MEQUISA: gestão eficaz de artigos de pequenas dimensões

18/12/2020

Determinado a modernizar sua cadeia de suprimentos, MEQUISA instalará estantes de paletes com capacidade para 6.432 paletes e um armazém automático de caixas da Mecalux no centro logístico que possui na cidade de Metz (França). Até agora, a empresa armazenava todas as suas referências em estantes com passarelas. No entanto, com este projeto, propõe-se facilitar o armazenamento de pequenos componentes enquanto acelera a preparação dos pedidos.

O armazém automatizado MEQUISA terá um corredor de 45 m de comprimento

O armazém automático da caixa consistirá em um único corredor de 45 m de comprimento com estantes de profundidade dupla em ambos os lados. Em apenas 200 m2 de superfície, MEQUISA armazenará múltiplas referências e até 7.412 caixas de 400 x 600 mm com altura de 170 ou 320 mm, e um peso unitário máximo de 50 kg.

O recebimento das mercadorias e a elaboração de pedidos serão agilizados e otimizados graças à robotização que será fornecida tanto pelo armazém automático quanto pelos transportadores. Um transelevador, capaz de manusear até quatro caixas simultaneamente, será responsável por depositar e remover as caixas de suas localizações, enquanto os transportadores comunicarão o armazém com os postos de picking, cumprindo assim o princípio "produto-ao-homem".

O armazém automático foi projetado de tal forma que outro corredor de armazenamento pode ser habilitado quando necessário e sem parar o funcionamento da instalação. A solução será completada com estantes de picking equipadas com dispositivos luminosos pick-to-light, sendo capaz de preparar até 30 pedidos por vez. Este sistema é caracterizado pelo aumento significativo do desempenho do colaborador, mantendo ergonomia, precisão e confiabilidade durante o picking. Todo o armazém automático será controlado pelo software Easy WMS, da Mecalux em comunicação direta e permanente com o ERP AS400 da MEQUISA.

Por fim, a adaptabilidade e versatilidade das estantes de paletes acomodará 6.432 paletes com mercadoria volumosa. Por sua vez, este sistema de armazenamento oferece acesso direto a cada referência com o único auxilio de uma empilhadeira.

José Esteves - Diretor da MEQUISA
"Com a instalação do armazém automático, reduziremos significativamente o tempo necessário para a preparação do pedido, impedindo que os operadores tenham que se deslocar pelas diferentes fabricas do nosso centro, o que representa mais de 40% do seu tempo de trabalho. Este tempo economizado será utilizado para melhorar o controle de qualidade durante o recebimento e expedição de mercadorias. Além disso, a robotização do armazém e a instalação de dispositivos put-to-light, guiados a todo momento pela Easy WMS, melhorarão a qualidade da preparação de pedidos, reduzindo os erros decorrentes da gestão manual. Sem dúvida, investir em um miniload é uma garantia na hora de melhorar e otimizar o atendimento ao cliente".

Sobre a MEQUISA

Fundada em 1934, a MEQUISA é um atacadista especializado em quatro divisões: banheiros, pavimentos, ar condicionado e eletricidade. Em seus onze pontos de venda em toda a França e em seus nove showrooms AUBADE, localizados no departamento de Mosela, a empresa comercializa uma grande variedade de referências que abrangem muitas necessidades: luminárias torneiras, chuveiros, banheiras, radiadores, caldeiras, lâmpadas, ferramentas, etc.