Mecalux posiciona-se na vanguarda tecnológica

29 nov 2016

A Mecalux integrou o banco de dados do Data Warehouse em seu software de gestão de armazéns Easy WMS. Este aplicativo encarrega-se de compilar, analisar e interpretar toda a informação que se refira ao armazém com a finalidade de tomar as decisões mais apropriadas para otimizar seu funcionamento. Além disso, também apresenta uma grande vantagem tal como operar independentemente do sistema produtivo.

O Data Warehouse é um sistema de análise composto por um banco de dados onde é registrada toda a informação relacionada com o armazém e uma ferramenta ETL (do inglês Extract, Transform, Load), que agrupa e segmenta esses dados para convertê-los em informação fácil de manusear e adaptada às necessidades dos clientes.

Sua função principal consiste em proporcionar informação estatística detalhada e objetiva para encontrar soluções estratégicas que melhorem o desempenho do armazém e dos processos logísticos.

Toda a informação aglutinada pelo Data Warehouse provém do banco de dados em produção do SGA ou outras fontes externas (como um arquivo Excel, o sistema de gestão empresarial ERP, um serviço web ou qualquer outra fonte de informação que o software ETL seja capaz de processar).

Os dados estão disponíveis a todo o momento para sua consulta, durante um período de tempo muito mais amplo que no SGA. A ferramenta ETL converte os dados em indicadores gráficos (o KPI) e relatórios com dados textuais e numéricos muito úteis para a gestão empresarial.

Os indicadores apresentam o estado atual do armazém e são visualizados na interface em forma de medidores circulares, lineares ou digitais.

Embora o Easy WMS da Mecalux já proporcione, por padrão, informação visual dessas características, o Data Warehouse pode personalizar os indicadores em função da linha de ação que o cliente deseje adotar no futuro. Os resultados obtidos podem ser verificados de forma totalmente segura (através de acesso restrito e autorizações de usuário), através da Internet, via e-mail ou em dispositivos móveis.

A maior vantagem apresentada pelo Data Warehouse é que pode ser separado do servidor do Easy WMS e, portanto, não interfere no funcionamento de seu banco de dados.

Além disso, o Data Warehouse é independente do arquivo histórico de dados, fazendo com que o sistema esteja a salvo de qualquer limpeza de histórico e consequente perda de informação.

Guardar