Mecalux constrói no Brasil um centro logístico para a companhia petrolífera PETROBRAS

24 out 2011
  • A empresa brasileira, uma das mais importantes do setor a nível mundial, conta com mais de 100 plataformas de produção, 16 refinaria, 30.000 km de canalizações e mais de 7.000 estações de serviço.
  • O centro logístico, de aproximadamente 6.000 m², terá uma capacidade de armazenagem de cerca de 16.000 paletes e realizará 140 movimentos de paletes por hora.

MECALUX, companhia de ponta a nível mundial no mercado de sistemas de armazenagem, automatizará totalmente o novo armazém da PETROBRAS no Rio de Janeiro, no Brasil.

PETROBRAS, fundada em 1953, é a maior empresa do Brasil e ocupa o quarto lugar no ranking de companhias petrolíferas mais importantes do mundo. Atualmente conta com mais de 100 plataformas de produção, 16 refinarias, 30.000 km de canalizadores e mais de 7.000 estações de serviço.

O novo armazém construído por MECALUX terá uma capacidade de armazenagem de cerca de 16.000 paletes. Durante aproximadamente um ano, MECALUX instalará 5 transelevadores bicoluna de dupla profundidade, que permitirá a PETROBRAS mover 140 paletes por hora (de entrada e saída). Estes transelevadores moverão a mercadoria de estante de 37 metros de altura e elevarão os paletes, que podem chegar a pesar 1.250 kg cada um, a uma velocidade de 42 m/min.

Os transelevadores serão guiados pelo software de gestão EasyWMS®, que coordenará todos os movimentos. O programa permite  controlar o armazém de paletes, desde o estado do estoque até o controle de pedidos em tempo real. Este software diminui os erros, assim como o tempo das tarefas que habitualmente são precisas para a gestão do armazém.

Segundo o vice presidente da MECALUX, Javier Carrillo, “valorizamos muito o fato de uma companhia de importância como a PETROBRAS tenha confiado em nós e tenha decido automatizar seu centro logístico com nossa tecnologia de armazenagem”.

O gerente de tecnologia de PETROBRAS, Júlio Cezar, explicou que “graças a automatização do nosso centro logístico, poderemos controlar, coordenar e gerenciar mais facilmente todos os processos que se desenvolvem no armazém, para tanto, ganharemos em rapidez e em eficácia”.

Para absorver o fluxo de paletes, o armazém disponibilizará de um sistema de eletrovia de aproximadamente 600 metros de comprimento com 22 carros.

PETROBRAS

A companhia está presente em 28 países dos 5 continentes. Atua como uma empresa integrada de energia nos seguintes setores: exploração e produção, refinação, comercialização e transporte de petróleo bruto e gás natural, petroquímica, distribuição de derivados, energia elétrica, biocombustíveis e outras fontes renováveis de energia.

O plano de negócio da companhia para o período de 2010-2014 prevê um investimento de 224.000 milhões de dólares.

Suas reservas somam ao redor de 14.000 milhões de barris de petróleo, mas a perspectiva é que esta cifra, como mínimo, se duplique nos próximos anos com o descobrimento de petróleo e gás na área do Pré-Sal. Mais de 90% de suas reservas se encontram em aguas profundas e ultraprofundas.

GRUPO MECALUX

Com mais de 50 anos de história e vendas em mais de 70 países, MECALUX se dedica ao desenho, fabricação, comercialização e prestação de serviços relacionados com estantes metálicas, armazéns automáticos e outras soluções de armazenagem.

A companha, líder em Espanha, ocupa o terceiro posto mundial no ranking de seu setor. A excelência da empresa está no uso de tecnologias mais avançados da indústria e em uma extensa rede de distribuição.

O Grupo dispõe de 11 centros produtivos na Europa e América: Espanha (Barcelona, Gijón, Palencia), Polônia, Estados Unidos, México, Brasil, e Argentina. Todos eles se encontram localizados estrategicamente para oferecer um serviço rápido e ágil a seus mercados atuais e potenciais.

Para maiores informações,
Marta López Sevilla
GRUPO INFORPRESS
mlopez@inforpress.es
Tel. 93 419 06 30