Clazamar: transporte automático em um mezanino com produtos congelados

22 set 2021

A empresa de congelados Grupo Clazamar está modernizando seu centro de distribuição em Ciudad Real (Espanha) com soluções de armazenamento da Mecalux que proporcionam maior eficiência à sua cadeia de abastecimento. A empresa acaba de instalar um mezanino que funciona a -25 ºC e é composto por três andares interligados por um sistema de transporte automático.

O novo armazém do Grupo Clazamar em Ciudad Real com produtos congelados

O mezanino tem 9 m de altura e ocupa uma área de pouco mais de 1.000 m² para cada andar. Esta solução aproveita ao máximo a altura do edifício Grupo Clazamar, triplicando assim a área útil de arrumação. Graças à maximização da superfície, a empresa aumentou a capacidade para realizar um picking massivo de produtos de grande rotatividade.

Os três andares do mezanino são interligados através de um elevador de paletes com transportadores automáticos. Seu funcionamento é muito simples: o operador apenas coloca os paletes nos transportadores e o elevador os movimenta até o nível correspondente. Com a instalação de um sistema de transporte automático, o Grupo Clazamar conseguiu minimizar o trabalho a frio dos operadores e, ao mesmo tempo, otimizar o fluxo de mercadorias entre os diferentes andares.

Peixes, mariscos e muito mais

Grupo Clazamar é uma empresa com mais de 25 anos de experiência na distribuição de produtos congelados. Possui instalações em Ciudad Real, Jaén e Toledo e atualmente conta com mais de 50.000 m³ de espaço para armazenamento e distribuição de produtos congelados. Com mais de 100 profissionais e uma frota de transporte que ultrapassa 80 caminhões frigoríficos, o Grupo Clazamar possui mais de 2.000 referências que incluem frutos-do-mar, peixes, vegetais congelados e sorvetes de qualquer sabor.