O sistema Pallet Shuttle incrementa a capacidade do armazém da Islandaire

12/12/2016

Islandaire, empresa norte-americana que desenha e fabrica uma completa gama de equipamentos de ar condicionado, contratou a Interlake Mecalux para fornecer e instalar estantes que utilizam carros Pallet Shuttle em seu armazém do estado de Nova York.

As instalações são compostas por 60 canais de estantes com capacidade para 12 paletes em profundidade cada um, o que permite armazenar um total de 720 paletes. As estantes compactas, de 9 m de altura, otimizam o espaço disponível ao evitar que a empilhadeira entre no interior dos corredores.

Para seu funcionamento o operador coloca, através da empilhadeira, o carro Pallet Shuttle no canal correspondente. A seguir, o palete é depositado na entrada do canal para que o carrinho possa deslocá-lo horizontalmente até chegar à primeira localização livre onde irá depositá-lo. Uma vez finalizada a carga nesse canal, o Pallet Shuttle é mudado para o canal seguinte onde deve operar. A extração é realizada efetuando os passos de forma inversa.

O Pallet Shuttle segue as ordens dadas por um operador a partir de um tablet com conexão Wi-Fi equipado com um software que possui uma interface simples e intuitiva. O operador, através do tablet, pode selecionar o carro que quer manusear, carregar ou descarregar um canal de forma contínua, contar o número de paletes armazenados em um canal, etc.

Este sistema semiautomático é ideal para armazéns como o da Islandaire, com muitos paletes por referência e um elevado fluxo de carga e descarga. Além disso, o sistema Pallet Shuttle reduz praticamente a zero o risco de acidentes ou danos nas estantes.

A Mecalux sempre leva em consideração a normativa existente de cada país. No caso dos EUA, a certificação UL nos produtos da Mecalux é o teste de conformidade mais reconhecido, valorizado e aceito em relação ao cumprimento dos requisitos de segurança dos Estados Unidos e Canadá.

Acerca da Islandaire
Fundada em 1992, a Islandaire é um dos fabricantes de equipamentos de ar condicionado e aquecimento com o crescimento mais rápido da América do Norte. Desenha e fabrica pacotes terminais de condicionamento de ar (PTAC, em suas siglas em inglês) e suas reposições sob medida, assim como bombas de calor, unidades verticais, ventiloconvectores, bombas de calor por água e equipamentos de gás.