequeno espaço, a empresa pode depositar até 376 paletes com produtos de maior rotatividade.
  • Mezanino. O mezanino tem 3 m de altura e já duplicou a área de armazenamento. É uma plataforma segura e resistente que a Fortwenger utiliza para o armazenamento massivo de paletes.

Pronto para novos projetos

Graças a estes sistemas de armazenamento, a empresa possui um armazém bem organizado. Ao instalar o Easy WMS, também podem exercer controle estrito sobre a rastreabilidade de seus produtos e agilizar as operações. A melhoria nos tempos de preparação de pedidos e a otimização dos recursos humanos do armazém Fortwenger resultam na diminuição dos custos logísticos. Estes resultados permitirão que a Mecalux e o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS apoiem a empresa por muitos anos em seus novos projetos e crescimento futuro.

Com a instalação do Easy WMS queremos obter melhor rastreabilidade, otimizar nosso armazenamento e digitalizar operações que antes eram feitas manualmente, como, por exemplo, a transferência de arquivos aos nossos clientes.

Florent Schmitt, Assistente de Direção em Frotwenger

Duzentos anos de "savoir-faire"

Fortwenger é uma empresa familiar francesa com mais de 250 anos de tradição. Desde o seu nascimento, em 1768, fabrica e comercializa todo o tipo de doces e pães de gengibre com base em receitas artesanais com um toque de inovação que deliciam os mais novos e mais velhos.