A Mecalux instalou para o Grupo Familia um armazém sem interromper em momento algum a atividade produtiva e logística do centro

Grupo Familia, Tecnologia e Confiança

A Mecalux instalou para o Grupo Familia um armazém sem interromper em momento algum a atividade produtiva e logística do centro

Transcrição vídeo

No município de Cajicà (Colômbia) encontramos um dos centros logísticos do Grupo Familia, empresa dedicada a soluções em cuidado, higiene pessoal e limpeza através de suas sete marcas implantadas na América do Sul e no Caribe.

A Mecalux, no ano de 2012, construiu e instalou para o Grupo Familia um primeiro armazém com três transelevadores bicoluna.

Alguns anos depois, e sem interromper em momento algum a atividade produtiva e logística do centro, foi construída a segunda parte do armazém: três transelevadores adicionais que proporcionaram uma capacidade total ao projeto de 19.000 paletes.

DIEGO LUIS SALDARRIAGA - GERENTE DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA
Escolhemos a Mecalux para fornecer nossa solução justamente pela confiança que nos ofereceu. Visitamos muitas instalações, falamos com vários fornecedores e, no final, optamos por um fornecedor que conta com múltiplos aplicativos e instalações em âmbito mundial, o que nos proporcionou a confiança necessária para empreender um projeto de tais dimensões na Colômbia.

 

A estrutura autoportante da primeira fase mede 31 metros de altura e tem 100 metros de comprimento. A estrutura da segunda fase conta com 34 metros de altura e 115 metros de comprimento.

Esta ampliação teve que ser realizada com o armazém em pleno funcionamento, uma vez que os 7.400 paletes com os quais contavam nesse momento não podiam ficar parados.

O resultado foi uma melhora notável tanto na logística diária quanto na produtividade da instalação.

JOSÉ YMHOTEP ROA - DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO LOGÍSTICO
O desafio mais importante era garantir que a instalação atual não fosse afetada durante o desenvolvimento da instalação.

 

Atualmente o armazém do Grupo Familia possui uma capacidade para armazenar 19.000 paletes e um fluxo de 140 ciclos combinados por hora.

Ao tratar-se de produtos altamente inflamáveis, a Mecalux dotou a instalação com um sistema completo contra incêndios. A totalidade dos sprinklers instalados são capazes de liberar 36.000 litros por minuto.

A entrada dos paletes com produto acabado, provenientes da fábrica situada no galpão anexo ao armazém, é realizada através de empilhadeiras. Na outra extremidade há outra entrada adicional.

Ambas as entradas dispõem de controles de peso e gabarito para validar o estado correto dos paletes que entram no armazém.

Ao tratar-se de cargas que ultrapassam a medida do próprio palete foi necessário considerar seu tamanho para serem paletizadas e armazenadas.

Graças aos transportadores da Mecalux os paletes são deslocados pela cabeceira até sua entrada automática no armazém.

Seu armazenamento ocorre através do sistema FIFO (first in, first out), que garante uma constante renovação do estoque, assim como a rastreabilidade de todas e cada uma das mercadorias expedidas.

O controle do estoque do armazém é efetuado através do sistema Easy WMS da Mecalux, conectado ao ERP do armazém.

JOSÉ YMHOTEP ROA - DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO LOGÍSTICO
O Easy WMS nos permite manter um controle total do estoque oferecendo uma resposta rápida aos nossos clientes.

 

As saídas de mercadoria são realizadas ao longo de um transportador que percorre a parte lateral do armazém. Estas dispõem de elevadores hidráulicos que permitem que os paletes possam ser recolhidos a uma cota 0.

Operadores com transpaleteiras motorizados conduzem a mercadoria até a área de expedição, onde é carregada na doca e no caminhão correspondente.

DIEGO LUIS SALDARRIAGA - DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO LOGÍSTICO
Este projeto de automatização nos ofereceu múltiplos benefícios. Decidimos efetuar a ampliação de nosso centro de distribuição basicamente para cumprir nossa missão, que é garantir que nossos produtos estejam sempre disponíveis nos estabelecimentos de venda para garantir um crescimento sustentável.

 

Este projeto desenvolvido na Colômbia é fruto da colaboração e da confiança que ao longo destes anos o Grupo Familia depositou na Mecalux.

Ver transcrição completa

Ocultar transcrição