MDS: robotização para logística de livros

04 mar 2021

A distribuidora de livros MDS equipará seu centro logístico em Dourdan (perto de Paris) com um armazém automático da Mecalux com capacidade para 16.902 caixas. A implementação de tecnologia e robotização servirá para transformar sua cadeia de suprimentos com a finalidade de enfrentar com folga o aumento de referências e pedidos alcançados nos últimos meses.

O armazém da MDS consistirá em um único corredor de 89m

O armazém consistirá em um único corredor de 89 m de comprimento com estantes de 12 m de altura em ambos os lados. Esta solução aproveitará o máximo de superfície e altura disponíveis para armazenar o maior número possível de livros. Será instalado um transelevador miniload capaz de manusear quatro caixas simultaneamente. Sua função será colocar e extrair as mercadorias de suas localizações de forma automática. Na parte frontal das estantes duas estações de picking serão habilitadas onde os pedidos serão preparados de acordo com o critério "produto ao homem".

A automação fornecerá um fluxo contínuo de mercadorias e disponibilidade total por 24 horas. A MDS optou por esta solução porque deseja aprimorar o desempenho de seus fluxos internos e deseja que os operadores tenham melhor ergonomia na preparação dos pedidos e, portanto, sejam mais produtivos.

Para apoiar nosso crescimento, decidimos contar com a Mecalux para automatizar uma parte de nossas operações de armazenamento e reposição das estações de preparação de pedidos. O armazém automático de caixas proposto pela Mecalux deve nos permitir não só intensificar o armazenamento, mas também ganhar produtividade para alcançar maior fluidez na gestão de nossos fluxos.

Br Olivier Barbé, Diretor Geral de MDS

Quem é MDS

Fundada em 1988 e com sede em Dourdan (França), MDS é uma empresa de distribuição de livros. Possui um catálogo muito extenso de livros e engloba editoras muito diversas com publicações de todos os gêneros: quadrinhos, mangás, juventude, guias turísticos, livros de autoajuda, livros didáticos, entre outros.