Groupe LORCA: armazenagem automática de ferramentas agrícolas e artigos para jardinagem

22 abr 2020

A cooperativa agrícola francesa Groupe LORCA vai automatizar a gestão de seus produtos com a instalação de um novo armazém automático de caixas em seu centro de distribuição em Lemud. Entre os vários benefícios proporcionados por esta solução merecem destaque uma maior agilidade da operação e uma notável redução dos erros e custos logísticos.

O armazém terá capacidade para receber 5.712 caixas de 400 x 600 mm com dois tipos de altura (170 mm e 420 mm). Será composto por um único corredor de 34 m de comprimento com estantes de profundidade dupla de 9,6 m de altura e 22 níveis de armazenamento. Na parte frontal do armazém automático haverá um posto de preparação de pedidos, embora estes poderão ser adicionados em função das necessidades. Exatamente na parte de trás do referido posto, e visando acelerar a preparação de pedidos, serão disponibilizadas 54 localizações em estantes de picking dinâmico com dispositivos put-to-light.

A automatização permitirá que o Groupe LORCA gerencie a entrada e saída de mais de 90 caixas por hora, atingindo assim o fluxo necessário de movimentos para oferecer um serviço rápido e eficiente.

Jean-Noël Rivat - Responsável pela área de desempenho do Groupe LORCA
“Para lidar com um crescimento de 20% em nossas unidades de jardinagem, o grupo decidiu reforçar a logística esperando melhorar seu desempenho. Como temos um espaço limitado optamos pelo armazém miniload da Mecalux visando reduzir os prazos de entrega e aumentar nossa produtividade.”

600.000 toneladas anuais de cereais

Nascida em 1970, após a fusão de duas cooperativas, o Groupe LORCA conta com 500 funcionários e mais de 2.000 agricultores na qualidade de membros. A empresa é especializada no armazenamento e fornecimento de materiais e produtos relacionados à agricultura e jardinagem. Além disso, tem uma colheita média anual de 600.000 toneladas de cereais que são enviados para os principais centros de processamento localizados ao norte da Europa (França, Alemanha, Benelux, etc.) e China.