Fritel melhora seu armazém com estantes Pallet Shuttle da Mecalux

25 mai 2017

A empresa belga Fritel, especializada no desenvolvimento e produção de máquinas como fritadeiras, waffles, grills e outros aparelhos de fun cooking, assim como na distribuição de pequenos eletrodomésticos, escolheu as estantes Pallet Shuttle da Mecalux visando aproveitar ao máximo o espaço disponível para alcançar uma maior capacidade de armazenamento.

O armazém da Fritel em Hasselt, cidade situada no norte de Bélgica, é formado por três blocos de estantes de 7,5 m de altura que oferecem uma capacidade total de 2.496 paletes de 800 x 1.200 x 2.000 mm. As estantes são atendidas por três carros Pallet Shuttle.

 

Cada bloco ocupa uma superfície diferente uma vez que a profundidade dos canais varia em função do produto a armazenar. O primeiro possui 13 paletes em profundidade, o segundo 17 e o terceiro – o maior – 22. Os três blocos ocupam uma superfície de aproximadamente 1.200 m2. Os blocos de estantes dispõem de três níveis de altura e sua estrutura está adaptada para que os carros elétricos possam deslocar-se de forma autônoma pelo interior dos canais de armazenamento.

O Pallet Shuttle segue as ordens executadas pelo operador através de um tablet com conexão Wi-Fi. O funcionamento desse sistema semiautomático é simples, ágil e exige pouquíssimos movimentos: os operadores colocam o carromotorizado no canal correspondente, depositam os paletes na primeira posição das estantes e o Pallet Shuttle encarrega-se de levá-los diretamente até a primeira localização livre de forma autônoma. No momento de retirar a mercadoria é realizado o mesmo processo, mas em ordem inversa.

Através do tablet e de um software com uma interface simples e intuitiva, o operador pode efetuar as seguintes funções: selecionar o carro desejado e verificar seu estado, carregar e descarregar os canais de forma contínua, localizar os carros através de um sinal acústico e luminoso, fazer o inventário, etc.

A carga da bateria é realizada em uma estação capaz de carregar os três carros ao mesmo tempo, embora também seja possível fazê-lo de forma independente ao carro, ou seja, a bateria uma vez esgotada é extraída e substituída por outra que foi previamente carregada. Dessa forma, os carros Shuttle estarão sempre operacionais.

 

Acerca da Frittel

A Fritel nasceu em 1991 como uma empresa dedicada à produção de fritadeiras e, em apenas sete anos, converteu-se na empresa líder do setor belga, posição que atualmente ainda ocupa. Ao longo do tempo aperfeiçoou seus produtos ao mesmo tempo que começou a desenvolver e fabricar uma ampla variedade de artigos como máquinas de waffles, grills, fondues, raclettes… assim como utensílios de cozinha. Graças à agilidade oferecida pelo sistema Pallet Shuttle da Mecalux, a Fritel aumentou consideravelmente o fluxo de carga e descarga com a mínima intervenção humana, o que lhe permitiu reduzir o tempo utilizado na operação dentro do armazém.