Armazém automático autoportante da Bem Brasil

Um armazém automático autoportante de mais de 25 m de altura com o sistema Pallet Shuttle automático, que oferece uma capacidade de armazenamento superior a 33.000 paletes.

Transcrição vídeo

Com a construção de sua nova unidade fabril, localizada na cidade de Perdizes (MG), a Bem Brasil elegeu a Mecalux como parceira para participar deste importante empreendimento que leva eficiência, produtividade e inovação para seus clientes.

A Mecalux é uma das companhias líderes no mercado mundial de sistemas de armazenagem.

A Bem Brasil ocupa a liderança do mercado nacional no segmento de batatas pré-fritas congeladas, fazendo frente competitiva a grandes companhias mundiais em seu segmento.

A estrutura de ambas as fábricas propicia a produção de 250 mil toneladas/ ano de batata pré-frita congelada.

Na construção de sua nova fábrica em Perdizes/MG, INOVAÇÃO, TECNOLOGIA e PRODUTIVIDADE eram premissas importantes para o novo centro de distribuição.

 

CÉLIO ZERO Diretor de Operações
“ Avaliamos vários fornecedores, entendemos que a Mecalux é a que mais se adequou ao nosso projeto. Com soluções técnicas adequadas e economicamente mais viável “ .

 

O Centro de distribuição construído pela Mecalux para a Bem Brasil, possuía capacidade total de armazenagem de 33.696 pallets, ocupando uma área de aproximadamente 8.400 m² e altura total de 25 metros.

Nesta fábrica, são produzidas 25 toneladas de batata por hora gerando uma grande necessidade de movimentação.

Este projeto contemplou todo o processo de movimentação de pallets desde sua produção, armazenagem, disponibilização dos pallets diretamente nas docas de expedição.

 

CÉLIO ZERO Diretor de Operações
“ Entendemos que a empresa em constante crescimento como a Bem Brasil precisa de novas tecnologias. Temos que investir no processo intralogístico, que é o fator chave para o sucesso da nossa fábrica “.

 

Cada solução convencional, não é operação manual no sistema trazendo os benefícios de produtividade, confiabilidade e segurança tanto da carga quanto das pessoas.

Grande redução dos custos operacionais do armazém devido à economia gerada de frio, com perda muito próxima a zero.

Informações em tempo real, através do sistema de gestão online a qualquer momento ou consulta.

Há uma conexão entre o término da produção que consiste na palletização da carga e o inicio do sistema Mecalux, sem a necessidade de operação ou intervenção manual.

Através de um sistema de transportadores, os pallets são movimentos para dentro do armazém autoportante que trabalha em uma temperatura constante de -25ºC onde ocuparão a melhor posição de acordo com o tipo de produto armazenado, lote de fabricação e outras variáveis logísticas.

Os transelevadores equipados com o sistema de extração pallet Shuttle, elevam a capacidade de armazenagem no sistema.

Cada rua de armazenagem possui 8 profundidades e a gestão do armazém é 100% realizada pelo software de gestão de armazém da Mecalux.

Em câmaras congeladas convencionais, a perda de frio devido a constante abertura de portas é um fator crucial para a rentabilidade da solução, para isso, foram instaladas inclusas em todo ponto de entrada e saída da câmara, evitando a constante troca de calor.

A expedição dos pallets é realizada de maneira automática, o seu início se dá através da integração do EasyWMS e o ERP da Bem Brasil.

Os transelevadores recebem as ordens de extração do sistema de gestão do armazém, após extraírem os pallets, depositam os mesmos nos transportadores, levando-os até a lançadeira de expedição e posteriormente aos transportadores dinâmicos dedicados a cada uma das docas de expedição.

A redução de mão de obra foi fator primordial já que as condições de trabalho nestes ambientes requerem características peculiares impostas pelas legislações trabalhistas, que acabam reduzindo significativamente a velocidade e produtividade de operações convencionais, elevando seu custo.

Esse projeto garante uma automatização necessária para evitar que pessoas precisassem operar dentro da área congelada, sendo necessário apenas operadores para o carregamento dos caminhões na expedição, percorrendo uma área máxima de 4 metros.

 

CÉLIO ZERO Diretor de Operações
“ Ele atendeu plenamente aquilo que a gente planejou lá no início. E os ganhos principais que nós tivemos, a parte operacional, a gente opera hoje esses sistemas com poucas pessoas né, ainda é um sistema operado todo do lado externo, praticamente não tem pessoas dentro da instalação. Além disso os ganhos também que a gente leva bastante em consideração é o ganho energético né. Hoje nós estamos operando com o ganho muito grande praticamente com a metade da carga instalada, então essa economia ela é fundamental para esse tipo de câmara.
Nós praticamente temos uma assertividade muito grande, nós não temos erro ne porque como ela é toda automática praticamente a intervenção humana ela é muito pequena ou quase nada. Então isso, para nós, é um ponto bem interessante para atender nosso cliente de uma forma bastante eficaz”
.

 

Mais uma vez a Mecalux atendeu aos desafios do projeto e garantiu a Bem Brasil a eficiência, produtividade, redução de custos operacionais e maior controle em suas operações.

 

CÉLIO ZERO Diretor de Operações
“ Para um projeto desse porte precisava de um parceiro que tivesse know-how em armazéns congelados bem como uma equipe técnica qualificada e massiva para garantir um serviço de pós-venda adequado para nossas operações. O investimento nesse projeto superou nossas expectativas, hoje não conseguimos visualizar essa operação de forma manual, por isso estamos investindo em um novo projeto com o dobro da capacidade instalada, pretendemos entrar em operação no ano de 2021 ”

 

Mecalux Sempre inovando e levando a solução correta para suprir sempre as necessidades e desafios de seus clientes.