Mecalux constrói novo armazém automático para Becton Dickinson

08 dez 2008

A Mecalux, fornecedor mundial de soluções globais de armazenagem, projetou e instalou o novo armazém automático para o centro de produção da Becton Dickinson em Fraga (Huesca, Espanha). O novo armazém, que estará conectado com o processo produtivo desta multinacional dedicada ao fornecimento de tecnologia médica, permitirá melhorias em seu sistema de distribuição, redução de custos e um importante aproveitamento do espaço destinado à armazenagem. O total do investimento inicial executado pela Mecalux alcançou os 7,1 milhões de euros para um armazém completamente automático. A automatização de armazéns como meio para aumentar a eficácia no controle logístico das empresas é uma das principais apostas da Mecalux. Esta divisão de tecnologia para armazéns inclui software, robótica e manutenção e, atualmente, registra forte crescimento.


A produção se ajusta automaticamente à procura: sistema MECALUX EASY
O armazém inteligente ajusta através do software específico MECALUX EASY, um sistema de gestão próprio da Mecalux, as necessidades da distribuição com as possibilidades e ritmos da produção, permitindo uma fabricação adaptada às necessidades dos diferentes clientes. Todos os elementos que intervêm neste armazém foram desenvolvidos pela Mecalux: softwares de controle e gestão, estantes autoportantes, transelevadores, sistemas de transportadores, paletização e comunicação, assim como o sistema de proteção contra incêndios e as necessárias obras de acabamento.

Este novo equipamento conta também com robôs antropomórficos, projetados para acessar facilmente zonas com obstáculos, pois dispõem de uma configuração adaptável. A capacidade total do armazém é de 25.200 paletes em formatos de entrada de 1.500 e 2.300 milímetros de altura, equivalente a 28.000 paletes em formato de saída, através da transformação em linha de paletes de 2.300 a 1.500 por meio do robô antropomórfico, ajustando-se automaticamente aos requerimentos de formato dos pedidos dos clientes. Podem ser expedidos 3.300 paletes em 24 horas, contando, para tal, com o armazém de estantes autoportantes gerido por seis transelevadores, os quais são coordenados e dirigidos pelo sistema MECALUX EASY conectado com o ERP da empresa.

Principais números

  • Investimento executado pela Mecalux: 7,1 milhões de euros.
  • Altura do armazém: 36 metros.
  • Comprimento total do armazém: 99,8 metros.
  • Largura do armazém autoportante: 43,75 metros
  • Volume: 149.544 metros cúbicos.
  • Total paletes: 25.200 paletes.
  • Transelevadores: 6 unidades.

    Becton Dickinson
    A Becton Dickinson é uma companhia multinacional dedicada ao fornecimento de tecnologia médica centrada na investigação, desenvolvimento, fabricação e distribuição de material médico: dispositivos, instrumentos e consumíveis sanitários distribuídos a entidades sanitárias, laboratórios clínicos e investigação. Fundada em 1897, seus escritórios centrais estão em Nova Jersey (EUA) e conta com cerca de 28.000 profissionais em 50 países. O centro de Huesca foi criado em 1978 e nele trabalham mais de 500 pessoas (mais informação sobre a Becton Dickinson em www.bd.com).