Automatização do processo logístico no armazém da IKEA Components

02 set 2019

IKEA Components, empresa dedicada à embalagem e distribuição de acessórios de móveis, automatizará totalmente os processos de seu armazém de exportação localizado em Malacky (Eslováquia).

Originalmente, o espaço tinha doze corredores com estantes para paletes gerenciadas mediante empilhadeiras. Em 2014, a Mecalux automatizou parcialmente o armazém e incorporou um circuito de transportadores e uma mesa hidráulica para fazer picking. Também instalou transelevadores trilaterais em três corredores de armazenamento para lidar com 4.500 paletes.

Os transelevadores trilaterais foram instalados mantendo as estantes existentes, requisito indispensável da IKEA Components. Estas máquinas não dispõem de uma extremidade superior, o que permite automatizar instalações com alturas inferiores a 15 metros. No caso da IKEA Components, sua montagem foi muito fácil e não obrigou a modificar a estrutura do armazém.

A área automatizada do armazém servia para depositar paletes completos provenientes da fábrica, transportá-los primeiro para a área de picking e, posteriormente, para a área de expedição. O Sistema de Gestão de Armazéns Easy WMS implementado pela Mecalux garante a eficiência de todos os processos automatizados e permite efetuar um controle rigoroso do estoque.

Em 2018, a IKEA Components continuou automatizando seus processos logísticos e eliminou as tarefas de picking. Desde então, os paletes são recebidos e distribuídos completos, sem fracionar. Tal alteração obrigou a mudar a organização do armazém. Por isso, em abril de 2019 a Mecalux mudou o sentido de circulação dos transelevadores e alterou o circuito de transportadores, que se conectou à linha PCL (Pallet Closing Line), permitindo levar de forma completamente automática os paletes para a área de expedição.

Calcula-se que entre 2020-2021 esteja concluída a última fase de automatização do armazém, quando forem instalados transelevadores trilaterais nos nove corredores restantes. Dessa forma, a IKEA Components conseguirá uma plena automatização do armazém, o que agilizará o processo de armazenamento e melhorará o desempenho e a eficiência da instalação.

Pavol Masarovič - Site Process Developer
“A automatização dos processos de armazenagem é uma necessidade para nossa fábrica. Os transportadores permitem transferir os paletes a partir da linha de embalagens para o armazém com a máxima rapidez, enquanto os transelevadores trilaterais nos ajudam a fazer um planejamento e uma gestão eficientes do envio de cargas diretamente aos nossos clientes.”

Acerca da IKEA Components

Fundada em 1943 na Suécia por Ingvar Kamprad, a IKEA passou de ser uma pequena empresa dedicada à venda de móveis por catálogo a tornar-se uma das multinacionais mais reconhecidas do mercado. Atualmente, comercializa seus móveis, objetos para a casa e outros elementos de decoração com design contemporâneo em 52 países do mundo.

A IKEA Componentes, filial da IKEA, faz parte de sua cadeia de suprimentos. A empresa se encarrega da embalagem e entrega de acessórios e componentes para móveis.