Automatização no armazém de Laboratorios Maverick

Um armazém automático autoportante, estantes dinâmicas, um pulmão sequenciador de paletes e 45 blocos de estantes de paletes. Uma combinação de soluções para o armazenamento e manutenção de todos os seus processos logísticos

Transcrição vídeo

Neste centro logístico em Tarragona, mais de 1.000 paletes são expedidos diariamente. São produtos de higiene e cosméticos dos Laboratórios Maverick, pertencentes ao Grupo Ubesol.

O constante crescimento desta empresa levou à criação de um novo centro de logística, a fim de satisfazer o consumidor e manter a posição da empresa.

A Mecalux liderou o projeto, como já fez com a Ubesol.

HUGO MORANTE - Coordenador de operações Maverick
Laboratorios Maverick é uma empresa de referência em seu setor no território nacional. Precisávamos expandir nossa área de estocagem, pois o armazém estava ficando um pouco pequeno. Quando essa necessidade surgiu, começamos a considerar possíveis opções ou fornecedores para montar essa infraestrutura. No final, decidimos fazer isso com a Mecalux, porque acreditamos que eles são uma empresa líder no setor de armazenamento

Mecalux implementou neste centro uma combinação de soluções para o armazenamento e manutenção de todos os seus processos logísticos.

Um armazém automatizado autoportante, estantes dinâmicas, um pulmão sequenciador de paletes e 45 módulos de estantes de paletes.

ARMAZÉM AUTOMÁTICO

O armazém automático de construção autoportante é destinado ao armazenamento de produto acabado.

Foi escolhido um sistema compacto, que combina o Pallet Shuttle com transelevadores, já que seu cliente trabalha com poucas referências, mas com um grande número de paletes de cada uma delas.

Por seus 3 corredores de 70 metros de comprimento, circulam 3 transelevadores monocoluna que incorporam um Pallet Shuttle em seu berço, que move o palete para a posição livre mais profunda.

Cada transelevador é capaz de efetuar 24 ciclos combinados por hora.

Suas estantes medem 26,5 metros de altura com 14 níveis de carga. Esse armazém automático pode receber e expedir até 1.728 paletes por dia de produto acabado e sua capacidade de armazenamento é de 31.515 paletes.

HUGO MORANTE - Coordenador de operações Maverick
Com este armazém, multiplicamos nossa capacidade de armazenamento e, para sua construção, ocupamos apenas 3.878 metros quadrados. Agora somos capazesde finalizar nossos pedidos em apenas 30 minutos.

ESTANTES DE PALETES

Nas estantes de paletes são armazenadas todas as matérias-primas necessárias para fabricar o produto final. Também é armazenado o produto final classificado como altamente inflamável.

No total, foram instalados 45 módulos de estantes com 4 níveis de carga capazes de armazenar 10.000 europaletes.

SEGURANÇA

Mecalux forneceu ao armazém um sistema de segurança que garante a proteção do pessoal e da própria instalação.

PULMÃO SEQUENCIADOR DE PALETE

Conectado ao armazém automático está o pulmão seqüenciador, localizado entre as estantes de paletes e a dinâmica para pedidos preparados. É constituído por um circuito de transportadores e serve para armazenar paletes que devem ser remontados. O software Easy WMS da Mecalux é responsável por gerenciar o seqüenciamento do remontamento dos paletes, a fim de otimizar a capacidade volumétrica do caminhão de transporte.

HUGO MORANTE - Coordenador de operações Maverick
O pulmão sequenciador é um dispositivo que nos permite introduzir e expedir produtos simultáneamente no armazém, ou seja, podemos inserir e extrair produtos ao mesmo tempo. Para isso, contamos com dois remontadores e dois removedores que nos permitem otimizar esta operação.

ESTANTES DINÂMICAS / EXPEDIÇÃO

Os racks dinâmicos têm um transelevador monocoluna de alto desempenho com um transportador de roletes dobráveis a bordo, que coloca os paletes nos canais dinâmicos das estantes, para que eles se movam suavemente por gravidade até a parte mais baixa das estantes.

Nestas estantes, os pedidos concluídos são armazenados e prontos para serem expedidos. Com três níveis de carga, eles têm capacidade para armazenar 2.200 meios paletes remontados.

A aplicação do sistema FIFO (o primeiro palete que entra é o primeiro a ser expedido) permite uma rotação perfeita do produto.

Mesmo ao lado de onde os paletes são extraídos das estantes dinâmicas, fica a área de expedição; portanto, o carregamento é realizado diretamente em caminhões, sem a necessidade de uma área de pré-carga.

O software de gerenciamento de armazém Easy WMS da Mecalux é responsável por combinar as cargas do armazém automático e o pulmão sequenciador, a fim de otimizar a capacidade volumétrica do caminhão. Da mesma forma, agrupa e sequencia a mercadoria de acordo com sua rota, veículo, cliente, ordem de entrega ou outras variáveis, reduzindo assim os prazos de expedição.

HUGO MORANTE - Coordenador de operações Maverick
O software da Mecalux controla em tempo real todas as operações do armazém. Mantendo tudo sob controle, o tempo e o espaço são gerenciados com muita eficiência. Este software, Easy WMS, nos permitiu eliminar erros, como rastreabilidade. A partir de agora, esse tipo de falha nunca ocorrerá porque o software garante que isso não ocorra.

Esse centro logístico resolve muitas das restrições levantadas na época pelos Laboratorios Maverick em termos de capacidade, fluxos de paletes e várias referências.

Atualmente, esta empresa está equipada com a mais avançada tecnologia em suas instalações, para atender às mais altas exigências de qualidade e serviço.