Easy WMS da Mecalux traz novas soluções de software para e-commerce

12/08/2018

No último mês de abril, foi realizada em Madrid a OMExpo e Shop, dois encontros sobre marketing, comércio digital e as últimas tecnologias do mundo do varejo. Durante o evento, Albert Vidal, diretor comercial de software da Mecalux, apresentou aos seus inúmeros visitantes as novas soluções Easy WMS destinadas a controlar todas as operações da cadeia de suprimentos, especialmente preparadas para ajudar as empresas do setor de e-commerce. A exposição contou com exemplos de projetos que a Mecalux implementou em clientes como vente-privee, Privalia, Spartoo ou Tradeinn.

Nos últimos anos, o comércio eletrônico registrou um forte crescimento em âmbito global. Só em 2017, as vendas mundiais de varejo realizadas através do comércio eletrônico atingiram a cifra de $2,30 trilhões, um aumento do 24,8% em relação ao ano anterior. É utilizado por 22% da população, sendo liderado por países como China, Reino Unido, Coreia do Sul, Alemanha, Japão e Estados Unidos.

Sob o título de «Transformação digital em logística e supply chain para e-commerce», Albert Vidal enfatizou a importância da logística e particularmente a gestão de armazéns para garantir que as empresas e-commerce possam oferecer o melhor serviço aos seus clientes e ao mesmo tempo enfrentar o rápido crescimento de seus negócios.

A conferência abordou o conceito multicanal, assim como seu impacto na cadeia de suprimentos do comércio. As novas tecnologias criaram um novo perfil de consumidor que utiliza vários dispositivos eletrônicos (telefones celulares, tablets e computador PC) para efetuar suas compras. As vendas mundiais de dispositivos, incluindo computadores PC, tablets e telefones celulares atingiram no último ano a cifra de 2.280 milhões de unidades vendidas. O smartphone é o meio preferido pelos usuários que compram online, pois mais da metade (58,9%) das vendas digitais de 2017 foram feitas através de dispositivos móveis (cifras publicadas pela Gartner).

Em termos logísticos, esta mudança de perfil faz com que o consumidor não só adquira seus produtos através de uma loja tradicional, como também os receba em seu domicílio ou em um ponto de entrega previamente selecionado.

As operações dos armazéns e centros de distribuição foram afetadas por esta transformação. Antes os pedidos eram compostos por paletes completos que eram transferidos diretamente para as lojas tradicionais, enquanto agora também se gerencia pedidos com poucas linhas de artigos que são enviados diretamente ao cliente. Se também considerarmos a grande quantidade de pedidos que devem ser preparados diariamente (podem chegar a vários milhares) ou a rapidez necessária para satisfazer as expectativas de tempo de entrega do comprador, o resultado é uma gestão de armazéns altamente complexa.

O Easy WMS da Mecalux: soluções de software para ‘e-commerce’

A Mecalux desenvolveu um catálogo de soluções de software que permite gerenciar de uma forma excelente as diferentes operações de um armazém (armazenamento de matérias-primas e produtos acabados, preparação de pedidos ou distribuição da mercadoria), assim como possibilita analisar os principais indicadores ou KPI ao longo da cadeia de suprimentos com a finalidade de tomar as decisões adequadas.

Fruto desse intenso trabalho de pesquisa realizado pela Mecalux, o Easy WMS incorporou novas funcionalidades que fazem com que o software se destaque por sua versatilidade e eficácia no momento de oferecer soluções à complexidade logística do setor e-commerce.

Para exemplificar, o Easy WMS proporciona novas funcionalidades, tais como guiar os operadores de um armazém no recebimento de referências individuais para gerenciar operações de cross-docking ou na preparação de pedidos multirreferência just-in-time (JIT). O Easy WMS também auxilia os operadores na preparação de pedidos em postos de trabalho, utilizando terminais de radiofrequência ou através de dispositivos PTL (put-to-light).

Particularmente na expedição, o Easy WMS direciona o empacotamento, verifica os pedidos e a etiquetagem e estabelece comunicação direta com as agências de transporte responsáveis pelo último trecho de entrega ao cliente final (conhecido como última milha).

OMExpo: E-commerce e marketing digital

Com quatorze edições, a OMExpo é um dos encontros de e-commerce e marketing digital mais reconhecidos na Espanha e no sul da Europa. Nesta edição contou com a participação de mais de 300 empresas que abordaram as últimas novidades em tecnologia aplicada ao setor varejista e recebeu mais de 7.500 visitantes provenientes de 35 países (o que representa um aumento de 20% em relação ao número de visitantes de 2017). A grande novidade deste ano é que a OMExpo foi realizada conjuntamente com a Shop, a primeira feira da Espanha especializada nas últimas tecnologias e inovação do mundo do varejo. Durante dois dias, mais de 50 empresas do setor ofereceram seus produtos e serviços a mais de 2.500 visitantes.