O centro de distribuição da Copacol no Brasil

Copacol aumentou a produtividade em 20%, expedindo 925 toneladas de carne todos os dias

Transcrição vídeo

A Copacol, uma das cooperativas mais importantes do Brasil, é especializada na produção e comercialização de produtos alimentícios de alta qualidade.

Devido à alta demanda no Brasil e no exterior, a Copacol começou a aumentar sua produção, o que forçou sua estratégia logística a ir em direção a à centralização de todas as suas operações.

Diante das novas necessidades da cooperativa brasileira, a Mecalux foi a empresa escolhida para responder a este desafio.

 

Itamar Ferrari - Superintendente de Logística
“ Na realidade a Copacol, ao longo dos anos, ela veio crescendo nas suas indústrias, aumentando o seu portfólio de produtos e, consequentemente, isso foi fazendo com que a nossa capacidade de armazenagem estática começasse a ficar um pouco aquém das nossas necessidades.
E, além disso, a gente começou a vislumbrar a possibilidade de entregarmos um melhor serviço aos nossos clientes. Uma vez que nós não tínhamos nas indústrias a capacidade estática necessária, a gente precisava armazenar em outros parceiros nossos e isso trazia, de certa forma, um problema, porque nós precisávamos, na hora de compor as cargas, buscar produtos em diferentes pontos e isso fazia com que nós tivéssemos a necessidade de movimentar essa mercadoria mais vezes, além de, em alguns casos, nós não conseguirmos atender o nosso cliente porque nós não estávamos com o produto certo, no lugar certo, na hora certa. Basicamente foram essas questões: de disponibilidade de mão-de-obra, de garantia do processo, de nós termos a segurança de que o que nós estávamos fazendo antes de maneira mais manual, agora fazer de uma maneira automática e com a segurança de que aquilo que estava sendo feito poderia ser feito igual ou melhor do que o humano vinha fazendo.
Nós, antes de tomarmos a decisão de fazermos um armazém automatizado, nós tomamos o cuidado de fazer visitas, visitamos os armazéns já com essa... usando essa tecnologia, para que a gente pudesse ter um pouco mais de segurança na hora de implementar. Quando fomos fazer a implementação isso já era algo que, para nós, já estava superado, uma vez que a gente já tinha percebido que realmente o processo de automação para os armazéns, que nós estávamos buscando nesse momento, estava nos atendendo, então apenas precisaríamos fazer um desenho adequado da nossa operação para que pudéssemos então fazer as máquinas, os robôs, trabalharem de acordo com o que o software também precisava. “
.

 

Após analisar as necessidades logísticas da Copacol, assim como as perspectivas de crescimento, a Mecalux optou por instalar um armazém automático autoportante de 36 metros de altura equipado com 4 transelevadores e uma capacidade para receber 15.672 paletes com produtos congelados. E um segundo armazém automático com capacidade para 1.824 paletes com produtos refrigerados.

Essas duas câmaras frigoríficas recebem diariamente 1.230 paletes de diferentes fabricantes e fornecedores externos.

Para completar a solução automatizada e agilizar a preparação de pedidos, a Mecalux disponibilizou 306 canais dinâmicos para paletes que serão abastecidos por quatro lançadeiras.

A robotização permite agilizar o picking em temperaturas refrigeradas e de congelamento para cumprir o objetivo de expedir aproximadamente duas mil toneladas de carne por dia.

Nos armazéns destinados aos alimentos como os da Copacol, é essencial ter um controle preciso tanto das operações quanto da mercadoria. O Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux proporciona uma rastreabilidade total, o que é uma prioridade no setor de alimentação. Além disso, o Easy WMS permite gerenciar diretamente os lotes que saem da fábrica.

Simultaneamente à gestão do recebimento e armazenamento da mercadoria, o Easy WMS se encarrega de guiar a atividade dos operadores realizando as tarefas de picking para expedir diariamente mais de 1.850 toneladas de carne.

 

Itamar Ferrari - Superintendente de Logística
“ De uma maneira bastante simplificada, hoje nossas... as carretas chegam nas docas, são descarregadas e elas já são... os pallets já são colocados nos pallets escravos, que vão para a mesa de recepção, passam então pelo portal, verificando a configuração desse pallet, se está adequado ou não.
Caso esteja adequado segue o fluxo e o próprio transelevador, apoiado pelo sistema, já vai dar o melhor endereçamento para esse produto. Caso haja alguma necessidade de fazer algum ajuste no pallet, esse pallet então retorna e a gente acerta o que tem para acertar e segue o processo novamente.
Uma vez feito o armazenamento, a gente só vai movimentar esse pallet, então, quando a gente tiver um pedido de venda e que, então, o próprio sistema da Copacol vai conversar com o WMS, com o Easy WMS, que vai fazer... vai identificar onde é que está esse produto.
Se for um pallet fechado, por exemplo, ele vai trazer direto de onde está armazenado para o estage de carregamento. Se for fracionado, então ele vai para a área... onde a gente vai fazer a área de picking e o fracionamento e, a partir daí, ocorre a expedição de maneira normal, de maneira integrada entre o nosso sistema com o WMS.
Por exemplo que antes nós dependíamos de operadores de empilhadeiras para que fizessem a retirada desses produtos das posições onde eles estavam armazenados, tinha que baixar até o chão e, a partir disso, ter um outro processo, daí, de poder levar até o estage para fazer o carregamento.
Da forma automatizada, você com a integração do sistema, você dando um clique, você já vai ter isso de maneira automática, isso dá mais agilidade e mais assertividade inclusive, o que nos garante que o nosso processo... a gente vai estar trazendo o produto certo, considerando as características já implementadas no sistema.
O Easy WMS ele dá essa segurança, não é, de você poder fazer isso de uma maneira inclusive mais ágil, com a segurança de estar fazendo certo de maneira mais rápida. Isso, no contexto todo, a gente aumenta a produtividade, garantindo a nossa eficiência, a nossa rastreabilidade e a garantia do processo como um todo.
Bom, a rastreabilidade, nos dias de hoje, não se tem como trabalhar em uma empresa do porte que nós estamos, sem que você consiga mostrar isso para o seu cliente final.
O consumidor cada vez está mais exigente e nós também precisamos, não só atender essa exigência dele, mas nós precisamos garantir os nossos processos, porque se nós não tivermos a condição de fazer uma rastreabilidade por completo, se eventualmente nós tivermos algum problema, certamente nós teríamos... não teríamos condições de resolver esse problema de maneira tão ágil e rápida quanto é da forma como a gente tem hoje sendo feito por sistema como por exemplo o WMS.“
.

 

A Copacol possui uma logística centralizada, automática e pronta para abastecer todos os seus clientes, posicionando-se como uma empresa líder do setor graças à ajuda de especialistas em logística como os da Mecalux.

Experiência, profissionalismo e exigência. Mecalux, líderes em soluções de armazenamento há mais de 50 anos.