A Finieco, renovou a sua logística com a inauguração do armazém automático

Uma das vantagens de automatizar o armazém é a alta disponibilidade da mercadoria. Os transportadores e o transelevador podem estabelecer fluxos contínuos de produtos e operar sem interrupção, 365 dias por ano.

Transcrição vídeo

Finieco, um dos maiores produtores de sacos de papel da Europa, renovou a sua logística com a inauguração do armazém automático no Porto (Portugal).

O ritmo de produção da Finieco aumentou progressivamente nos últimos anos e atualmente produz mais de 1,5 milhão de sacolas de papel por dia.

Para atender a este aumento de demanda, a empresa precisava de um centro logístico de alto desempenho para ganhar espaço e melhorar o controle de estoque, evitando erros e custos logísticos.

Com base nisto, a Mecalux propôs equipar o armazém com o sistema automático Pallet Shuttle atendido por um transelevador. A razão é que esta solução otimiza toda a superfície disponível, proporcionando a maior capacidade de armazenamento possível. É um sistema de compactação projetado para armazenar produtos com grande volume de paletes por referência e é ideal para instalações com alto fluxo de movimentação de mercadoria.

A versão implementada no armazém de Finieco é totalmente automática, pois, dispõe de transelevador que transporta a mercadoria entre as posições de entrada e saída do armazém para qualquer canal de armazenamento.

No total, o centro pode abrigar até 5.000 paletes distribuídos em 5 níveis que chegam a 10 metros de altura.

Os paletes da produção chegam ao armazém automático através de um circuito de transportadoes.

Um transelevador leve de 9 m de altura circula por um único corredor de 45 m de comprimento, posicionando o carro na localização designada.

Já na entrada do canal, o Pallet Shuttle insere ou extrai os paletes de acordo com as ordens recebidas através do Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux.

Easy WMS é o cérebro da instalação, gerencia todos os processos e operações do armazém de forma a ter um controle total dos paletes armazenados e poder para automatizar tanto as entradas como as saídas de mercadoria em função de cada pedido.

As saídas do armazém são distribuídas por gravidade em nove canais dinâmicos.

O transelevador trabalha a noite toda recebendo ordens do Easy, depositando os paletes nos diferentes canais de acordo com a sua classificação por cliente ou rota.

Uma das vantagens de automatizar o armazém é a alta disponibilidade da mercadoria. Os transportadores e o transelevador podem estabelecer fluxos contínuos de produtos e operar sem interrupção, 365 dias por ano.

Finieco, presente em mais de 70 países, é uma empresa que aposta na robotização e no avanço tecnológico. Com o armazém equipado pela Mecalux, conseguiu automatizar com sucesso a sua cadeia de abastecimento, alcançando elevada competitividade e garantindo assim a mais elevada qualidade dos seus produtos e serviços.