Automatic Warehouse Studio (AWS): a Mecalux dá um novo passo para padronizar os sistemas de controle

01 mar 2017

A Mecalux lançou o Automatic Warehouse Studio (AWS), uma versão avançada do ambiente de desenvolvimento e software de controle Galileo que permite programar utilizando o padrão internacional IEC-61131-ST nos PLC das famílias SIMATIC S7-1500/1200 e Rockwell ControlLogix. Além disso, proporciona um cenário real de testes que diminuirá consideravelmente o tempo de colocação em funcionamento do projeto.

O novo produto de software da Mecalux adiciona múltiplas funcionalidades, entre as quais sobressai a possibilidade de simular o funcionamento eletromecânico de uma instalação automática completa através de um SCADA.

Esta ferramenta oferece, de forma automática, uma representação gráfica extremamente real e fidedigna do armazém em 3D. Através do simulador de AWS a integração entre o SGA, o Galileo e a parte de automatização da instalação são verificados e validados no próprio escritório, antes de instalar o programa de controle no armazém real. Quando já estiverem em atividade apenas será necessário fazer pequenos ajustes.

Por outro lado, o AWS admite uma segunda linguagem de programação padrão (além da linguagem Xana, que é propriedade da Mecalux). É possível programar através do Designer, de acordo com a norma internacional vigente IEC-61131-ST, gerando o programa de controle para que se comporte da mesma forma nos diferentes PLC.

O AWS está integrado dentro da cadeia de desenvolvimento da Mecalux. Em primeiro lugar, ao projetar o armazém, é realizada uma simulação geral em 3D através do EasyM. Posteriormente, este desenho é transferido à ferramenta EasyS onde se configura com maior precisão a instalação. A partir deste projeto – através do AWS –, é gerado um programa de controle que deve apenas ser ajustado podendo ser utilizado tanto em instalações controladas com PC quanto com PLC.