Manitou equipa seu armazém com o Sistema Shuttle da Mecalux

30 nov 2021

Manitou Group, referência mundial na fabricação de equipamentos de movimentação e plataformas de acesso, assim como equipamentos de terraplenagem, renovará completamente suas instalações logísticas em Ancenis (França) com a colaboração da Mecalux. Seu objetivo é aumentar a rotatividade da mercadoria e impulsionar a preparação dos pedidos. Para isso, ele instalará o Sistema Shuttle e duas estações de picking.

O novo armazém de Manitou Group em Ancenis com sistemas da Mecalux

A empresa contará mais uma vez com tecnologia e automação para agilizar e facilitar o gerenciamento de pequenos produtos. O Sistema Shuttle é um sistema de armazenamento automático de caixas que utiliza toda a superfície disponível para armazenar mais produtos em um espaço limitado: mais de 20.000 caixas em apenas 560 m². Este armazém será dedicado às referências tipo A, ou seja, aquelas com maior rotatividade, com o objetivo de aumentar a capacidade de armazenagem em 130%.

O armazém consistirá de dois corredores de 73 m de comprimento com estantes de dupla profundidade e 8 m de altura. Em cada um dos 23 níveis, uma lançadeira extrairá as caixas de suas localizações através de braços telescópicos. Posteriormente, quatro elevadores e transportadores os deslocarão para as estações de picking com total autonomia.

Em uma das laterais do armazém automático serão instaladas duas estações de picking. Estas são estações de trabalho seguras e ergonômicas, especialmente projetadas para melhorar a preparação de pedidos. Serão criadas seis localizações para caixas equipadas com dispositivos de pick/put-to-light para que os operadores possam identificar o local de onde extrair a mercadoria e em qual quantidade.

A implementação do Sistema Shuttle já está em andamento e espera-se que esteja operacional durante o primeiro trimestre de 2022.

Equiparemos o armazém da Ancenis com o Sistema Shuttle da Mecalux com dois objetivos. Por um lado, pretendemos ampliar nossa gama de produtos para atender ao crescimento das vendas nos próximos anos. O Sistema Shuttle conterá um número maior de artigos sem ter que aumentar a área de armazenamento. Por outro lado, queremos priorizar a satisfação do cliente, assegurando a entrega de pedidos urgentes. O Sistema Shuttle aumentará a produtividade e nos ajudará a expedir os pedidos antes das 19 horas.

Laurent MaunoirDiretor da cadeia de suprimentos e do Departamento de Reposição de Manitou

Uma empresa familiar reconhecida internacionalmente

Líder mundial na fabricação de equipamentos de movimentação e plataformas de acesso assim como de terraplenagem, Manitou Group é uma empresa que visa melhorar as condições de trabalho, segurança e desempenho de seus clientes. A prioridade da empresa é proteger as pessoas e o meio ambiente. Com a inovação no seu centro de suas estratégias, a empresa projeta, produz e distribui equipamentos através de suas três marcas ─Manitou, Gehl e Mustang by Manitou─ para clientes dos setores de construção civil, agrícola e industrial. A empresa possui uma rede de 1.050 distribuidores ao redor do mundo que fornecem uma resposta rápida e eficiente a cada cliente, onde quer que ele esteja. Em 2020, a empresa teve um faturamento de 1,6 bilhões de euros com uma força de trabalho de 4.400 pessoas em todo o mundo.