Inovador armazém automático a um dos gigantes da alimentação espanhola DAFSA

O armazém destaca-se pelo alto nível de integração e automatização dos processos.

Inovador armazém automático a um dos gigantes da alimentação espanhola DAFSA

Transcrição vídeo

Tomar um suco, esquentar a sopa... gestos bastante cotidianos. Mas detrás de cada embalagem de tetra pack há centenas de quilômetros de percurso, da horta às prateleiras do supermercado.

A Dafsa é a interfornecedora dos sucos, néctares, smoothies, horchatas e sopas naturais para os supermercados Mercadona.

Suas instalações de produção, envase e distribuição da Segorbe, Castellón, tem 66.000 m² e é uma das mais eficientes e sustentáveis de toda a Europa.

Uma empresa líder precisava de um parceiro como a Mecalux para poder realizar o projeto do inovador armazém automático, que proporciona serviço a um dos gigantes da alimentação espanhola.

No projeto destaca-se o espetacular armazém autoportante automatizado com um cuidadoso acabamento externo que minimiza o impacto paisagístico.

Jorge Dosdà Oltra (GERENTE ÁREA LOGÍSTICA e COMPRAS MATERIAIS AUXILIARES)
Um dos aspectos que nos levou a optar pela Mecalux foi o fato de ser a fornecedora adequada para este projeto, pois podia nos fornecer tanto as estruturas de armazenagem quanto o sistema de gestão e informática que garante toda a nossa rastreabilidade.
 

O ARMAZÉM DA DAFSA ESTÁ DIVIDIDO EM DOIS NÍVEIS. O NÍVEL INFERIOR ONDE SE REALIZA O RECEBIMENTO E A EXPEDIÇÃO DOS PRODUTOS, e O NÍVEL SUPERIOR com ACESSO AO ARMAZÉM.

Os paletes com o produto acabado chegam ao armazém, através de AGV´s, da área de envase para os transportadores, situados na área inferior. Um controle de gabarito valida o status de cada palete.

As entradas são realizadas através de um elevador duplo que sobe os paletes ao nível superior. 4 transelevadores efetuam sua retirada para localizá-los no espaço de estante que lhes corresponde.

Por necessidades de produção a Dafsa manuseia, indistintamente, dois tipos de unidades de carga: europaletes e meios paletes.

Para poder manusear os meios paletes a Mecalux instalou transportadores com uma menor separação entre os roletes, transportadores de correntes com quatro ramais e três travessas nas estantes para depositar a carga com total segurança.

Para armazenar seus produtos, a Dafsa organizou o armazém de forma que 3 transelevadores são utilizados para produtos à temperatura ambiente e um quarto é usado para produtos refrigerados, separado por um painel frigorífico com uma porta de acesso de abertura automática.

O armazém está preparado para futuras ampliações e conta com suficiente espaço para instalar três novos transelevadores.

Jorge Dosdà Oltra (GERENTE ÁREA LOGÍSTICA e COMPRAS MATERIAIS AUXILIARES)
Graças à Mecalux conseguimos duplicar nossa capacidade de armazenagem em pouco tempo sendo capazes de garantir o serviço aos nossos clientes
 

Os transelevadores depositam os paletes para sua expedição no nível inferior e duas lançadeiras se encarregam de levá-los aos canais dinâmicos de acordo com a doca de carga que lhes correspondam. Existem 7 grupos de canais, 5 para produtos que se armazenam em temperatura ambiente e 2 em temperatura controlada que garantem a rede de frio.

Cada grupo de canais admite o número exato de paletes para a carga completa de um caminhão.

Os canais incorporam um inovador sistema de módulos retráteis que facilita a limpeza.

O software de gestão Easy WMS da Mecalux gerencia todos os processos, desde as entradas até as expedições.

Uma empresa como a Dafsa com uma elevada exigência em termos de segurança alimentar e qualidade, precisava de um armazém de acordo com suas necessidades.

Jorge Dosdà Oltra (GERENTE ÁREA LOGÍSTICA e COMPRAS MATERIAIS AUXILIARES)
A Dafsa tem um alto nível de exigência que também se estende aos nossos fornecedores e a Mecalux é capaz de garanti-lo.
 

O armazém autoportante, concebido e construído pela Mecalux, destaca-se pelo alto nível de integração e automatização dos processos.

Ver transcrição completa

Ocultar transcrição