Espace des Marques: instalação remota do Easy WMS em pleno COVID-19

11 jun 2020

Durante este período de confinamento devido à crise causada pelo COVID-19, o e-commerce de roupas e calçados Espace des Marques decidiu manter seu processo de modernização e digitalização logística e instalar o Easy WMS em seu segundo armazém localizado em La Boissière- des-Landes (oeste da França).

A fim de adaptar a logística ao desenvolvimento de suas atividades, a empresa inaugurou em 2019 dois novos centros de distribuição, ambos equipados com estantes para paletes e picking com passarelas, além do Sistema de Gerenciamento Easy WMS da Mecalux.

Depois de concluir toda a implementação do primeiro armazém em setembro passado, foi planejado começar com a instalação do Easy WMS no segundo armazém de e-commerce em Espace des Marques. Nesse momento, eclodiu a crise causada pelo COVID-19, que atingiu o mundo inteiro e levou ao confinamento da população, ao fechamento de negócios não essenciais, maior segurança aos funcionários, etc.

A estratégia omnichannel de Espace des Marques permitiu reagir rapidamente e minimizar as consequências desta crise histórica. Para lidar com o aumento das vendas on-line, o Espace des Marques foi forçado a modernizar sua logística para torná-la compatível com as medidas de segurança atuais dos funcionários e respeitar o distanciamento social.

Neste contexto, e encorajados pelos excelentes resultados do Easy WMS em seu primeiro armazém, o Espace des Marques e a Mecalux decidiram continuar instalando o software completamente remota para cumprir as medidas tomadas pelo governo e proteger seus trabalhadores. Apesar das adversidades, o processo foi um desafio sem precedentes para as duas empresas, que trabalharam juntas e remotamente a 700 km de distância. Após duas semanas intensas de preparação, treinamento, testes e ajustes, os funcionários da Espace des Marques estavam prontos para usar o Easy WMS com eficiência.

Após a introdução de todo o estoque no WMS, a empresa fundiu os estoques de ambos os armazéns, que hoje somam mais de 70.000 referências. Durante o confinamento e com apenas 20 funcionários, os dois armazéns trabalharam de maneira coordenada para enviar uma média de 1.600 pedidos diários, quase o triplo do que costumavam preparar.

Desde a última segunda-feira, 11 de maio, as lojas físicas do Espace des Marques estão abertas, levando em consideração todas as medidas de segurança necessárias. Ao mesmo tempo, os centros de logística, equipados com o Easy WMS, estão voltando gradualmente ao normal.

Espace des Marques instalou o Easy WMS da Mecalux durante a crise COVID-19

Quem é Espace des Marques?

A Espace des Marques distribui roupas e calçados das principais marcas esportivas ao melhor preço online e offline. Para realizar sua atividade, a empresa possui dois objetivos bem definidos: por um lado, satisfazer seus clientes com produtos de qualidade e, por outro, oferecer-lhes o melhor serviço (entregas rápidas, facilidade de devoluções e reembolsos, etc.).